quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Igreja de Castro Verde Regressa ao Século XIX




A religião, seja sob que culto for, é propagandeada através de organizações, estruturadas, compostas por homens e mulheres a quem são conferidos poderes para divulgar os respectivos pensamentos nas eucaristias ou fora delas, e para prestar o apoio espiritual aos seus crentes.


Na base, encontram-se os crentes, todos os crentes que se agrupam congregadamente na comunhão de uma palavra que, acreditam, é sagrada.


Portanto, entre as bases, os crentes, e o topo, Deus, estão as tais estruturas hierarquizadas de sacerdotes que pregam os diversos cultos, o que permite afirmar que, sem base, seja qual for a religião, a tal estrutura estatela-se no chão, lá ficando o respectivo Deus pendurado, e mais grave, sem ter muito que fazer, por falta de implorantes e evocantes, e lá vão os sacerdotes para o desemprego por falta de almas que amparar.


Durante séculos essas estruturas foram-se modificando, actualizando, modernizando, etc. etc., com mais ou menos apoio do estado, sempre com o apoio declarado dos mais abastados, o que permitia a estes últimos, certos e determinados direitos que, dentro da imensa mole de crentes, os destinguia dos que não haviam sido bafejados pela abastança.


A Igreja Católica que, enquanto organização, é a entidade mais hipócrita que existe ao cimo da terra, é aquela que mais aderentes congrega em Portugal e, por maioria de razão, Castro Verde não constitui excepção.


E também teve sempre as suas diferenças entre os respectivos crentes: que pagasse a côngrua podia comer carne à 6.ª Feira e quem mais e melhor abonasse a igreja, em termos financeiros obviamente, tinha alguamas prerrogativas, por exemplo os lugares da frente, um acesso mais directo intímo ao pároco e à sacristia, etc.


Com o 25 de Abril, verificou-se, no Alentejo, um certo afastamento dos crentes da prática reliogiosa, mas aqueles que continuaram a frequentar as suas igrejas, tomaram consciência da importância da sua condição de crentes, e passaram a tomar a Igreja como sua, porque é no seu seio que se encontram os alicerces que a sustentam, de modo que, tal como deixaram de pagar a côngrua, o abastados passaram a sentar seus superiores glúteos nos mesmos bancos que o resto do povo católico assentava a bunda para assistir à missa.


Entretanto o afastamento foi-se esbatendo, as pessoas voltaram a afluir aos templos, e eu próprio cheguei a assistir a serviços religiosos com a Basílica Real de Castro Verde cheia até à porta.


Na Paróquia de Castro Verde pregou durante alguns anos o Padre Rui Valério, que considero como uma das pessoas mais inteligentes e tolerantes que já conheci. Alguém com quem se conseguia conversar sobre tudo, desde o desporto até à religião e política. Tive muita pena quando ele saíu, e mais pena tive quando os seus sucessores no cargo não conseguiram suscitar a simpatia que o Padre Rui conseguiu colher do povo de Castro Verde.


Foi enquanto cá esteve que foi criado, com forte incentivo de sua parte, um grupo coral, que acompanhava a eucaristia dominical, e que foi crescendo, em número de membros e qualidade, tendo mesmo gravado um CD.


Há cerca de três meses instalou-se por cá um Padre à moda antiga, do anterior ao Concílio do Vaticano II, com uma muito mais inclinação para tratar da gestão do seu património do que para gerir as almas do seu rebanho: envelope em cima do banco da Igreja, porque não fica bem dar moedas dentro do sobrescrito, aumento da compensação para os serviços extraordinários (funerais de 30 para 60 euros, sem direito a acompanhar o féretro a pé até ao cemitério, com cobrança no local), etc, entre outros mimos.


Paralelamente, para gáudio dos abastados que logo começaram a lobrigar a forma de reconquistar a posição de antigamente, foi iniciada uma de influência junto do Padre, tendo verificado que este é que é dos bons, do antigamente, do anterior à implantação da República, pelo menos.
Entretanto começaram os problemas entre o Pároco e o coro. A razão inicial, é que o coro ensaiava uns cânticos, e no dia da missa o senhor entendia que eram outros. Depois foi a posição do coro, bem como a sua localização, entre outras questiúnculas menores.


Ontem, 19 de Janeiro, estalou completamente o verniz das relações entre coro e pároco, que se recusou a permitir a abertura da Igreja dos Remédios para que se efectuasse o tradicional ensaio semanal, deixando na rua quase três dezenas de pessoas, tendo alegado que o coro não ensaiava mais dentro das suas Igrejas, e que não participavam mais nos serviços dominicais.


Para mim, trata-se de um abuso de poder inadmissível, e de uma capricho de alguém que, incomodado pela lembrança dos seus antecessores, designadamente o Padre Rui Valério, tudo faz para que algo, o coro, em cuja constituição teve influência, deixe de relembrar que ele passou por cá, durante anos esteve e deixou obra feita.


Pergunta-se: que moral tem este sacerdote para pregar a tolerância e a compreensão? Quantos pecados, para além da avreza, cometeu este sacerdote desde que chegou a Castro Verde?


É caso para dizer ao Senhor Padre, que a porta de saída é a mesma de entrada, e é serventia da casa. A estrada está aí, ponha-se ao caminho que já está a mais por estas bandas.


Digo eu...

95 comentários:

  1. É com muita tristeza que faço parte de uma comunidade que não aceita opiniões que não sejam as suas e que está fechada em si mesma. Um coro é uma mais valia numa celebração, é verdade, mas este "coro" não sabe bem qual é o seu papel. Na missa o coro vai simplesmente mostrar-se e aquilo que que "cantam" não lhes diz absolutamente nada.Só falta a comunidade bater palmas no fim de cada "actuação". Estão no sitio errado! porque na igreja não há palcos e muito menos plateia. deixo tb uma pergunta:quem somos nós para julgar os outros? "Quem nunca pecou que atire a 1ª pedra"

    ResponderEliminar
  2. Acho que tem razão eu faço parte do coro e nunca tinha visto um padre que em vez de unir os seus fiéis esta afastá-los nem parece de um padre.
    Ao conhecer o padre pensei como è novo vai dar força ao coro e chamar mais pessoas jovens,errei no pensamento não è nada disso.É novo de idade mas velho na maneira de agir.

    ResponderEliminar
  3. Em resposta ao comentário do "anónimo": o coro não vai á igreja para se exibir, mas sim para colaborar com a celebração da eucaristia.
    Se para si ("anonimo") o coro nao sabe qual é o seu papel, na sua opinião qual é o papel do coro?
    Se o coro nao sabe qual é o seu papel, o padre também não o sabe, como você diz, "quem não pecou que atire a 1ª pedra", a questão aqui é que é um padre e tem que dar o exemplo aos paroquianos, não pecar e ser humilde com os fiéis!

    Bom, agora em resposta ao texto concordo plenamente consigo, estamos no século XXI e já bem basta o que os nossos antepassados passaram com as várias dificuldades na igreja, que tinham que dar tudo o que possuiam a nivel monetário e o nosso padre parece que quer voltar a esses tempos, ah e já agora quero saber a nova tabela de preços da igreja que saiu dia 1 de Dezembro de 2009!

    ResponderEliminar
  4. O anónimo anterior tem toda a razão; não só o coro mas grande parte das pessoas que aí em Castro vão á missa fazem-no apenas para se exibirem e por acharem que é "chic". As pessoas de Castro são assim: mais vale parecer do que ser. Existe por aí muita "cagança" e ainda maior pobreza de espírito!!

    ResponderEliminar
  5. De anóninmo para O Sr.anónimo revelou uma postura que não se coaduna com a pessoa que é ...olhe que sei quem é... sempre o tive como alguém de elevação, respeitora e educada. Mas lembre-se que nem todos nascem em brelo d'oiro, mas a fé é vivida e sentida por todos, na forma que cada um a entende, sem imposições moralistas e quase a tocar o "reaccionário" que parece que é o que se passa com o novo Pároco. O final da missa do dia 17, foi um comício ao jeito do Padre Pato, com direito algumas ainda que timídas palmas, mas vergonhosas, para quem é católico e praticante. Jesus foi humilde, não discriminou. Este coro que nasceu de forma expontânea, de gente que há é praticante, e foi com fé e dedicação que julgou que nasceu... falar de exibicionismo é grave, deveria o sr.anónimo ter feito logo pressão junto dos outros párocos para o Coro não actuasse. Porque esperou cinco anos. Parece-lhe mal o Coro ter gravado um CD com os Cânticos religiosos, ter sido reconhecido e incentivado pelo Bispo D. António Vitalino Dantas. Há muita coisa escondida, mas um dia se saberá... Coro de Castro Verde não desistam, mesmo que a porta da Igreja se tenha fechado, um dia ela abrir-se-á- TENHAM FÈ.

    ResponderEliminar
  6. Em Castro Verde, as pessoas lidam muito mal com aqueles que lutam por causas justas, com aqueles que são capazes de publicamente expressar a sua fé em Jesus Cristo. O coro nasceu, e existe para louvar a Jesus Cristo e não para se exibir. Nada me espanta que digam que o coro existe para se exibir, pois cada um julgasse por aquilo que é capaz de fazer. A verdade é que em Castro Verde e infelizmente também na igreja, as pessoas vão à Eucaristia Dominical, não pela fé em Jesus Cristo, mas sim para mostrar a última roupa que compraram, vão ler como se fossem umas pessoas muito importantes, e a veredade é que mesmo em dias que vão ler, chegam atrasados à missa. São muito católicos todos aqueles que "envenenaram" o Pe. Manuel Pato contra o coro, mas a verdade há-de surgir e nessa altura, todos aqueles que zelaram para que o coro terminass, iram engolir em seco tudo aquilo que disseram contra o mesmo Deus não dorme, por vezes tem outras coisas mais prioritárias do que envolver-se em "Dores de Cotovelo" de algumas pessoas para com outras. Que Deus vos dê a todos os que estão contra o coro o dobro daquilo que desejam aos diferentes elementos do coro.
    Que Deus vos perdoe todo o mal que estão a fazer contra o coro e contra a comunidade em geral.
    Um abraço em Cristo.

    ResponderEliminar
  7. As pessoas de Castro Verde vão à missa porque é "chic". Onde já vão as coisas, agora o problema já não é só o coro, mas quem vai à missa.
    Olhe o que observo é que o Padre Manuel Francisco Perfeito Pato é um ditador. Por ideias próprias ou vindas de outros, fez sim com que a Igreja regressasse ao SEC.XIX. Partilho da opinião do bloguista, o padre como "católico" devia olhar por todos os castrenses e não só para uma determinada elite. Se não está contente em Castro Verde, a sua Ordem que o mude. O Coro tem o dever de continuar.

    ResponderEliminar
  8. Que vergonha...
    "Coro da paróquia"?
    Quando foi que este "Coro" se portou como o "coro da paróquia"?
    Um coro de uma paróquia presta um serviço, não se exibe, como este sempre tem feito. SL fala em humildade? E sabe o que isso quer dizer? Não há humildade neste "coro". Para quem canta este "coro"? Qual será a diferença entre estar de lado ou estar junto com a assembleia?
    Claro que há diferença. Onde estavam destacavam-se mais. Toda a gente os via.
    E a assembleia a cantar também? Até isso foi uma ofensa para o "coro". Ainda bem que apareceram as folhas com os cânticos porque assim toda a gente canta. Mas assim o "coro" não se ouve tão bem...
    Tudo o que se está a passar na paróquia de Castro Verde foi desencadeado pelo "coro" e pela sua falta de humildade.
    Deveriam sentir-se envergonhados (as) por ofenderem a Deus desta maneira. Sim, porque além de estarem a envergonhar a comunidade católica de Castro Verde, estão acima de tudo a ofender a Deus.

    ResponderEliminar
  9. Vergonha é o que escreve o anónimo das 19:21. Sempre que vou a Castro Verde, vou à missa e nos últimos anos, a Eucaristia não estava monocórdia, o Coro cantava, prestava um serviço à paróquia, e sempre vi alguns fiéis a cantar, nunca senti que a assembleia não o pudesse fazer. Sempre gostei de ver o Coro naquele espaço, nunca me incomodou, não vou à missa para ver onde está a actuar o Coro. Mas cá para o lado onde moro, zona de Lisboa, o Coro não actua junto à assembleia, mas num espaço lateral. Estou triste com o que se passa na paróquia de Castro Verde,não escrevam, de que aqueles homens e mulheres que se entregaram com fé, acredito que sim, o fizeram para se exibir e que estão a ofender Deus. A atitude de alguns está a roçar a "inveja", que não tem nada haver com os valores católicos. Algo de muito grave se está a passar e parece-me que o Padre Manuel Pato está a ser utilizado. O diálogo que se faça, se promova se existir capacidade para o fazer, quem diz que o Coro tem falta de humildade e está a ofender a Deus. Que Deus os abençoe e faça-se Luz nessa comunidade.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que estas situações surgem e realmente nada aconteçe por acaso. Assim podemos ter a certeza que estamos rodeados de pessoas falsas, más, invejosas, sem qualquer humildade e muito menos sem fé em Jesus Cristo, pois é lamentável que ao longo destes cinco anos as pessoas andaram a fazer figura de hipocritas, ignorantes, falsas, pois estavam todos os domingos com os diferentes elementos do coro e nunca foram capazes de manifestar o seu desagrado; foi preciso apanharem um Pe. novo para lhe encherem a cabeça com mentiras. Mas Deus não dorme e só ele é testemunha da fé, dedicação e desinteresse com que sempre cantamos na nossa Basílica. Muitos parabéns a todos os elementos do coro, pois eles têm a consciência tranquila, podem dormir em paz com a sua cinsciência, o mesmo não aconteçe a esse bando de invejosos, e de corvos que nos rodeiam

    ResponderEliminar
  11. Caro Amigo!
    O Sr. não é ninguém para proferir tais palavras ofensivas como estas q acabei de ler. "A Igreja Católica (...) é a entidade mais hipócrita que existe ao cimo da terra". Quem é o meu caro Sr. para dizer isto? Só me leva a crer que é um ser sem moral, que ofende uma crença com mais de 2000 anos. O dom de Acreditar foi dado a todos Nós. Alguns acreditam na palavras outros não. Virando as costas a Deus! Este criou-nos livres, e dá -nos o poder de seguir o caminho que quisermos, o de acreditar ou não. Em relação ao coro, acho muito bem que o meu caro AMIGO Manuel, tenha tido a coragem de dar esse passo. JÁ DEVIA TER SIDO HÁ MAIS TEMPO! O destaque é para DEUS, não para senhoras e senhores que se querem mostrar há comunidade, auto intitulando-se quase como donos da igreja. Querem cantar e acho muito bem que tenham coro, porque quem canta reza 2 vezes, mas junto da comunidade. Para se cantar não é preciso lugares de destaque, apenas voz e vontade de cantar, não lugares de destaque.
    O “meu” caro “Amigo” é que deveria ter determinados sacerdotes que andam pela diocese de Beja, para ver se falava muito. Vocês falam de barriga cheia. Além do mais quem decide se o Sr. Padre Manuel sai ou não, não é o Senhor. Isso posso - lhe eu garantir!
    o Sr. gostava, mas não é!

    ResponderEliminar
  12. Sou uma cidadã de Castro Verde. Acho lamentável o que se está a passar. Onde está o Superior do Padre Manuel Pato, será que o mesmo não deveria procurar a conciliação. A bem da comunidade, porque a imagem da Igreja e de quem a serve está a seguir o caminho errado. Embirrou o Sr.Padre com o Coro, porque razão, porque não falou da mudança que iria implementar. Diga, como pessoa culta, se acha que os elementos do COro não o são, nada sabem, então ajude-os, não os rejeite. Seja humilde, Jesus não rejeitou, e reconheça que errou com aquelas pessoas, sendo talvez daí que acabou por resultar o mau -estar e ambiente que se está a viver.

    ResponderEliminar
  13. Quem não deve não teme! Assim porque razão escrevem como anónimos? Escondem-se, não é! Isso é cobardia.
    Dou uma semana ao padre para se pirar daqui!

    ResponderEliminar
  14. SENHOR Luis 1981

    Eu sou uma pessoa com tanto direito de manifestar a minha opinião como todos os crentes de todas as religiões têm o direito de acreditar.
    Quando me refiro à Igreja Católia, refiro.
    -me à instituição hierarquizada de sacerdotes que prega a religião católica, e não à Igreja Católica como conjunto dos crentes que seguem essa religião que dápelo nome do catolicismo.
    Se considero que a Igreja Católica, enquanto instituição hierarquizada, é a "entidade mais hipócrita que existe" é porque a História o tem demoonstrado: a "Santa Inquisição", a evangelização da América do Sul, o celibato dos padres; o luxo e ostentação, a conivência com o rgime hitleriano e com os regimes fascistas europeus, etc. etc.
    Como vê, quem prega segundo mandamentos detrminados e de acordo com evangelhos milenares e os viola sistematicamente, não pode obter outra qualificação que hipócrita.
    Pode consultar o diccionário, para ver o que significa.
    Acho muito bem que defenda o seu amigo Padre Manuel Pato. Permita-me que discorde do comportamento do seu amigo, já que tão acirradamente invoca o direito de cada qual pensar de sua maneira.
    Quanto aos padres da Diocese de Beja, ou de qualquer outra Diocese, ainda está para nascer um que me impeça de falar, muito ou pouco.
    A unica pessoa que tinha autoridade para me mandar clar e que eu obedecia, infelizmente, já não está entre nós há quase 30 anos, e era meu pai.
    Se Senhor Luis 1981 fala na medida daquilo que os padres lhe permitem, que seja muito feliz, mas dispenso esse, ou qualquer outro, tipo de limitação à minha liberdade de expressão.

    Passe bem.

    Obs. Já agora, eu sou aquele que publiquei o seu comentário, porque eu quis, e não perguntei nada a nenhum padre.

    ResponderEliminar
  15. Acho que isto é tudo uma palhaçada. tomem mas é tino em vez der se mostrarem. é o melhor que fazem. qualquer dia, fazem as pessoas baterem palmas depois de cada cantico.. deixem-se de palhaçada e deixem de ser umas galinhas na missa, ou seja, em vez de conversarem tomem mas é atenção ou entao vão para a rua com as velhotes do banco.

    Só nesta terra é que fazem escandalos destes, é que mandam notícias para a rádio e pelo que parece até chamam a tvi

    ResponderEliminar
  16. Obrigado por este blog, que veio pôr a claro, que até existe medo, talvez daí surgirem as opiniões como anónimos. E, depois se quem manda nas Igrejas aí em Castro Verde, impôr a sua vontade, quem não está comingo, meu inimigo é. Digam lá ao Sr Manuel Pato, que não deixe o rebanho andar perdido, devido às suas atitudes do quero posso e mando. São as minhas Igrejas, faço o que quero, respeite lá homens e mulheres que poderiam bem ser seus pais, que Alguém o ilumine, Não se deixe levar pela altivez e Poder. Se durante cinco anos ninguém dessa terra teve coragem e a humildade de dizer "não gostamos do Coro, nem o queremos naquele lugar, porquê só agora". Lanço o repto discutam publicamente essa questão, fora da Igreja. Aproveitem a rádio da vossa terra, estejam lá os defensores do Coro e os que estão contra, digam de uma vez por todas, porque afim de cinco anos, o Coro os incomoda. Aproveitaram o facto de ser um Padre jovem, que querer mostrar que tem Poder,. Só que me parece que não é o caminho mais certo.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite a tds os que por aqui passam.
    Tinha pensado em não fazer nenhum comentário a este assunto.
    Mas tenho de confessar que sinto uma grande tristeza,em ver aqui o nome da Igreja,e comunidade de Castro Vrde a ser enxovalhada publicamente.
    "por uma simples mudança de lugar."
    Que imagem se está a passar, as pessoas que não vão a igreja?
    Que exemplo?
    Como o P.Manuel disse no domingo:"os assuntos de familia tratam-se em familia"e não vão para a comunicação social.
    Só que passados poucos dias, já estava na internet.
    Todos são adultos,tds deviam estar abertos as mudanças,mesmo que por vezes sejam dificeis de aceitar.
    Foi pena não terem entendido,ou aceitado essa mudança.e agora? é tarde...
    Vou continuar a rezar por todos,que o Espirito Santo desça sobre vós e os ilumine.
    Para bem da comunidade.

    ResponderEliminar
  18. O coro não incomoda.Pelo contrário.
    Mas cantar onde estavam ou onde o Sr. Padre Manuel os colocou, qual a diferença?
    Deus ouve-os de igual modo.

    ResponderEliminar
  19. Esta encrenca toda só por causa da senhora Maria João Dores.

    ResponderEliminar
  20. Maria das Dores (Feijó)24 de janeiro de 2010 às 15:29

    @10:58

    Cantar é o que menos lhes interessa e quanto a Deus estão-se a c****. O importante é estarem bem visíveis e destacados das outras pessoas. Razão tem o Padre. Exibicionismos fora da Igreja que, acima de tudo, é um local de culto e de oração. Enfim ... Castro no seu melhor. Ò povinho acéfalo e ignorante!!!

    ResponderEliminar
  21. Maria disse...

    Que tristeza,ao que estamos a assistir,até parece que regressamos ao tempo do Salazarismo,onde os Senhores Borgueses podem,querem e mandam.Será que ainda continuam a levar ao Senhor padre o melhor lombinho do porco,ou lhe pagam agora as refeições nos melhores restaurantes.TENHAM VERGONHA.No meu ponto de vista o coro nunca se exibiu.Vocês Borguesia é que querem ser os primeiros em tudo,eo coro comecou-lhes a dar dor de barriga...
    e a carapuça é para quem lhe servir...

    ResponderEliminar
  22. Que Deus abençoe e guarde todos os meus inimigos e todos aqueles que me desejam mal. Deus sabe o que faz e só ele nos poderá julgar, pois só ele tem esse direito. Especialmente para o anónimo do dia 24 de Janeiro das 12:20 que Deus o perdoe e o guarde todos os dias da sua vida e que lhe dê em dobro tudo aquilo que me deseja a mim. Obrigada pela sua frontalidade é pena não se ter identificado.

    ResponderEliminar
  23. Maria das Dores (Feijó)24 de janeiro de 2010 às 23:13

    "kerida" Maria

    Escreve-se bUrguesia e não bOrguesia. Um/a Burguês/a certamente não daria tal calinada. Tenha uma boa semana, minha kerida. Sei bem quem você é!!!

    ResponderEliminar
  24. Toda esta peixeirada por causa de uma senhora - Maria João - que sonhou ser famosa. colocou-se à frente de um coro para aparecer. Mostrem-lhe uma pauta de música para ver se a sabe ler. Peçam-lhe que distinga uma mínima de uma semínima. Infelizmente a luta contra os ignorantes é a mais difícil de tratar. Se o coro é tão importante, e até gravou um CD - até o Zé cabra gravou vários - não interessa onde se canta, mas o que se canta e como se canta. Pelos vistos apenas interessa o onde se canta, à frente, onde nos vejam, para elevar o Ego da srª Maria João. É esse o seu modo de viver a Fé? Tem problemas também no trabalho, se calhar o culpado é o Pe. Pato.

    ResponderEliminar
  25. Ao que isto chegou, lamentável a srª do Feijó, a linguagem não certamente de uma cristã, e de quem respeita o próximo. Não acha que está a ir longe de mais a chamar ignorante ao povo, bem para si, o problema já não é só o Coro, parece estar incomodada com a forma de ser e estar da comunidade castrense, que digo acabou de ofender. O povo não aceita é que lhe passem atestados e o tempo do povo ficar calado e atrás já foi no tempo da outra senhora. Se gosta tanto do SR. Padre leve-o para o Feijó.

    ResponderEliminar
  26. isto não é caso pessoal ou um caso de localização do coro não deitem pó para cima das pessoas.Isto é um caso politico para controlar o próprio coro
    basta ver as novas aquisições de elementos do coro. É a luta política, as pessoas queriam ter protagonismo.mas não conseguiram e daí toca a minar sabe (Deus como), o coro e arranjar intrigas.Tomem juizo

    ResponderEliminar
  27. Não sou católico, mas é nestas situações e em frases como estas: "Cantar é o que menos lhes interessa e quanto a Deus estão-se a c****." que se vê aquele tal amor pelo proximo de que jesus falava.

