quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sócrates, O Menino Prodígio



Sócrates, o menino prodígioFenómeno



José Sócrates acompanhou com três anos de idade as presidenciais norte-americanasBebés assim só em Vilar de MaçadaAs palavras são do primeiro-ministro José Sócrates na extensa entrevista que concedeu no último fim-de-semana: "Sou, digamos assim, da geração Kennedy. Essa eleição representou já um momento histórico. Lembro-me do debate que houve na América quando, pela primeira vez, um católico se candidatou a presidente. O próprio Kennedy teve de vincar bem que nunca receberia ordens do Papa enquanto presidente dos EUA. Lembro-me bem do que isso significou."


Nos meios socialistas e não só estas palavras causaram espanto ou perplexidade. O caso não é para menos: se a biografia oficial está correcta, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa nasceu no dia 6 de Setembro de 1957 em Vilar de Maçada, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. E John F. Kennedy foi eleito presidente dos EUA em Novembro de 1960, com uma vantagem de 112 881 votos sobre o republicano Richard Nixon. Isto é, nesse tempo José Sócrates tinha três anos de idade.


Perante estes factos, há quem entenda que o primeiro-minitro é um sobredotado. Mas há quem tenha outra explicação para este facto extraordinário. A certidão de nascimento pode ter sido adulterada por alguém ou o registo ter sido feito mais tarde e Sócrates ser mais velho do que pensa.


António Ribeiro Ferreira
Sagher perguinta se isto é ser Pinóquio ou mentiroso compulsivo.
Eu digo que ao pé deste artista o pinóquio só tem que meter o ... narizito no saco.

3 comentários:

  1. Não é possivel uma pessoa invocar que se lembra do que se passou, tendo por base o que leu, na História, sobre a matéria em causa?
    Não estou afirmando, apenas me interrogo se não é possivel aos olhos das nossas notas a Português, fazer essa leitura?
    Aqui ao nível local, quantas mentiras têm sido ditas para continuar a merecer o voto do povo?
    Infelizmente, parece, que é mais que verdade, que quem falar verdade nunca ganhará eleições. Eu não estou de acordo que assim seja, e sou dos que luto para que a verdade chegue ás pessoas, mas cada vez estou mais convencido, que esse meu comportamento não me leva a lado nenhum, para além de estar de bem com a minha consciência.

    ResponderEliminar
  2. Mad

    O Primeiro Ministro não disse que leu, nem relembrou um facto histórico como a circu-navegação de Magalhães. Disse que se Lembrava do que tal facto concretohavia significado, como se tivesse vivido momento.
    Portanto acho que não está a fazera leitura certa.

    Quanto às mentiras, creio que já começa a estar na altura de começar a analisar as coisas em abstracto, sem ter por única referência a realidade acstrense.

    É que apesar de todas as críticas que possam ser feitas a quem esteve no poder em Castro Verde, arealidade no Concelho, em termos de qualidade de vida é muito superior à da generalidade dos concelhos rurais do país, e mesmo de algumas cidades, o que não quer dizer que tudo esteja bem, nem num sítio nem noutro.

    Por outros lado Caeiros não foi eleito com a promessa de criar postos de trabalho, até porque não é competência autárquica. José Sócrates fê-lo e não cumpriu.

    ResponderEliminar
  3. Apesar da qualidade de vida constantemente invocada como vantagem comparativa, até apetece perguntar como é que num concelho assim uma das prioridades do Plano de Desnvolvimento Social é precisamente o combate ao insucesso e abandono escolar?
    Será a culpa dos professores?
    Tenho a certeza que não é!
    Será bom augúrio para o futuro?
    Tenho a certeza que o exclusivo da culpa também não é da autarquia!
    Também tenho a certeza que o exclusivo, da invocada qualidade de vida, também não é da autarquia!
    Recursos per-cápita deste concelho?
    TEnho a certeza que não há comparações que resistam!...
    Quanto a generalizações, já existem demasiadas pessoas a fazê-lo. Logo, penso que há lugar para a minha especificidade, na forma de abordar os temas! ... ...

    ResponderEliminar