quinta-feira, 5 de junho de 2008

Autismo X Arrogância

Autismo

"É uma alteração cerebral que afecta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Muitas das pessoas que sofrem de autismo vivem num "mundo" à parte, interagindo com coisas que eles imaginam. É como se criassem o seu próprio mundo."




Ouve-se, frequentemente, acusar o Primeiro-Ministro de "autista".


No entanto, e pela definição acima transcrita da Wickipédia, o autismo é uma doença cerebral que ataca, isso mesmo, ataca as crianças provocando-lhes problemas de comunicação, relacionamento e sociabilização.



Portanto, quem tem a tem, não exerceu uma opção, não escolheu ser autista.


O comportamento do Primeiro-Ministro é de outra natureza.


É arrogância. É desrespeito. É agressividade. É teimosia. É falsidade. É ambição desmedida. É despotismo. É egoismo. É ... tudo o que lhe quiserem chamar.
Mas, autismo, não é!

É, acima de tudo, falta de formação e de educação, porque procurei muito e não encontrei nada onde esteja escrito que para se ser político tem que se ter estes comportamentos.

Estes comportamentos são escolhas. O Primeiro-Ministro é assim porque optou ser assim.

Pena que o não tenha mostrado em campanha eleitoral.

Nem ninguém nasce assim. Fica-se assim por deformação da personalidade.

Pede-se apenas um pouco de respeito por quem é, de facto, autista.
Infelizmente, a esses, não foi dada hipótese de escolha.

2 comentários: