segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mário Crespo vs Maria José Morgado

Mário Crespo convidou, para a sua entrevista desta noite, a procuradora Maria José Morgado.

Foi uma entrevista interessante.

Se se reparar bem, estiveram frente a frente, dois inquiridores natos, com larga experiência cada um na sua área, obviamente, mas ambos com méritos reconhecidos.


Mais uma vez, Mário Crespo me surpreendeu pela positiva, pela demonstração da sagacidade com que colocou as questões.

Maria José Morgado manteve-me o alento em certos e determinados sectores da Justiça, apontando claramente o garantismo excessivo do nosso sistema penal para a dilação excessiva e para o eterno arrastar dos processos mais complicados.

Mas vá lá alguém dizer que está errada a opção de condenar apenas e só quando estiverem afastadas todas as dúvidas acerca da culpabilidade do arguido, mesmo que isso signifique anos a fio sem uma decisão definitiva.

Voltando à componente subjectiva da entrevista, ou seja, aos entrevistadores, apenas para dizer isto: Mário Crespo é um jornalista e entrevistador experiente que mostrou hoje as dificuldades que se colocam na entrevista de quem leva a sua vida fazendo perguntas que exigem respostas inconfessáveis, alguém que está habituada a inquirir os mais inqualificáveis meliantes da praça, capazes de atribuir as culpas dos seus actos de ontem à bisavó falecida há mais de quarenta anos.

Mário Crespo viu-se perante uma entrevistada esfíngica, que apenas libertou o que queria libertar, o que tornou o sumo da conversa não muito abundante, mas muito mais saboroso pela manha necessária para o retirar.

1 comentário:

  1. Os compassos de espera a dar as respostas ás sagazes perguntas deram afinal para perceber muita coisa.
    São os pobres que são julgados mais rápidamente, eas prisões acabam por estar cheias de pilha galinhas.
    A versão do poeta António Aleixo , continua actual;
    Rouba muito que de resto
    Terás um bom advogado
    Que prova que és mais honesto
    Que própriamente o roubado

    ResponderEliminar