terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Instrumentos de Gestão Territorial e Sustentabilidade Ambiental


"Seminário Gestão Ambiental





O Cine-Teatro Sousa Telles, em Ourique, vai receber no próximo dia 26 de Janeiro o seminário Instrumentos de Gestão Territorial e Sustentabilidade Ambiental.



Os workshops que compõem o seminário assumem especial relevância tendo em conta os novos regimes de Instrumentos de Gestão Territorial, as alterações ao regime da REN (Reserva Ecológica Nacional) e RAN (Reserva Agrícola Nacional), os novos regimes de contratos, a alteração ao Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e do Licenciamento Ambiental.



Esta iniciativa é uma parceria da Environmental Governance Advisors, da CSCG e da Câmara Municipal de Ourique.



As inscrições estão abertas até dia 22 de Janeiro, através dos contactos 286 510 035 e gico@cmourique.pt.



A disponibilidade de lugares está sujeita a confirmação até dia 22 de Janeiro. "



 
É de louvar a iniciativa da Câmara Municipal de Ourique na promoção deste seminário, ao qual assisti, e pelo seu conteúdo, se traduziu numa mais valia relevante após as recentes alterações legislativas verificadas em matérias relacionadas com o ambiente biodiversidade e ordenamento territorial.
 
Estranhei não ter encontrado algumas pessoas aqui deste burgo, que muito teriam a aprender.
 
Apenas encontrei um aspecto caricato nesta iniciativa. Um dos oradores, se não o mais importante, no quadro da entidade particular promotora, foi Luís Nobre Guedes, ex-Ministro do Ambiente de Pedro Santana Lopes, que ficou muito mais famoso do que já era devido à questão dos sobreiros arrancados para dar lugar a um campo de golfe e por ter construído uma bela casa bem no meio do Parque da Arrábida.
 
Enfim, o homem lá terá umas luzes acerca da legislação ambiental, ou de como a bem contornar.
 
Digo eu...

3 comentários:

  1. Tratou-se de uma promoção empresarial disfarçada de seminário com o patrocinio da CMO. Não sei como o Pedro do Carmo foi na cantiga do Nobre Guedes e seus comparsas. É o Nobre Guedes a ver se engana alguns autarcas com esta ideia maravilhosa de vender "parcerias publico-privadas" que por agora não custam nada mas daqui a alguns anos passam a empenhar os cofres autárquicos. E como? Passando a sua sociedade de advogados de nomes finos e a sua parceira empresa de estudos a fazer os pareceres em vez dos técnicos das câmaras. E assim aranja-se uma forma de importar o dinheirinho dos contribuintes da provincia para a capital. É capital.

    ResponderEliminar
  2. Lembras-te do 7ª arte! Vamos todos pedir ao sr. Presidente que nos devolva o 7ª Arte!

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Presidente está a tratar disso

    João Nuno Sequeira

    ResponderEliminar