segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Despedida de Fernando Caeiros

Por uma ou duas vezes, participantes neste blog perguntaram se a saída de Fernando Caeiros, definitiva ou não, da Câmara de Castro Verde, ao fim de 31 anos de exercício do poder, desta forma tão apagada, não seria desprimorosa, para o próprio e para o cargo que desempenhou.
Eu, na minha modesta e insignificante opinião, o que tenho respondido é que, em termos oficiais, não costuma haver nenhuma cerimónia especial, mas que nada impedia os seus apoiantes de o fazerem, e como tal, essa decisão estaria nas suas mãos.
Apenas sugiro, faça-se ou não cerimónia, ou festa, ou lá o que for, é que o homenageado aproveite para se redimir e pedir públicas desculpas a todos os funcionários, colaboradores políticos, eleitos e não eleitos, pelo mal que lhes causou ao longo do seu longo mandato. E entre os ofendidos estão os traídos, os desconsiderados, os desapoiados, os acusados pelas calinadas que o eleito cometeu, os dispensados, os abusados, os preteridos, etc., etc.
É que já vai sendo tempo de deixar cair a máscara de bonomia que usou para construir a imagem que tem junto dos eleitores, e mostrar a imagem real de intolerante, autoritário, controlador, manipulador, irascível e macambúzio que quem trabalha e com ele trabalhou tão bem lhe conhecem.
Infelizmente deixou quem lhe suceda nessas qualidades, apesar de muito mais novo e de uma geração diferente.
Aproveite para fazer uma pausa nesta peça de teatro.

18 comentários:

  1. Não ponho em causa a "a imagem real de intolerante, autoritário, controlador, manipulador, irascível e macambúzio que quem trabalha e com ele trabalhou tão bem lhe conhecem." No entanto, deixo também uma pergunta: será que não tem de ser assim para manter um mínimo de autoridade dentro da Câmara Municipal? É que, sabendo como são enormes os egos das pessoas cá do burgo, quer-me cá parecer que, não havendo alguém com autoridade e sentido de responsabilidade aquilo era, na generalidade, uma grande "rebaldaria" com cada um a empurrar o trabalho para o parceiro do lado achando-se superior a ele tal é a soberba e a arrogância que caracteriza a generalidade das pessoas de Castro Verde. Posso estar enganado e só com outra pessoa, com outro estilo, à frente da Autarquia se podem fazer comparações e tirar conclusões! Veremos ...

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    Mesmo que essa seja a justificação, deveria apresentá-la publicamente.

    No entanto, isso não justifica as jogadas de bastidores, seja ao nível do funcionamento dos serviços, seja ao nível político, ele tem mais que motivos para pedir desculpas.

    A quem? Ele, melhor que ninguém, saberá.

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma perguninha muito simples. Será que não iremos ver escrita nas paredes do edifício da Câmara Municipal de Castro Verde a frase : " Volta Caeiros! Estás perdoado!"?!

    ResponderEliminar
  4. Há perguntas a que apenas o futuro poderá dar resposta.

    O problema é saber se o futuro estará assim tão distante.

    No entanto lanço uma pergunta: será mé rito dos que vão ou demérito dos que ficam.

    Nada melhor para lançar o dealento que criar a ilusão do, depois de mim, o dilúvio.

    Não cortem é as pernas a quem fica, e dêem-lhe margem para mostrar o que vale e ao que vem.

    Não nos podemos esquecer de uma coisa: quem escolheu Duarte para suceder a Caeiros foi ...Caeiros, e acho que muito poucos conhecem Duarte como Caeiros.

    Não são os seus apoiantes que afirmam que o homem sabe SEMPRE o que faz?

    Eu estou à vontade, porque apesar da consideração que tenho por Duarte, até me manifestei publicamente contra a sua candidatura em segundo lugar na lista, por uma razão de estratégia política.

    Paguei por tal leviandade, e limpo as minhas mãos de qualquer responsabilidade nessa decisão.

    ResponderEliminar
  5. Eu cá por mim se fosse o dono deste blog pensava dua vezes.Já pensou sr.dr.se lhe acontesse o mesmo ao seu blog que aconteceu ao da Povoa de Varzim? Olhe que pode, e no seu caso toda a gente sabe quem é o dono,não sei não!...olhe quem o avisa!... da:Mourinhaencantada

    ResponderEliminar
  6. O ser humano não é perfeito... e como tal o Caeiros não o é, tem muitos defeitos mas também grandes virtudes e uma delas foi sem dúvida o que fez por esta terra... Ainda à bem poucos anos me fartei de ouvir o Dr.João a falar muito bem do Presidente Caeiros, até trabalhou junto dele... Depois zangam-se as comadres e as ofensas vêm para a praça...E já agora foi o Caeiros que escolheu o Francisco Duarte para o 2º lugar ou foi imposição do partido? Seja como for se fala que o Caeiros é manipulador autoritário, controlador, irascível e macambúzio... então nem sabe o que espera do senhor que se segue...

