sexta-feira, 4 de julho de 2008

Soldado de Castro Verde Trasladado ao fim de 35 anos

As cerimónias fúnebres de três portugueses mortos há 35 anos em combate junto a Guidaje, no norte da Guiné-Bissau, estão marcadas para o próximo dia 26 na Capela dos Jerónimos, em Lisboa.

A transladação para Portugal dos restos dos três soldados vem culminar um esforço iniciado há dois anos pela Liga dos Combatentes com o apoio da União de Pára-quedistas Portugueses, e dando sequência ao desejo manifestado pelas famílias de recuperar os restos dos três militares.


Os restos dos três soldados pára-quedistas tinham sido sepultados, juntamente com os de outros sete militares caídos na batalha de Guidaje, em Maio de 1973, junto ao antigo quartel português naquela localidade.

Os três militares, soldados da Companhia pára-quedista 121, foram mortos no dia 23 de Maio de 1973 quando foram vítimas de uma emboscada montada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) junto a Guidaje.

O processo de recuperação dos restos dos militares portugueses caídos em Guidaje vai prosseguir, estando ainda em curso o processos de exames laboratoriais com vista à identificação definitiva dos restos de outros soldados sepultados em Guidage.

Os três militares caídos há 35 anos anos na Guiné-Bissau serão então alvo de uma derradeira homenagem militar sendo depois entregues às famílias para serem definitivamente sepultados nos cemitérios das localidades onde residiam, respectivamente em Castro Verde, Caxinas (Vila do Conde) e Cantanhede.


O Soldado Paraquedista António das Neves Vitoriano era natural de Castro Verde.

1 comentário:

  1. JNS sabe se está prevista alguma cerimónia em Castro Verde?

    ResponderEliminar