    ResponderEliminar
  28. Maria das Dores (Feijó)25 de janeiro de 2010 às 19:17

    Que nos desculpem o autor e os leitores do blog, mas essa Senhora Maria João não passa de uma pedante, convencida e ignorante que, como dizia a saudosa Ivone Silva, gosta de "armar ao fino". Parva é o que ela é. Nem profissionalmente nem como pessoa vale nada. Artista?! DAAAAAAHH Enxerga-te Joanita. Conheço-te bem e até fico cUmuvida com tanta devoção repentina a Deus Nosso Senhor Amen. Não vá o sapateiro além da chinela. Colhes hoje aquilo que semeaste, minha linda, e a culpa não é do Sr. Padre este ou outro qualquer. É tua e só tua.

    ResponderEliminar
  29. Olá antes de mais muito boa noite a todos os leitores deste blog, que como muitos se quer polémico. Quanto a este assunto vou deixar a minha opinião, que é só minha mas que me agrada muito partilhar.

    Não sou crente nem frequento a igreja de forma assídua, mas as novidades não me passam ao lado. E esta está a animar as hostes de tal forma que não há lugar nenhum nesta bela vila onde este assunto não seja debatido.

    Em primeiro lugar e a meu ver o que se passa entre o Coro e o Padre, é apenas uma luta de teimosos, um verdadeiro de braço de ferro entre uma suposta Maestrina (digam-me onde obteve a Srª tal título) e o Padreco recem chegado que quer mudar o mundo (e talvez aumentar o seu ordenado), começando pela paróquia de Castro Verde. Quem sofre com os caprichos? Os paroquianos, nem mais!

    Em segundo lugar temos os paroquianos e supostos crentes em Deus, que apenas gostam de apontar o dedo a tudo e a todos, mas que quando chega a hora de fazer… Está quieto. Concordam com o Pato Padreco em tirar o coro do tal lugar de destaque, posteriormente da igreja e dissolver o mesmo. Quiçá apenas para os próprios terem o seu protagonismo na missa e cantar a plenos pulmões… Digo eu. Mas, porque não cantam com o coro? Ou porque não se juntam ao Coro? Se querem cantar… Ah já percebi. Querem esses paroquianos “abastados” criar um outro coro com o padre! A ver vamos.

    Em terceiro lugar, o Coro tem valor, cantam bem, animam a Eucaristia. E estão a prestar um serviço gratuito à comunidade. Se está lá gente a mais… Com certeza. Metade ou pelo menos 1/3 das pessoas que lá andam, nem cantam… bem nem mal, pura e simplesmente nem se ouvem… Embora muitos dos que lá andam tenham talento, sejam afinados e acima de tudo vivam a fé e gostam realmente daquilo que fazem. Não estão no coro para ser vedetas nem estrelas. Gostam de cantar e veneram o Deus em que acreditam. Conheço muitos dos elementos e já trocámos impressões.

    Em quarto lugar, se a Srª Maria João Dores quer protagonismo? Talvez. Mas tem direito a querer ter protagonismo e se conseguir, a vivê-lo. Quanto a isso nada contra. Mas há um outro assunto que não veio ainda a praça pública. E que até agora ninguém neste blog comentou. É o feitio da senhora, e a forma como por vezes trata os elementos do coro, diria mesmo abaixo de cão pela forma com que grita com eles. Até na missa lhes atira olhares gélidos de fúria, quando algo corre menos bem, que alguns até se encolhem. Muita paciência têm os coristas para a aturar. Esses sim são verdadeiros católicos e têm o dom do perdão.
    Agora o facto é que esta senhora pegou num grupo de idosas e criou um coro que anima as missas que antes eram chatas e agora são mais agradáveis.
    Muitos elementos se juntaram ao coro, até homens e pessoas mais jovens. Alguns não ficaram muito tempo… Vá-se lá saber porquê…

    Em quinto e último lugar esse padreco obeso nem tem moral para falar. Parece-me que não tem feito nada mais que zelar pelos seus interesses e engordar ainda mais, quer o seu corpo, quer os seus bolsos. E depois tem coragem de querer acabar com o trabalho dos fieis a Deus, que gostam de cantar e orar. Caso não saibam, o senhor não quer que o coro cante na igreja (como coro da paróquia) e nem quer que as pessoas ensaiem nos locais de culto, nomeadamente as igrejas de Castro Verde. Para bom entendedor, meia palavra basta… Quer acabar de vez com o Coro. Será que vai conseguir? Não me parece.

    ResponderEliminar
  30. Manuel

    Resido em Lisboa, mas sou natural de Castro Verde, e amo a minha terra.
    São lamentáveis os comentários que acabei de ler, a respeito do coro da igreja, sou católico praticante, vou sempre á missa dominical e quando ai estou não fujo á regra.
    Tenho sempre no meu carro um CD do coro, que gosto muito de ouvir, aliás até adquiri alguns para oferecer.
    Que VERGONHA!! Será que esse “ANÓNIMO” que comenta contra o coro, enxovalha as pessoas, tratando-as por “velhos”, e mandando-as sair da igreja para se sentarem nos bancos!!! Quais Bancos ??? Estará a insinuar que são os bancos que estão nas ruas, ai por as esquinas??
    Tenha vergonha, a igreja será sua?? Ou será que não tem velhos na sua família??
    O TEMPO DE “PISAR” OS POBRES ACABOU À 34 ANOS!!!!!
    Afinal que raio de padre ou “ditador”é esse que foi agora para ai?? Segundo o que andei a investigar o Sr.º Padre é de SAFÁRA!!! Essa Terra que só da pedras!!
    Mas afinal, se está ai, a criar todo este conflito com a ajuda de quem lhe anda a “lamber” as botas, o Sr.º Padre, para além de se da terra que só dá pedras, conseguem ser um grandessíssimo calhau.
    PEÇO A TODOS DOS CORO QUE NÃO DESISTAM, GOSTO MUITO DE OS OUVIR!
    Lembrem-se que essas pessoas que vos querem mal, não são mais que vocês, aliás o que teria sido deles, se não tivessem tido toda a vida CRIADOS!!

    Um bem haja para todos os elementos do coro.

    Obs: Já agora, rectifico essa Sr.ª “Maria das Dores”, que antes de querer dar lições de Português à Srª “Maria”, veja também como escreve. É que “Querida” não se escreve com “K”!! Tome atenção, para não ser a Srª a ignorante!

    ResponderEliminar
  31. Tenho acompanhado este diferendo com enorme estupfecação. É obvio que já se percebeu, que uns defendem um Pastor que não soube cuidar do rebanho, outros defendem o rebanho em nome de uma submissão ao Pastor. Na minha óptica este imbroglio era fácilmente resoluvel, bastaria o Pastor ser suficientemente condescentente em relação ao legitimo posicionamento do seu rebanho. Um bom Pastor é aquele que sabe mandar no seu rebanho, orientando-o coabitando com ele, e não, como acontece, limitando-se a impor regras e caminhos que obedecem a tudo, menos à conduta de um Pastor cuja existência devia primar pela salvaguarda de valores que passem para além de uma inaceitável obstinação. Eu ATEU me confessei.

    ResponderEliminar
  32. Como católica praticante, estou a viver o problema do coro com alguma perplexidade e aguardo o que o tempo irá certamente resolver e não estou aqui para defender ninguem, mas mal seria não rectificar o comentário assaz maldoso da D.maria das Dores sobre a D.M.João.Se a conhece bem,sabe certamente que a M.João não tem fé repentina, pois que desde menina frequenta a igreja e a fé sempre a demonstrou ao longo dos anos.há quase 30 anos que frequento a igreja em castro verde e sempre lá vi a M.João(desde pequena),mais o seu grupo de amigos:Olga,Arnaldo,Marta Pinela,Paula,etc.sempre fizeram leituras,cantaram,etc.não podemos dizer que só apareceu com o coro.outros defeitos se lhe poderão apontar, como a todos nós,mas esse não!!

    ResponderEliminar
  33. "Kérida" maria das dores...calinadas dá você que querida nao se escreve com "K"!
    Tenha mas é juízo! Antes de corrigir os outros aprenda/informe-se de como se escreve em português!

    ResponderEliminar
  34. Carlos Serôdio do SEIXAL -Convido a dº Maria das Dores - que se denomina do FEIJÒ- para ser maestrina do coro ja que é tao boa pessoa tem postura na sua forma de escrever e tratar os próximos. Bem haja pessoas como ela, é disto que as comunidades precisam, para ser desenvolverem culturalmente. Pena tanto desperdicio, vejam lá se alguma autarquia - a dela- não sabe da intelegiência e tão boa forma de tratar o outro.

    ResponderEliminar
  35. Bom, boa noite, bem li todos os comentários e nem tenho palavras para dizer o que quer que seja, já comentei o texto e acho que é um disparate o que certos comentários dizem, pois se estão mal com a Sr. Maria João resolvam o problema pessoalmente pois estarem a falar de uma pessoa num blog, não é de quem tenha o mínimo de cultura e respeito pelo próximo e em primeiro lugar a Sr. "MARIA DAS DORES (FEIJÓ) ", não deve ser certamente cristã, para estar a ter uma atitude destas! Bem mas primeiro temos que ouvir as duas partes para podermos comentar o que quer que seja e ter noção de como é a realidade, mas como as pessoas só vem o lado do Padre porque é o senhor prior, mas como a verdade vem sempre ao de cima ela a de chegar cá a cima e depois um dia viram afinal quem tinha razão, por fim quero só referir que ANTES DE JULGAR OS OUTROS OLHEM PARA “VOCÊS” PRIMEIRO! O QUE TÊM É INVEJA DE QUEM LUTA PARA TER ALGUMA COISA E CONSEGUIR MANTER 30 E TAL PESSOAS A CANTAR EM CORO O QUE NÃO É FÁCIL SE ESSAS PESSOA S QUE FALAM TANTO O FOSSEM FAZER SE CALHAR NÃO FALAVAM ASSIM, MAS JÁ QUE FALAM, VÃO TENTAR FAZER PARA VER SE CONSEGUEM, PODEM TER FORMAÇÃO EM MÚSICA E AÍ JÁ SABEM LER UMA PAUTA DE MÚSICA!

    ResponderEliminar
  36. @Anónimo sa 19:17

    refiro apenas que, da minha parte, não há qualquer interesse, ou desinteresse, em criar polémica acerca deste assunto. apenas escrevi acerca do assunto na medida do que me contaram e sei porque vi, nomeadamenta a parte respeitante aos serviços fúnebres.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  37. Não estou de acordo com o coro quanto à não aceitação da mudança de lugar. Deus ouve-nos onde quer que estejamos.
    Conheço a Mª João há bastante tempo e desde sempre a vejo na igreja.
    Quanto ao padre Manuel, cada um é como é, feio ou bonito, gordo ou magro, não somos nós que escolhemos, aos olhos de Deus somos todos iguais.
    Penso que este é o momento para acabar com os comentários pois estão a seguir o pior caminho.

    ResponderEliminar
  38. Se essa Sra. for posta fora do coro os "problemas" acabam porque as outras pessoas, cantando melhor ou pior, irão actuar como um grupo que são e sem pretensos protagonismos exacerbados de quem se acha superior aos outros. Essa Sra. M.ª João é parte integrante de um coro paroquial; não actua a solo nem faz parte de nenhum rancho folclórico para se exibir em primeiro plano. Se não está bem, desapareça que, com o feitiozinho conflituoso e arrogante que tem, não faz por cá falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  39. Francisca Vaz, de Beja, li com atenção todos os comentários, bem haja o blog, que permitiu pôr a nu, os católicos e praticantes de Castro Verde. Será que quem frequenta a Igreja confia quem está ao seu lado, ou mais à frente ou atrás. Para mim, houve falta de diálogo, entre aquilo que o novo Padre queria para a Igreja e Missa, e o lugar a ocupar pelo Coro. Todos devem pôr a mão na consciência, mais que todos, o Pároco, foi o que despoletou toda esta lamentável situação. É caso para dizer, Padre e Paroquianos como estes, quem precisa de inimigos. Que Deus ilumine essas mentes

    ResponderEliminar
  40. Não vou responder a nenhum dos comentários mas vou responder a todos no geral! Acho vergonhoso a maneira como estão a usar este blog para se enxovalharem uns aos outros quando o tema aqui é a igreja e o Sr. Padre. Chegar ao ponto de corrigir erros ortográficos uns dos outros é lamentável...
    Não vou á missa, mas sei o que se passa neste momento com o coro, do qual ja assisti a algumas actuações fora da missa!
    Como é que é possivel esse Sr. que se diz Padre ter sido Ordenado como tal? Quem dera a muitos párocos terem um coro na igreja para cantar! Ja assiti a algumas missas das quais o coro estava um pouco mais acima da assembleia ou não, conforme a disposição física da igreja! Qual é o problema do nosso coro? Exibição? Está mais acima da assembleia? Porque não se preocupam com o facto de o sr. Padre andar a dividir a assembleia e se guiar pelas ideias dos outros?
    Acordem!!! No melhor pano cai a nódoa...

    ResponderEliminar
  41. Qual orçamento? Qual desemprego? Qual crise?
    Não há como um bom folhetim “coro versus padre”, para nos animar a alma…
    E vão eles à missa?
    Senhor perdoai-lhes que eles não sabem o que fazem!

    ResponderEliminar
  42. Avé Maria cheia de Graça
    Senhora é convosco
    Benditas suas vozes
    Entre as mulheres
    Bendito é o fruto
    De vosso ventre... Jesus!

    Santa Maria mãe de Deus
    Rogai por nós pecadores
    Agora e na hora
    Da nossa morte
    Ámen

    ResponderEliminar
  43. Santos da casa não fazem milagres...
    Esta semana esta ai um grupo de jovens , que cantam , dançam , fazem o que querem e o padre não lhes diz nada até aplaude e os borgueses também...
    Porque é que não são todos tratados da mesma maneira? ....
    " Ambiente limpo não é o que mais se limpa é sim o que menos se suja"

    ResponderEliminar
  44. Esta encrenca toda só por causa da senhora Maria João Dores. Enfim ...

    ResponderEliminar
  45. "Compadecei-Vos de mim, ó Deus,
    pela vossa bondade,
    pela vossa grande misericórdia
    apagai os meus pecados.
    Lavai-me de toda a iniquidade
    e purificai-me de todas as faltas...
    Criai em mim, ó Deus, um coração puro".

    Como seria o nosso mundo se a palavra "perdão" não existisse?
    Se o que ela significa não fizesse parte das experiências que cada qual pode fazer?
    Se já não houvesse mãos estendidas oferecendo a reconciliação?
    Se aquele que se sente culpado tivesse de sê-lo para sempre?
    Se toda a gente tivesse que ficar a sós com o seu pecado?
    Se só existisse a vingança e não o perdão?

    ResponderEliminar
  46. Conheço minimamente esta situação no entanto devo dizer que a razão está da parte do Pe Manuel..... Na celebração da Eucaristia apenas são considerados 3 centros como segue:
    1- O ALTAR que o padre beija no inicio e no fim da celebração 2- O AMBÃO de onde se proclama a PALAVRA de DEUS 3- A ceira presidencial de onde o padre preside á Comunidade...A introdução ao Missal Romano,que o Pe Manuel Pato segue nada diz sobre o CORO.Antes pelo contrário situa-o junto da assembleia,como parte integrante e que deve ajudar na participação efectiva na celebração..
    Convido a que os elementos do CORO leia e reflitam sobre os Documentos que falam sobre a actuação dos coros nos serviços litúrgicos...
    como apoio e não como senhores das diversas celebrações como se fosse mais um centro e q está sempre em accção enquanto os centos acima referidos se vão apagando consoante o decorrer da celebração..
    Ao mesmo tempo tudo isto só coloca em causa a Comunidade Paroquial de Castro Verde....
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  47. Maria Custódia disse : Em Casével, freguesia, o SR Padre Pato foi abordado porque razão tinha acabado com o Coro,tendo respondido, que o Coro tinha sim, se afastado da Igreja. Ora a história irónica, é que em Castro Verde, o Sr Padre Pato, disse na missa dominical, que não havia condições para o Coro continuar, e que as atitudes ficam com quem as pratica e que deviam pôr a mão na consciência. Seja o Sr Padre estava indignado, pelo Coro ter manifestado publicamente a sua opinião pela forma como estava a ser tratado. O Padre Pato não conversou com os elementos sobre as mudanças que ia introduzir na missa. E, querendo o Coro dialogar, o Sr Padre faltou várias vezes, aquando do ensaio, e quando o fez, disse que levara algum tempo, porque queria que as coisas acalmassem, porque podia não responder por ele.
    É mais um pequeno - grande detalhe, numa realidade que transformou o ambiente da Missa em Castro Verde, num ambiente pesado,

    ResponderEliminar
  48. No meio de isto tudo quero apenas deixar ás pessoas que integram o coro a minha manifestação de carinho e o meu bem hajam pelo trabalho desenvolvido. São pessoas simples que dão o seu melhor por um ideal que as une. Não desistam, se não podem ensaiar na igreja, há-de haver mais lugares para ensaiar. Lutem por aquilo em que acreditam e a razão vencerá.
    Quanto ao Sr. Padre, por quem tenho o maior respeito, acho que não lhe ficava mal rever a posição que tomou. Todos erramos e o Sr. Padre também tem esse direito, contudo e por força do lugar que ocupa e a doutrina que prega, tem o dever de ser o primeiro a recuar e reconhecer quando erra, sob pena de tudo aquilo que prega cair por terra.

    ResponderEliminar
  49. GRANDOLA VILA MORENA
    TERRA DA FRATERNIDADE
    O POVO É QUEM MAIS ORDENA
    DENTRO DE TI Ó CIDADE

    Recomenda-se a adaptação para este caso.

    ResponderEliminar
  50. Não vou fazer uma dissertaçao sobre o papel da igreja ao longo da história. Cada um tem liberdade para acreditar e seguir os modelos que entende : Sociais... religiosos.... políticos...
    Parece-me contudo que nunca antes neste blog um assunto tinha conseguido mobilizar tanta gente a exprimir a sua opinião.
    Embora nem sempre concorde com a forma como o fazem apraz-me registar tanta paticipação.
    Mas porque será que outros assuntos que o autor deste blog tem abordado de forma inteligente e que têm realmente interesse publico não suscitam qualquer comentário?
    Será que este assunto não deveria ter sido resolvido internamente sem dar azo a insinuações sobre as motivações de cada um ?
    Não é suposto ser a igreja um local de paz e tolerância?
    Não é suposto as pessoas que a frequentam actuarem segundo os valores que aí são veiculados?
    Então o que é que está mal?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde.
    Na minha modestia opinião axo que este assunto,ja deu o que tinha a dar,ou talvez não,digo eu...
    Esta a passar dos limites,porque com intenção ou sem intenção,ofendem-se as pessoas.
    Estava na hora de as duas partes,dialogarem e acabarem com este conflito,para bem de todos.
    "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"
    "A quem te bater numa face da-lhe a outra"
    são palavras de Jesus.
    pensem,e meditem nelas

    Pai Nosso....

    ResponderEliminar
  52. Depois de ler e de reler todas estas noticias ficam-me algumasquestões:
    QUEM GANHA COM TUDO ISTO?
    QUEM É QUE PERDE?no entanto afirmamo-nos cristãos e até vamos á Missa dominical...
    Que cristianismo é este?
    É um pouco duvidoso...
    Porque será que as autoridaes de Beja ainda nada disseram sobre o caso..?
    É um silêncio comprometedor que não entendemos...e tb temos penas que outros em vez de laçarem àgua na fervura fazem o contrário ainda que pela frente demonstrem,hipócritamente, o contrário...
    Quem não tem telhados de vidro que lance mais pedra..!

    ResponderEliminar
  53. Esta encrenca toda só por causa da senhora Maria João Dores.

    ResponderEliminar
  54. Isto é uma vergonha!
    Os senhores só publicam aquilo que querem?! A final onde está a liberdade de expressão (sem ofensa)?! Só vao à igreja para se exibirem como dizem anonimos lá em cima?!
    Agora percebemos o que é que os outros padres sofreram nas vossas mãos! Afinal o mal não estava nos padres mas sim da comunidade!
    Agradeço a publicação deste comentário que nao quero ofender ninguém da comunidade, mas sim fazer ver que o Padre Manuel não é aquilo que voces tem apregoado. Trata-se de uma pessoa humilde, com vontade de trabalhar, com uma simpatia enorme, pois conheço-o pessoalmente!
    Sejam humildes ao ponto de reconhcer os vossos erros, e tentem uma reconciliação com o senhor Padre no local mais apropriado e nao nos blogs e comunicação social como tem feito!

    ResponderEliminar
  55. PONTO DE ORDEM À MESA

    Sr.ª Maria da Paz

    Para começar, aqui não há "senhores" que "publicam aquilo que querem". Há, quanto muito, UM senhor, que é o moderador, que sou eu, João Nuno Sequeira, que, atá à data, embora o podendo fazer, ainda não deixou de publicar um único comentário acerca deste assunto, fosse ele feito em que sentido fosse.
    Quanto ao restante do seu comentário, ao que parece, humildade não será propriamente um dos predicados do Sr. Prior.
    Creio que o Sr. Prior fará a gentileza de agradecer o abono feito a seu favor por pessoa que o conhece pessoalmente e que, nesse facto, fundamenta a sua convicção acerca do Pároco.
    Eu, claro, não o poderei fazer, dado que não o conheço, apenas por me não ter sido apresentado pessoalmente. Quanto a outro tipo de apresentações, está completa e absolutamente apresentado.

    ResponderEliminar
  56. População de Castro Vedre.....só vos quero dizer que não sabem agradecer o que Deus lhes dá!

    Parem com os males dizeres e sejam verdadeiros Cristãos.....e sigam realmente Jesus Cristo....o vosso Pastor é uma Benção de Deus aprovetem a oportinidade e não se esqueçam que o AMOR supera tudo.....

    ResponderEliminar
  57. Drº.João, veja só quantos comentários!...e vai esta gentinha à missa!...

    Imagine!... e se não fossem?

    beatas falsas!...

    ateu.

    ResponderEliminar
  58. Manuel Eduardo Martins1 de fevereiro de 2010 às 23:53

    Sr. Pe Manuel Pato conheço-o bem a si e às pessoas a que me vou referir. Tenha cuidado com pessoas com António e Cristina Lampreia, Margarida Vilhena, Célia Bernardo e outros que se rodearam de si e lhe encheram a cabeça contra o coro e contra outras questões da Igreja. A diferença é que com o coro mexeu com cerca de 40 pessoas aproximadamente e os outros assuntos não envolvem tanta gente, logo não deram a polémica que este assunto deu. Pense bem, e não ponha no lixo aquilo que qualquer um gostaria de ter na sua igreja, um coro que anima a Eucaristia. Conheço-vos bem pois sou de Beja, mas vou muita vez a Castro Verde e inclusivem à missa.

    ResponderEliminar
  59. Oh amigo João isto não é um coro mais parece um "coiro" ou um conjunto de coirões.
    Esta senhora não basta ter no nome dores, acabou por criar tantas dores aos outros.
    Recapitulando e repondo a verdade. Isto é Resistência à mudança de um homem representante de Deus que quer fazer algo de novo. O Padre Manel percebe de música, é educado, respeitador e firme nas suas convições. Eu j´´a vi este filme num concelho aqui ao lado em Mértola. Foi igual. Havia também uma senhora muito católica, ministra na sua função, mas que também queria impôr a sua vontade.Diz-se que a senhora afinal o que queria era ser vereadora e ali estava um bom palco para se exibir. Pediu a Deus que fosse eleita, mas Deus quiz ser justo e disse que havia outros católicos que não cantando no coro nem indo à missa todos os dias, tinham melhor perfil para a função. E ao décimo primeiro dia de outubro p.p. fez -se justiça.Pois ela também não aceitou a vontade de Deus e abandonou a catequesse.Est´~ao a ver que a Maria das Dôres quer seguir o mesmo caminho?
    Força Padre Manel que fiéis daqueles verdadeiros que não se querem expor não faltarão.Domingo lá estaremos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  60. Drº João
    Aqui vai algo que encontrei na net. Podem ver na net " Serviço diocesano de acólitos", a disposição dos rituais e quem nele participa, lá está no lado lateral o espaço para o Coro. Mas quem decide é quem está no Poder, o Missal Romano permite a existência na lateral de um Grupo que anime a eucaristia. O Padre Manuel Paro e o Bispo D. António Vitalino Dantas também o sabem. Quem tem razão

    O Coro (ou schola cantorum) - é o local onde se encontram os fieis que tem como missão animar e louvar a Deus, motivando a assembleia para uma participação mais activa no decorrer da celebração da santa Missa.


