terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tenho cá andado a pensar: e se....


Tenho cá andado a a cogitar qual será a atitude do não vencedor destas eleições autárquicas.
Como é óbvio, e sem desprimor para o candidato do PSD/CDS, em Castro Verde as eleições autárquicas são discutidas entre duas forças políticas, CDU e PS, e dois candidatos a presidente do órgão Câmara Municipal, Francisco Duarte e José Guerreiro.
O que me tem criado alguma dúvida é saber se o candidato do Partido Socialista vai assumir o lugar de vereador no caso de a CDU vencer, como espero e desejo.
Tal dúvida não se me coloca relativamente a Francisco Duarte dado ter assumido integralmente o lugar de vereador da oposição na Câmara Municipal de Odemira quando o PS venceu as eleições de 2001.
Claro que, em minha opinião, seja qual for o resultado, o cabeça-de-lista que não vencer deverá ocupar o lugar para que foi eleito, respeitando o compromisso com o eleitorado que em si depositou a confiança expressa no voto.
Só assim, quem não ocupar a posição executiva, poderá colaborar com a força vencedora na prossecussão do bem concelhio, através da apresentação de propostas e alternativas, designadamente aquelas com que se apresentou ao eleitorado.
Assim deve ser, para dar cumprimento ao espírito democrático, mesmo que burguês, que dá fundamento ao acto eleitoral de dia 11.

6 comentários:

  1. Quem os ouve, neste caso, quem os lê, até parece que transpiram moralidade e que são fontes de exemplo a seguir. Gostaria, assim, que dessem a vossa douta opinião acerca da utilização, na campanha da CDU de um Mercedes do Estado português, pago por todos nós, pelo antigo presidente da CMCV agora na CCDR. Se fossem outros que não tinham já proferido.
    Outro assunto, que dizer do actual vereador da CMCV visitar as obras da Câmara em curso e os respectivos trabalhadores com um carro equipado com a propaganda da CDU. Faça-o se quiser com um carro da autarfquia, em pleno serviço.
    Ora digam lá da vossa isenção e moralidade.

    ResponderEliminar
  2. Nesta democracia falida e viciada tudo é permitido. Não deveriam poder ser candidatos aos órgãos autárquicos quem é detentor de cargos nas autarquias principalmente os exercidos pelo do candidato Duarte. Que fineza ficar na oposição então ele ocupa um lugar chave nos quadros da Câmara. E os presidentes de freguesia como o M.Santos que ocupam lugares que subtrairam a outros trabalhadores e nunca aparecem ao serviço, são presidentes de junta a tempo inteiro. Tá mal!

    ResponderEliminar
  3. Acho que anda um bocado equivocado.

    Primeiro não deilições de moral a ninguém. Apenas emiti a minha opinião acrca e um assunto que, até sem o saber no momento em que o coloquei, está nas primeiras páginas dos jornais.

    Segundo, e aqui acho que a sua ansia de encontrar por onde pegar, levou aque proferisse atoardas desnecessárias por serem pura mentira. O carro que o antigo presidente usa não é propriedade do estado, é propriedade privada, sua(dele).

    Em terceiro lugar, o actual Presidente está em campanha, no gozo dos seus legais direitos, e se acompanha o evoluir dos assuntos camarários apenas está ademonstrar o seu zelo. Provavelmente se o não fizesse estaria aqui o anónimo a zurrar pelo facto.

    Portanto, e quanto a moraliade estamos conversados. Creio que um pedido de desculpas não lhe ficaria mal, mesmo atendendo a notória falta de inteligência e honestidade demonstrada.

    ResponderEliminar
  4. Para o segundo iluminado

    Ao fim de dezenas de anos o Partido Socialista aprovou uma lei que acabou com o anacronismo que impedia que um funcionário municipal se pudesse candidatar aos órgãos do município onde trabalha.
    Agora vêm picar por isso.
    Só para recordar, o Arq. Duarte foi vereador na oposição na Câmara de Odemira, tendo cumprido integralmente o seu mandato.

    ResponderEliminar
  5. Não só apoiante da CDU, mas acho que mais vale votar CDU que PS, pelo menos a CDU já governa em castro á algum tempo e tem feito um trabalho razoável, agora o PS são criticas atrás de criticas, e as suas propostas não trazem nada de novo para o concelho. Só se for os Jacarés para a actual rotunda das ovelhas.

    ResponderEliminar