domingo, 11 de janeiro de 2009

As Autarquias Locais Não São Responsáveis Por Tudo.

Porque é importante ter consciência de "pequenos" pormenores não despiciendos



Do nosso amigo e companheiro beloquista J.L. Guerreiro, transcreve-se, com a devida vénia, o post publicado no seu Alvitrando in http://alvitrando.blogs.sapo.pt/









"As autarquias locais não são responsáveis por tudo
À medida que se aproximam as eleições autárquicas aumentam as críticas às autarquias locais, a quem são imputadas as responsabilidades de todos os males que afectam os territórios e as populações.
Naturalmente que elas são responsáveis por alguns desses males mas não por todos. Por alguns, talvez aqueles que mais afectam directamente as pessoas – saúde, educação, assistência social, emprego, etc. - , os responsáveis são, principalmente, o governo e as suas políticas.
Importa lembrar que a definição de prioridades de investimentos dos seus planos de actividades são muito influenciadas pela possibilidade de obter financiamentos quer do Estado quer da União Europeia.
Não ter estas situações em conta dificulta a análise crítica que, se é sempre necessária, mais necessária se torna num ano em que se realizam eleições para o Parlamento Europeu, Assembleia da República e Autarquias Locais. "

5 comentários:

  1. É obvio que as Autarquias não serão responsáveis por tudo, mas as autarquias têm por definição legal a responsabilidade de intervir em todas as àreas que afectem os interesses das suas populações, prevendo-se e recomendando-se uma actuação cada vez mais próxima e uma articulação cada vez mais eficaz entre os vários orgãos autárquicos, as diversas instituições de âmbito particular e os organismos públicos que trabalham no domínio da acção social principalmente no mesmo território.O seu fim último deverá ser " a promoção da qualidade de vida dos seus municípes".Tudo o resto são desculpas de meia tijela.

    ResponderEliminar
  2. Que as autarquias não são culpadas de tudo é um facto, agora que o governo não tem culpa das más opções dos autarcas é outro facto, ou seja, quem tem culpa do fraco investimento nas infraestruturas de apoio social, cultural e desportivo, por exemplo, nos concelhos? Que culpa têm os governos que as autarquias apliquem milhares de Euros em festas onde cantores pimbas levam balúrdios e deixam a alienação? Que culpa têm os governos que se atribuam milhares de Euros a clubes de futebol que por sua vez investem o grosso da coluna em jogadores de futebol importados e niglenciem o futebol juvenil? Deixo para reflexão.

    ResponderEliminar
  3. Registo com satisfação a trnscrição deste meu alvitre.
    Os comentários acima são pertinentes mas, salvo melhor opinião, não põem em causa o alvitre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Castro, passei para te deixar um grande abraço desde Rio de Janeiro, e votos de um lindo fim de semana.
    Agora quanto ao seu post, gostaria de te dizer que a situação aqui é bem pior. Principalmente no caso dos que precisam delas .
    Um grande abraço para voce!!!
    Ray

    ResponderEliminar