    IMPORTÂNCIA DO CANTO NA CELEBRAÇÕES...
    A Introdução Geral ao Missal Romano, no número 39, deixa bem clara a importância do canto nas celebrações liturgicas.
    não deve faltar o canto nas celebrações, deve haver o esforço por cantar em todas as celebrações, principalmente aos domingos e festas de preceito...
    • cuidar por que o canto tenha qualidade e se faça o esforço por se cantar bem...
    • que o canto seja alegre, exprimindo " a alegria do coração".
    todos os fiéis".
    Deve ter-se presente as capacidades da Assembleia participante.
    • a escolha acertada dos cânticos contribui para a beleza e dignidade da celebração da Eucaristia. Os números 294 e 312 da referida Introdução Geral ao Missal Romano, deixa bem claro o lugar correcto para o grupo coral, fazendo-o com estas palavras:
    " O lugar destinado aos fiéis e ao coro deve ser de modo a tornar mais fácil a sua paticipação activa (da Assembleia reunida)".
    "Tanto quanto a estrutura da igreja o permita, ao coro (grupo coral) deve destinar-se um lugar que manifeste claramente a sua natureza, como parte da assembleia dos fiéis, e a função peculiar que lhe está reservada; que facilite o desempenho dessa sua função, e que comodamente a todos os seus componentes uma participação sacramental plena na Missa".
    Estes dois números sublinham o seguinte:
    • o lugar do grupo coral na igreja deve facilitar a sua função de animar (fazer participar) a assembleia reunida.
    • o lugar do grupo coral deve ser o mais próximo possível da assembleia reunida, e nunca muito distante desta (atrás do altar, no coro da igreja...) dando a entender que o grupo coral não faz parte da assembleia
    • o grupo coral deve ter um "maestro" que estimule a assembleia na participação do canto
    • o grupo coral não existe para "dar espectáculo", fazer "assistir" a assembleia passivamente à beleza do reportório do grupo coral

    ResponderEliminar
  61. Vai essa gente á missa e ainda criticam os que não vão.Eu não vou e secalhar reso mais e peco menos doque essas pessoas que so disem mal umas das outras,que cumunidade vergonhosa ,é isso que aprendem na missa?e o que é que ensinam na catequese(algumas catequistas).mts pessoas ainda não perceberam que tão a mais,,,,

    ResponderEliminar
  62. Boa noite,o que se passa com castro verde e a comunidade castrense?Só agora é que o coro incomoda?Ou sera so dor de cotovelo de quem não tem nada pra fazer.tenho respeito ao sr padre mas cuidado porque assim qualquer dia anda a comunidade ás avessas uns com os outros.É ASSIM QUE DÃO O EXEMPLO E ALGUMAS PESSOAS ATE´SAO CATEQUISTAS,,,

    ResponderEliminar
  63. Dizem por aí que são perto de 40 no coro?
    Tantos!
    Ainda ficava alguém nos bancos?

    ResponderEliminar
  64. eu manuel ribeiro tenho estado a ler estes comentários todos e estou-me aqui a esforçar para não dar nenhum erro hortográfico(eh eh este foi de proposito, a ver se estavam atentos), enfim a ver se não dou nenhuma calinada, vejo-me obrigado a responder 1º porque nao tenho sono (não devia ter bebido aquele café) e 2º porque quero se as pessoas querem ter um coro que mal há nisso eu não vejo nenhum se há pessoas com inveja essas pessoas que façam um tambem que deve haver lugar para mais um, eu ainda não precebi para quê tanto ódio tanta raiva não suposto os cristãos saberem perdoar. Enfim nunca vou chegar a preceber a igreja católica ,a mesma que lutou contra os mouros e dito infíeis que viram-se obrigados a serem cristãos e que hoje chamamos de terrorsistas porque ainda não pararam de lhes chatear a cabeça(isto pode ser assunto para outro debate).Já agora qual foi a ajuda que o vaticano enviou para o Haíti,quem diz Haíti diz Quénia, Nigéria paises assim pró lado do pobre.................há já sei tevem ter enviado missionários, olhem já que a comunidade castrense não gosta do padre tentem enviá-lo para uma missão , ele que vá lá rezar umas missas que a fome que aqueles desgrçados têm é cabaz de passar. Bom vou terminar e desejo-vos, católicos ou não um bom ano á Maria João com dores e sem dores ao Manuel aos Anónimos(epá nunca tnha reparado tanta gente chamada Anónimo, Silvas, Lopes ,Costa sabia que havia muitos agora Anónimos nunca tinha reparado sinceramente, isto deve ser efeito das novelas mexicanas de certeza),sejamos civilizados que isto chega a ser ridículo. Se não tive nenhum erro isso deve-se á D.Raquele minha professora primária, a ela e á régua que ela tinha. Ti Nuno boa noite beijos á BB. e ao J.. Escrevo assim porque não sei se posso dizer os nomes.

    ResponderEliminar
  65. Está aqui um comentário do Padre Pato.
    Vejam se o descobrem.
    è fácil de descobrir

    ResponderEliminar
  66. Como era bom não termos de estar aqui a tratar destes assuntos...
    O que foi que provocou este tomulto?
    O Sr Padre quando acabou de colocar as malas no chão, disse:O coro não pode cantar aqui! Tem que cantar na assembleia... O coro tentou, não conseguiu expulsou-se o coro da Igreja...
    Comentários:
    - O CORO NÃO SABE CANTAR...
    Mas alegra, melhor, Deus porá o que falta, vamos pedir a Deus por isso. É a constatação do nosso nada;
    - O CORO NÃO TEM FÉ...
    Melhor vamos pedir a Deus para lhe dar fé, mas ainda assim, qual fé? A que aparenta? Essa não precisa. Basta-lhe a que verdaeiramente têm;
    - O COR TRÁS MAIS/ MENOS GENTE PARA A IGREJA...
    A responsabilidade de levar pessoas a igreja não é só do coro. Evangelizar é tarefa de todos. Nessa matéria o coro faz a sua parte. Também ninguém abandonou a igreja por causa do coro;
    - O CORO CANTA POR VAIDADE ...
    Ainda bem, toda a vaidade do mundo lhe fica bem por cantarem em CRISTO. Esta é a vaidade boa.
    Tudo faremos para ajudar o Sr. Pe. Manuel Pato, estamos sempre com ele nas boas e nas más decisões.
    Estamos com o CORO, provavelmente não para lhe dar benesses, mas para lhe pedir mais sacrificios.
    Rectificar, perdoar, unir também é caridade.
    Rectifiquemos cada um de nós, para que todos sejamos um só povo de DEUS.

    ResponderEliminar
  67. Então,já não é só o Padre,são tambem os catequistas?
    Quem vem a seguir?

