segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sentimentos Contraditórios


Este é um daqueles momentos em que escrevo dominado por sentimentos contraditórios.
Se, por um lado, sinto uma enorme alegria pela vitória da CDU/PCP-PEV e a eleição da equipa de Francisco Duarte, mesmo com a perda de um mandato, não posso sentir uma enorme tristeza pelos resultados obtidos a nível nacional pelo meu partido e pela CDU.
Uma breve análise dos resultados.
Resultados Nacionais
O PS deu um golpe de rins e conseguiu fazer crescer o seu eleitorado autárquico, com a conquista de diversos municípios ao PSD.
No entanto, e o nosso sistema eleitoral e a divisão administrativa são férteis nestas situações, o PSD consegue manter a sua posição de partido autárquico a nível nacional,mesmo que o seu eleitorado tenha menos cerca de 500.000 votos que o PS. Trata-se, e apenas por esse motivo, uma vitória sem grande alegria para o PS.
Estes resultados constituem em si mesmos mais uma machadada na liderança social-democrata, que consegue averbar duas derrotas significativas em apenas duas semanas, tendo desbaratado o capital eleitoral aglomerado nas europeias.
Contrariamente à posição oficial do meu partido, considero que o PCP e a CDU sofreram um desaire eleitoral, apenas mitigado pela manutenção de alguns municípios em risco.
A CDU/PCP-PEV passou de 10,97% em 2005 para 9,79% em 2009, em consequência da perda de cerca de 50.000 votantes do seu eleitorado autárquico, e que se materializa na perda de 4 municípios.
É de facto um revés assinalável e que impõe uma aprofundada reflexão por parte dos responsáveis.
Resultados distritais
Ao nível distrital, a CDU/PCP-PEV perde dois municípios emblemáticos, Aljustrel e Beja, um pelas suas tradições de luta e outro por ser a capital de distrito, a única que nunca tinha sido de outra cor política, o que não deixam estes aspectos de constituir meros factores de importância limitada ao seu carácter simbólico.
Conquistou o município de Alvito, anteriormente liderado por um grupo de cidadãos independentes.
O PS cresceu a nível de mandatos e de votos ( cerca de mais 4.200 votos e 6 mandatos municipais) e a CDU cresceu em votos (900 votos, e menos um mandato municipal).
De salientar ainda a frustração das expectativas existentes para os concelhos de Cuba e Mértola, nos quais a CDU ficou a número infímo de votos para as conquistar ao PS.
Resultados concelhios
O PS em Castro Verde ficou áquem do que se propôs, conquistar o município e o máximo de freguesias possível.
Cresceu em votos, relativamente a 2005, mais 608 votos, e mais 1 mandato municipal, passando a ocupar dois lugares na Câmara.
Por seu lado, a CDU/PCP-PEV, cresceu, mais 242 votos, o que não foi suficiente para manter a anterior correlação de forças dentro do órgão, com a perda de 1 mandato.
De salientar as vitórias dilatadas nas freguesias de Entradas e Santa Bárbara de Padrões, com diferenças substanciais entre CDU e PS. A CDU obteve cerca de 58% em Entradas e 75% em Santa Bárbara de Padrões.
Assim, e apesar de manifestar toda a minha solidariedade pessoal e política aos meus camaradas de Beja e Aljustrel, não posso deixar de festejar efusivamente esta vitória importantíssima em e de Castro Verde, terra que eu escolhi para ser a minha, porque ninguém escolhe onde nasce mas pode fazê-lo para viver.
Creio ter analisado sucintamente os resultados, de uma forma objectiva, no sentido de não escamotear a realidade dos factos e a necessidade premente e urgente de analisar criticamente as derrotas, os desaires e as vitórias.

2 comentários:

  1. Partidarismos políticos à parte no caso particular de Beja acho que o Dr. Pulido Valente mereceu ganhar as eleições não por mérito próprio mas por demérito do Dr. Francisco Santos e havendo ou não um "conluio" entre o P.S. e o P.S.D. não sei se a frase proferida pelo ex-autarca de Beja que o Dr. Pulido Valente tinha sido "um reles funcionário da Câmara Municipal de Beja"não teria pesado na decisão de uma parte do eleitorado do concelho de Beja, a favor P.S.

    José Mestre - Entradas

    ResponderEliminar
  2. pois como é do conhecimento em geral o sr presidente da camarã de mértola rejeitou 3 fregusias do concelho de mértola as que forom ganhas pela cdu pois agora terão que ser destribuidas pelos concelhos vizinhos se nos querem arreceberem 2 para castro 1 almodovar. se tiverem duvidas vejom no blogue do sr presidente que ele explica lá tudo muito bem ...MAIS UM QUE VAI PARA CASTRO EU OBRIGADO

    ResponderEliminar