quinta-feira, 26 de junho de 2008

Política Local Castrense Está a Entrar em Ebulição


Pois é.


Imagino que desde há 32 anos não havia tamanho frenesim nas direcções concelhias dos partidos políticos em Castro Verde.


Enquanto o Partido Socialista aguça o dente ao segundo mais apetecido município do Baixo Alentejo, porque, obviamente, o principal é Beja, o Partido Social Democrata anseia por recuperar o peso eleitoral paulatinamente dissipado, e o Bloco de Esquerda lambe os lábios a olhar o filet mignon em que o lugar vago com a partida de Fernando Caeiros para o PORA se transformou.


Do outro lado, a CDU - PCP/PEV, cerra fileiras na defesa desta emblemática autarquia, um símbolo da sua resistência aos avanços dos outros partidos com implantação regional.


No entanto, um problema é transversal a todos eles.


Colocando de parte as respectivas competências profissionais, técnicas e políticas, nenhuma destas forças tem para propor, à partida, um candidato carismático, que prenda e aglutine votos de todos os quadrantes, com a propriedade com que Fernando Caeiros ganhou todos os seus mandatos.
Goste-se, ou não, dele; concorde-se, ou não, com ele; seja-se seu aliado ou seu adversário, há que aceitar essa realidade, em simultâneo com outra, que é a de que, não bastam as relações, as amizades, ou as boas graças para se obterem, consecutivamente, 9 resultados bastante acima dos 50% dos votos.

E esse é o motivo do aquecimento que se vai verificar na actividade das diversas concelhias.


Por um lado, PS e PSD vão-se esforçar por encontrar, rapidamente, uma figura de proa, a nível regional, que dê a cara e vá à luta na peleja autárquica que se aproxima.


O Bloco de Esquerda, aparentemente sem dificuldades na escolha do seu candidato, vai lutar, acima de tudo, pela sua afirmação como força autárquica a ter em conta no concelho e no distrito.


A CDU - PCP/PEV terá, eventualmente a mais árdua tarefa de todas as quatro forças candidatas: substituir Fernando Caeiros por alguém que transmita a tranquilidade na passagem de testemunho e na continuação da vida autárquica.


Não vai ser pêra doce para nenhuma das forças.


Pessoalmente, creio, e tenho a firme esperança de que a CDU - PCP/PEV irá ultrapassar as dificuldades e conseguirá encontrar um candidato à altura da situação.


Até porque, durante o próximo ano ir-se-ão realizar três actos eleitorais: Legislativas, Europeias e Locais, o que permitirá à máquina da CDU - PCP/PEV afinar-se para obter bons resultados.


Claro que ainda à factores a ter em consideração: Caeiros vai; e será que fica até ao fim? Caeiros vai; mas será que isso é impeditivo de se voltar a candidatar?


O futuro é, e será sempre, um enorme ponto de interrogação.

6 comentários:

  1. Não te esqueças dos independentes podem estar por ai em formação de uma lista de grandes figuras que dispensa o apoio partidario.

    Ser uma ave de rapina dá-me uma visão aérea da coisa.

    Andas pouco na rua!Joãozinho!

    ResponderEliminar
  2. Será?

    Agradeço que não me trate assim, por duas ordens de razões:

    Só quem eu quero é que o faz.

    Não sei quem vc é, não sei se o conheço, e não sei quero uma e outra coisa.

    Assim, para não ser mal educado, agradecia que respeitasse o meu pedido.

    ResponderEliminar
  3. Dr João não seja tão azedo e dogmático... tem que levar a vida com mais humor! A avederapina, voa por alto...e está a ver o mesmo que eu... Não acredita que estamos fartos da dança dos partidos? de alimentar os interesses individuais dos políticos que, muitos deles, nao fosse o lugar das "cadeiras" não tinham saído da cepa torta, os senhores aqui dos partidos terão medo de voltar a trabalhar? ... Vamos apostar nos ideais e nos valores humanizados, vamos acreditar numa lista de cidadãos... Já temos o Alvito como exemplo!

    ResponderEliminar
  4. Sem Fernando Caeiros na presidência da Câmara de Castro Verde,nada será como dantes. Obviamente, não haverá um segundo Fernando Caeiros

    ResponderEliminar
  5. Na minha modesta opinião diria que a acção politica implica trabalho e uma dinâmica de relações com as pessoas. A acção politica é uma expressão da cidadania e a cidadania empenhada pode expressar-se ou manifestar-se de diversos modos ou através de diversos envolvimentos.
    Assim, num quadro cultural propenso à valorização dos protagonistas em detrimento de projectos sociais seria prudente não enveredar por soluções sem consciência dos efeitos que estas poderão gerar.
    Lembrem-se: A formação de vontades colectivas estará sempre condicionada a leituras de desafios ESTRATÉGICOS.


    Respeitosos cumprimentos,


    Reflectingdrops

    ResponderEliminar
  6. Avederapina e olhovivo

    Não digo que não esteja a haver movimentações para formar uma lista de independentes.

    É um direito, e, como tal está ao alcance de quem diser levar a coisa para a frente.

    Pura e simplesmente, não creio que a sua formação seja assim tão liquída como isso.

    No entanto, se a melhor solução vier por essa via, tudo bem.

    Caso venha a acontecer, apenes vem corroborar a minha opinião que por estas bandas a política vai aquecer.

    Serão sempre mais uns que afiam as facas para trinchar o naco.

    Não sei é se quem tem onaco, a CDU - PCP/PEV vai deixar que isso aconteça facilmente. Espero que não.

    ResponderEliminar