terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em campanha a todo o vapor

 
 
Hoje, a candidatura de António José Brito 2013 (não do PS, que não gostam de misturas nem com o passado e herança Sócrates), andaram a visitar IPSS do concelho, entre elas, o Lar Jacinto Faleiro e a Associação de Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
Eu tenho uma opinião formada acerca destas visitas, e aplica-se a qualquer candidatura que as faça: há coisas que merecem todo o nosso respeito e que, por isso mesmo, não devem ser aproveitadas para fins políticos e muito menos como montra de candidatos.
Se se tratasse de uma reunião com as Direcções das IPSS, concordaria em absoluto.
Mas não. Sob a capa de se pretender inteirar do quotidiano e das dificuldades das instituições, houve aqui uma manifesta intenção de divulgar um candidato cujo reconhecimento por parte da população, reconheça-se, não é dos melhores.
Assim, lá se foi mostrar aos utentes do lar, porque não lhes pode bater à porta de casa, e lá foi tomar conhecimento da operacionalidade dos nossos soldados da paz.
Há aqui uma questão comportamental que oblitera tudo o resto: é que os utentes do Lar Jacinto Faleiro estão ali, não por ser o local, mais agradável para viver, mas porque a sua vida a isso os obrigou.
Os nossos Bombeiros, estão ali presentes, uns profissionais, outros voluntários, para garantir a nossa segurança enquanto comunidade.
Mas tanto uns como outros estão ali todos os dias, com os seus problemas, todos os dias, com as suas satisfações e desprazeres todos os dias.
Há quem apenas pense neles nos dias de campanha eleitoral.
O candidato António José Brito, enquanto director de um jornal, ou de uma estação de rádio, alguma vez se preocupou, a sério, acerca das preocupações dos bombeiros ou dos utentes do Lar. Ou com os problemas das instituições Lar Jacinto Faleiro e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde?
Então porque se serve agora das pessoas e instituições para fazer campanha?
Haja seriedade, acima de tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário