segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Manipulação Informativa

"Autárquicas: PCP discutiu candidatura em Castro Verde
Militantes e simpatizantes do PCP de Castro Verde estiveram reunidos na última sexta-feira, 16, para fazer uma primeira abordagem às eleições autárquicas deste ano e, também, o balanço do trabalho feito no actual mandato.Em declarações à Rádio Castrense, a porta-voz da reunião, Manuela Florêncio, revelou que foi “um encontro muito participativo, face aos convites feitos”, garantindo que quanto à escolha de candidatos o PCP “tem os seus timings, que não são o dos outros partidos”.Acrescenta Manuela Florêncio que foi decidido criar uma Comissão Concelhia no âmbito da CDU, assim como “foram definidas algumas linhas programáticas” e a aposta num “trabalho de base, ouvindo as pessoas”.O PCP de Castro Verde voltará a reunir no próximo mês de Fevereiro.
19/01/2009 - 08h30"



Comentário


Este comentário é uma iniciativa pessoal e não reflecte de forma alguma qualquer tomada de posição oficial ou oficiosa por parte da CDU/PCP-PEV -Coligação Democrática Unitária.

Esta foi a notícia da Rádio Castrense, reproduzida, nos mesmos termos, pelos blogs mais próximos da candidatura Por Castro.


Trata-se de uma tentativa de manipulação da informação, e de eliminação de um dos pontos mais fracos da candidatura do Partido Socialista.

A candidatura Por Castro aceita ser a candidatura do Partido Socialista, aceita o seu símbolo, mas não aceita ser a face do poder socialista ao nível autárquico.

É apresentada como uma candidatura do Partido Socialista, mas recusa qualquer ligação ao PS e à luta político partidária.

Pergunta: nas eleições europeias e legislativas vão fazer campanha pelo PS? Não sabemos nem teremos nenhuma resposta oficial acerca do assunto. Mas o seu símbolo andará na propaganda de apoio às listas do Partido Socialista e nas caravanas de apoio a Sócrates, e, as bandeiras que sobrarem, serão empunhadas pelos seus apoiantes em Castro Verde na campanha autárquica.

Há manipulação por tentarem dizer que a candidatura da CDU/PCP-PEV faz a mesma coisa relativamente ao PCP. É mentira.
O PCP celebra uma coligação com um pequeno partido e com um movimento de independentes, a maioria oriundos do extinto MDP/CDE, e deixa a porta aberta a que outros independentes se juntem num objectivo comum de lutar por um programa autárquico que melhor se adeqúe a cada concelho e a cada freguesia.

O nome do PCP está no nome da coligação, não é renegado nem renunciado enquanto força política, e nenhum dos seus apoiantes afirma não se encontrar no cerne da luta político-partidária.

São, quer queiram, quer não queiram, coisas diferentes, e tentar reduzir a CDU/PCP-PEV ao PCP é uma atitude maniqueísta reprovável.

Pessoalmente, até sou insuspeito acerca deste assunto, por defender o papel do PCP dentro da coligação, mas daí até retirar ou minorar a participação de centenas de pessoas independentes na CDU/PCP-PEV, é, acima de tudo abusivo.

A Rádio Castrense ao noticiar o encontro de dia 16 de Janeiro desta forma mostra de forma clara que a isenção noticiosa não é o seu objectivo, nem a ética jornalística um valor relevante a preservar, até porque vem demonstrar a sua total ausência na prática noticiosa da estação.

Assumiu-se a Rádio Castrense, desta forma, como apoiante e órgão oficial da campanha autárquica do Partido Socialista em Castro Verde, sendo, portanto, bastante natural que mantenha em antena até às eleições o programa Património, conduzido pelo cabeça-de-lista da candidatura Por Castro.

A ver vamos.

5 comentários:

  1. Como é que consegues escrever tanta asneira.

    Alguém foi nomeado porta voz, ou não?

    Está na hora da renovação ainda não acordaste para a nova era?

    Tens responsabilidade e conhecimento para ajudares o partido!

    Ajuda a unir não a partir para destruir.

    ResponderEliminar
  2. Em amtéria de asneiras nunca poderei ser tão profíquo como tu!

    Prova disso é este comentário lamentável e cretino, que não apago para não ser acusado de censura.

    Quem está a dividir?
    Quem está a partir?
    Quem não quer renovar?

    O facto de existir alguém nomeado como porta-voz nunca me impedirá de manifestar a minha opinião pessoal.

    ResponderEliminar
  3. SE houvesse aqui em Castro Verde uma militância activa quer do Partido Socialista , quer do Partido Comunista, as questões super pertinentes levantadas pelo João Nuno Sequeira levariam seguramente a discussões profundas e clarificadoras dentro dessas organizações.
    Que não se faça aqui a leitura que eu concordo ou discordo da análise do JNS, mas uma coisa para mim é mais que certa; o nível intelectual do JNS está num patamar, que por vezes eu considero acima da compreensão de algumas das aves raras da nossa ZPE.

    ResponderEliminar
  4. nem vale a pena comentar a atitude da actual direcção informativa da Radio Castrense. A isenção à muito que não é apanágio da informação em portugal e alguns (leia-se bem alguns) profissionais (ou pseudo) da comunicação social perfilam-se sempre na linha da frente... do futuro que há-de vir.

    ResponderEliminar
  5. Não esperem outra coisa dos socialitas a não ser atitudes maquiavélicas para tentarem chegar ao poder. Em Mértola até conseguiram "inventar" um fax do STAPE no dia das eleições para influenciar o voto dos eleitores na gabine de voto.

    Têm estratagemas para tudo. E depois de lá estarem no poder começa a corrupção que se vê em Mértola e que a PJ deveria investigar depois de sair da Câmara de Odemira. É que o senhor Pulido Valente comprou um lote de terreno da CMM para construção quando estava impedido de o fazer por ser Presidente da CMM, venderam-se lotes de terreno da CMM sem ter as infraestruturas básicas, etc, etc...

    ResponderEliminar