    ResponderEliminar
  7. Oh pessoal de Castro, aqui de Odemira mandamos um grande abraço e votos para que o vosso novo presidente, afinal sempre conseguiu, fique por aí durante largos e longos anos, que nós estamos muito bem aqui com o Camilo!

    ResponderEliminar
  8. Mourinha encantada

    Muito embora eu creia não ser preciso, a coisa funciona assim:

    Já sabe o meu nome, e deve saber onde moro.

    Pode entregar queixa no posto da GNR ou no Ministério Público, em Ourique.

    Pode, também intentar uma providência cautelar, para me calar de imediato.

    No entanto, caso escolha esta última opção, tem 30 dias para interpor o processo principal, que levará à minha condenação.

    Ah! Muito importante: Tem que ter interesse directo na causa, ou seja, neste caso, tem que ser ofendido.

    Se precisar de mais conselhos, contacte-me por e-mail que eu dou-lhos, à borla.

    Último comentário: até onde é que conseguirá continuar a surpreender-me com a sua cretinice?

    ResponderEliminar
  9. Caro Dr. João Sequeira
    A propósito de uma hipotética homenagem ao ex presidente Fernando Caeiros não lhe parece que uma homenagem "nesta altura da Campeonato" poderia ser interpretada como uma maneira subtil, elegante, de "depedir" definitivamente Fernando Caeiros da Câmara de Castro Verde, de lhe dizer subrepticiamente adeus para sempre?!

    ResponderEliminar
  10. Se eu percebi bem a mourinha encantada não vai à bola com o novo timoneiro. Porque será?
    O anónimo de Odemira parece respirar de alívio, por o nosso timoneiro se manter de lá afastado durante largos anos.
    Porque será?
    O que Castro Verde fez por Caeiros foi menor, do que Caeiros fez por Castro Verde?
    Há por aí muita gente a trabalhar, que com o 7º ano do liceu ou equivalente , apenas chegaram a chefes de secções. Já viu a diferença, que Castro Verde fez?

    ResponderEliminar
  11. Caro Trastagano

    Sabe que essa resposta tem de vir de quem a organizar, se o fizer, e de quem participar, se ela acontecer.

    Enfim, depende do espirito com que a coisa nasça.

    Por mim é indiferente. Apenas desejo que o Sr. Caeiros tenha muitos sucessos nas novas funções.

    ResponderEliminar
  12. Quem escolheu Duarte para n.º 2 foi Caeiros, e não o PCP a impor Duarte naquela posição.
    E escusam tentar dar a volta ao texto porque foi assim.
    Mais: O nº 2 podia ter sido Paulo Nascimento, que não foi pura e simplesmente porque não quis, pelas razões que bem entendeu, e o PCP até aceitava que assim fosse.
    Até eu, acusado que tentar afastar Paulo Nascimento, concordei com essa hipótese. O que não aceitei foi a chantagem de não querer ir em segundo, para ir em terceiro, correndo o risco de não ser eleito. O que disse nessa altura foi: um dia, quando Paulo Nascimento deixar de ser Vereador, continuaria a haver cultura em Castro Verde, diferente, por certo, mas continuaria a haver.
    Portanto, talvez já seja altura de não atirar as culpas, se culpas houverem, da escolha de Duarte para o lugar de Vice, para cima do PCP.

    Duarte tem um feitio difícil? Tem. Duarte é irascível?´É! Mas Duarte não faz o minímo esforço de passar mensagem em sentido contrário.

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos!

    Caeiros para cá Caeiros para lá. Factos são factos.

    O que era Castro antes de Caeiros?

    Que imagem tinha?

    Lembram-se?

    O facto é que mal ou bem este homem marcou as gentes de Castro.

    O facto é que este homem fez, realizou e quase sempre, sempre bem.

    O facto é que Castro é actualmente uma "marca registada."

    O Facto é que este homem sonhou. E ralizou.

    O facto é que ganhou todas as eleições.

    O facto é que se fica-se voltaria a ganhar.

    O facto é que agora é muito fácil dizer.

    Mas o facto que agora. O futuro é uma incógnita.

    Mas o facto é que a subestituição de Caeiros é uma tarefa. Agora difícil.

    Mas de facto não dizendo que é impossível. Digo só. A ver vamos...vamos a ver.

    Quanto à Moura Encantada, não será um travesti? Sim, porque esta coisa de ser Moura e Encantada tem porras!

    Querida Moura Encantada,

    Daqui deste Monte de peço o seguinte:

    Sendo tu uma Moura, sendo tu encantada, sendo ainda uma dama. E hoje havendo luar espero por ti.
    Mas Moura, podes vir hoje de charrete cor de rosa. Podes vir também de papoila na cabeça.

    Mas Moura Encantada, tu de facto és o fetiche deste Blog. Volta não volta pairas por aqui.
    Olha, eu que sou bruxo e vivo numa floresta, eu que também Mouro e que vivo nó céu te chamo daqui. Assim: Mouuurrra!Mouuurra!
    Mas como te chamo sempre, e nunca me ouves de facto és um encanto. Porque sabes...os bruxos desta floresta têem as letras. E como as letras fazem palavras. Mas e tu Moura Encantada?
    Falas Mourisco e às vezes Encantas os trigeirões.

    Cumprimentos

    Do teu bruxo

    ResponderEliminar
  14. Ah Aleixo como tu sabias dizê-las..."vós que lá do vosso império prometeis um Mundo novo... calai-vos que pode o povo querer um Mundo novo a sério..."

    ResponderEliminar
  15. Teu Bruxo? tá Bem!...Prometo mais conversa,mas tá na hora da janta. tenho Mouro a quem servir.Mas volto!... Da Mourinhaencantada.

    ResponderEliminar
  16. Gentil Trigueirão!..."Bruxo" Vindo eu de Chencir, e como o prometido é devido,"Palavra de Moura".aqui estou para lhe dizer que concordo com o que disse relativamente ha obra feita em Castro Verde,é verdade sim,Senhor, Sr.Bruxo,as pessoas infelismente tendem em esquecer depressa as coisa más e feias,assim como era Castro Verde,antes do Sr.Caeiros. Agora estamos no depois, e a tendência é para querer sempre mais e melhor,imagine essa gentinha a viver na terra de Chencir, onde só á ppdes.Quanto aos seus trocadilhos, sinceramente adorei,o seu espirito de humor,fez-me sorrir,mas não me chame de Travesti que me ofende. Sou moura sim senhor!...como diz que é bruxo e tem as letras, tente fazer-me a feitiçaria certa para me desencantar. Fica o aviso, vou parar pouco por aqui,vai ter que me encontrar.Não diz que é Bruxo?............. Da:Mourinhaencantada.

    ResponderEliminar
  17. Hó Mourinhaencantada, diz-me lá qual é a terrinha onde não há ppdes?
    Tens alguma coisa contra essa gentinha, que em regra geral anda sempre bem acompanhada, e tratam-nos sempre com boas maneiras?

    ResponderEliminar
  18. Cara Moura Encantada,


    Lamento ter-te feito travesti. Mas sabes, estas coisas são assim mesmo.
    Uns dias és, outros não. Mas Moura não te preocupes hoje só te vi passar e afinal és mesmo de um tipo de barba rija. Agora de mini saia é que nunca te esperaria encontar. (mas olha, a saia até te fica a matar!)
    Mas olha, Castro como muito bem o sabes é libral. Portanto não te apoquentes. Existe sempre um lugar para todos. E daqui lanço já esta grande iniciativa: Um busto em tua honra. O que achas?
    Bem, claro que teria que ser num local a preceito como por Ex: Uma rotunda.
    Estou-te mesmo a ver em cima de um boi mortelengo. Tu aos gritinhos, morena e de saia com folhos cor de rosa. Lenço com motivos campestres mas claro estavas devidamente depilada. Sim, as Mouras depilam-se. E claro nós todos aos gritos a apoiar-te e claro aos gritos de: Moura! Mourinha! E claro tu radiante. Sempre radiante! Mas Moura Encantada depois era levada em ombros por todos os Castrenses. Sim todos! Para a CMCV e aí então, todos te preguntariam o porquê deste teu fetiche? Mas Moura Encantada, não te apoquentes a malta sabe de tudo tudo. Mas claro como somos bons moços não contamos a ninguém. Juro! E vês como sou Bruxo? Vês? Mas Moura, tem paciência estes casos tratam-se. E aqui a malta até gosta muito muito de ti. Mas Moura! O Dr. Daniel Sampaio é meu amigo. Portanto já sabes, se precisares contacta-me. Entretanto podes sempre recorrer ao autor deste blog. Queiras ou não ele é homem para te ajudar nesta altura. Se tiveres dificuldade no contacto já sabes, liga ao Socrates. Ele sabe sempre tudo! E não sei se sabes mas o Lino tem uma irmã que é Psiquiatra. Quiça o Lino com aquele ar patusco não seja uma grande ajuda.
    Olha Moura Encantada, tem paciência porque a malta até te acha engraçada. Mas sabes, Castro é assim. libral. Portanto volta! Vem de saia ou lá como quiseres mas vem!

    ResponderEliminar