terça-feira, 13 de maio de 2008

Água por Buracos, Tacos e Bolas

Confesso. Admito e confesso.


Para além de ter faltado à apresentação do Plano de Pormenor da Cavandela, acto por que me penitenciarei atá aos fins dos meus dias, não estudei a lição, que é como quem diz, não toquei no dito PP, nem que fosse para dar uma vista de olhos.

Peguei hoje. E fui procurar um dos temas que mais me preocupam: a água.

Eu já sabia, perdoem-me o arrojo de informar que sei algumas coisas, poucas, mas algumas, que os campos de golf são verdadeiros sugadoiros de água, mas assim tanto não imaginava.


Página 47 do Plano de Pormenor.



Charcas:



3 charcas, com capacidade para, 540000m3, 100000m3 e 60000m3.


Total de armazenamento máximo, 800000m3

Consumo humano - 177535m3/ano

Origem da água - Rocha, através de novo adutor, com ligação ao adutor municipal, para abastecimento por esta em caso de necessidade. Se for o contrário, não há fornecimento do adutor da Cavandela à Vila?

Rega:

Campos golf - 476640m3/ano

Culturas - 525500m3/ano, só para vinha 150000m3/ano (as outras culturas podem gastar apenas águas pluviais)

Origem das águas - charcas, que debitarão caudal ecológico de 10l/s, num a previsão de 320000m3/ano.

Aproveitamento de águas de outras culturas, de Etars e, atenção, água de furos, da Barragem da Rocha e da rede pública.

Em 50% dos anos, a pluviosidade será suficiente para repor os níveis de armazenamento, pelo que, nos outros 50%, terá que se recorrer a outras fontes.

Partem, expressamente, do pressuposto de que não será necessário recorrer à disponibilização de água da rede pública para rega dos campo de golf, mas, por via das dúvidas, olham a rede pública como saída em situação de emergência.

Bom. Disto tudo pode-se retirar o seguinte: o golf consome, apenas e só, 4 vezes a água que consome a multidão que os promotores pensam que virão à Cavandela.

A água virá da reserva disponível para os concelhos de Ourique e Castro Verde, a barragem da Rocha, que sabemos hoje muito bem, em tempo de seca, mal chega para abastecer a população residente nestes concelhos.

As águas retidas, são águas que não seguem o seu curso normal, pelo que, a debitar o caudal ecológico, as ribeiras a jusante secarão, e os lençóis subterrâneos correm risco de não recuperar os níveis normais.

Será necessário construir tanta área de campos de golf?

É apenas uma questão, e peço desculpa se, de alguma forma, fui impertinente.

Sem comentários:

Enviar um comentário