    ResponderEliminar
  68. É UMA VERGONHA NA IGREJA CASTRENSE. A MARIA JOAO QUE VA PREGAR E ARMAR DESACATOS NA TERRA DELA. NEM UMA PAUTA SABE LER. E UMA VAIDOSA, A SRA MAESTRINA.... AHAHAHAHAHAHAHAH..... QUERIA ELA TER UM DIA ESSE TITULO.... ELA NAO TEM FE, NEM CONSCIENCIA DE IGREJA NENHUMA, SENAO NAO TINHA FEITO QUE O CORO AGISSE ASSIM DESTA MANEIRA COM O PE MANUEL PATO, QUE É UM BOM HOMEM, INTELIGENTE, CONHECEDOR DE MUSICA, UM HOMEM COM O DOM DA PALAVRA, COISAS QUE A MARIA JOAO SO TEM PARA FAZER CONFUSOES. SE É TAO CRENTE EM DEUS E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO, PORQUE JA NAO ESTA A GUITARRA NA IGREJA, E O ORGAO? ENTAO PARA ONDE OS LEVOU? VAI FAZER UM NOVO COIRAO? EHEHEHHHEH... AII AIAII, MARIA JOAO LEVA AS COISAS PARA A IGREJA QUE ELAS NAO SAO TUAS NEM DO COIRO. SAO PERTENÇA DA PAROQUIA... SABES O QUE E UMA CLAVE DE SOL? E UMA COLCHEIA? EU ACHO QUE NAO SABES. SO SABES E FAZER MA CARA AOS CORISTAS QUANDO ELES POR LAPSO SE ENGANAM OU DESAFINAN, PARECES UMA DITADORA. TOMA VERGONHA MULHER, PEDE DESCULPA, ABANDONA O CORO, VAI PARA A TUA TERRA DE ONDE NUNCA DEVIAS TER SAIDO, DEIXA O CORO CANTAR NA ASSEMBLEIA JUNTO DOS FIEIS. QUANDO HOUVER CONCENTOS LOGO CANTAM EM LUGAR DE DESTAQUE, E LOGO BATEM PALMAS, NA MISSA NAO TENS DE ESTAR A ESPERA DE PALMAS, POIS É UM MOMENTO ESPECIAL NA VIDA DO CRISTAO, O SACRIFICIO DA EUCARISTIA, ONDE SE CELEBRAR O MEMORIAL DA PAIXAO E RESSUREIÇAO DE JESUS, FEITO HOMEM,... AI DESCULPA, TU NAO PERCEBES NADA DISTO QUE DISSE, QUANTO MAIS SERES CORDENADORA DA CATEQUESE TAMBEM... VAI-LHA ME SAO MIGUEL E SANTA BARBARA DOS PADROES. SE O PADRE RUI CA VOLTASSE PUNHA TUDO NOS TRINQUES, ACABAVA COM TUDO ISTO QUE ESTA A HAVER, FARIA O QUE O PADRE MANUEL PATO TA A FAZER. POR A CASA NA ORDEM, POIS ELE E O PASTOR QUE GUARDA O REBANHO A SUA MANEIRA, E AS OVELHAS TEM SE SEGUIR O SEU PASTOR E NAO SE TRESMALHAREM SURDAS A SUA VOZ... ESCUTANDO A VOZ DA MARIA JOAO. FORÇA PADRE MANUEL PATO, FORÇA IGREJA CASTRENSE, VAMOS COLOCAR A MARIA JOAO A MILHAS DE DISTANCIA. SE EU FOSSE AO BISPO DE BEJA, JA TINHA ENCERRADO A BASILICA DE CASTRO VERDE E AS IGREJAS DA VILA CASTRENSE, SO OS FUNERAIS ERAM REALIZADOS, MAIS NADA. PARA APRENDEREM COMO SAO. E AI ONDE IAM CANTAR OU IAM PARA A RADIO CASTRENSE CANTAR E DIZER MAL DO PADRE MANUEL PATO NOVAMENTE. TOMEM VERGONHA E ARREPENDAM-SE DOS PECADOS QUE ESTAO A FAZER CONTRA JESUS CRISTO, VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM, POIS FIQUEM SABENDO QUE O PADRE NA MISSA FICA IN PERSONE CRISTO, OU SEJA FICA NA PESSOA DE CRISTO, É CRISTO JESUS QUE ALI ESTA E NAO O PADRE. QUE NAO SE TRATA POR VOCE, MAS SIM POR SENHOR PADRE MANUEL PATO. ASS: ALGUEM ATENTO

    ResponderEliminar
  69. Entrei neste blog por acaso, mas pelo artigo inicial verifiquei o seguinte: O artigo demonstra um elevado nível de parvoice,burrice, maledicencia e ignorancia, muito mais do que é permitido por lei!!!

    ResponderEliminar
  70. Continuo a verificar que esta "palhaçada" ainda não terminou e chamen-lhe o que quiserem..pena que alguns venham para aqui com outras finalidades e que nada têm a ver com o processo em questão..não é sr Manuel Ribeiro?
    Para quê o Haiti..Quénia..Nigéria...entre outros..?
    Pelo q posso verificar sr Manuel está muito fora da realidade....
    Se as contas do estado do Vaticano,dão saldos negativos é devido em grande parte às grandes ofertas que são feitas para esses Países.Será que já se preocupou em dar alguma coisa para essa "pobre" gente?!
    Olhe que há por aí algumas contas onde pode fazer o seu depósito...QUER?
    Força senhor Manuel...!

    ResponderEliminar
  71. Anónimo das 11.38

    só pelo facto de não se identificar, nem lhe devia dar o troco.
    Quanto à burrice, é matéria que, por se tratar de sua lavra, me não pronuncio. Serão ssuntos a resolver entre si e a sua familia.
    Quantos aos outros epítetos, se puder especificar onde está a parvoice, a maledicência e a ignorância, faça favor que a linha está aberta.
    Quanto ao que excede a lei, se assim o é, faça o favor, o meu nome é público.
    Isto se estiver a falar do artigo. Se estiver a falar dos comentários, não impedi a publicação de nenhum comentário.
    Só por mera informação, os IP dos participantes ficam gravados, estando csds um dos participantes vinculados aos respectivos escritos. Inclusive o seu.

    ResponderEliminar
  72. Boa noite.

    Antonio,Cristina,Margarida,Celia,lembrem-se do que Jesus disse no sermão da montanha:"Bem Aventurados sereis,quando vos insultarem,vos perseguirem,e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim".não desistam,de viver a vossa fé,a intenção deste comentario é essa.

    Pai nosso...por tds

    ResponderEliminar
  73. Não, não vou fazer comentários sobre o coro.
    Meu caro blogger, que fixação doentia com os ABASTADOS!!!
    Não tente encapotá-la com rosnadelas anti-clericais, porque o seu problema é tão básico que poria o Freud a bocejar de tédio.
    Chama-se complexo de... dor de corno (em bom vernáculo, em atenção à sua inclinação pseudo-classe operária).
    Como dizia o anúncio, a inveja é uma coisa muito feia.
    (De alguém que tem um glúteo reconhecidamente inferior ao seu e que não morre de inveja por causa disso).

    ResponderEliminar
  74. Acabei de ler estes comentários. Estranhos, por sinal. O Padre Manuel esteve em Mértola, onde foi muito bem acolhido e onde fez um bom trabalho.Não aconteceu nada semelhante ao que se está a passar em Castro- Verde.
    Quanto à senhora que queria "ser vereadora"e quis Deus que não o fosse", como é afirmado num dos comentários, nada tem a ver com o assunto em questão.Tem o prazer de se amiga do Padre Manuel, aprendeu muito com ele e continua a trabalhar na paróquia e com o empenho de sempre na catequese paroquial.
    O Padre Manuel sempre foi simpático, educado e muito competente na sua missão de sacerdote.Mértola ficou descontente com a saída dele, mas como comunidade cristã que é, recebeu com o mesmo carinho os Senhores padres que, curiosamente, vieram de Castro- Verde.
    Todos somos diferentes, mas a todos temos o dever de tratar com respeito. A humildade é uma componente essencial na atitude de vida de qualquer cristão.
    Maria Sebastiana

    ResponderEliminar
  75. Boa noite a todos!

    Apesar de entender que o que se escreve aqui ou em qualquer outro blog, sobretudo porque quem escreve fa-lo quase sempre de forma anónima, não ter grande relevância, não posso deixar de dizer algo sobre este tema, até porque muito embora seja de Mértola e lá trabalhe, vivo em Castro Verde há alguns anos.
    Não posso deixar de dizer que estou verdadeiramente chocada com muitos dos comentários que aqui leio, pois que demonstram uma enorme falta de tolerância, coisa que, francamente, não pensei que abundasse tanto por estas bandas. Ora, não é esta a ideia que tenho do povo desta terra que tão bem me recebeu. Acredito que sejam meia dúzia, ou nem isso, os que aqui vêm insultar o Sr. Padre. Mas mesmo assim é grave. Poderão achar que sou sua amiga ou frequentadora das suas missas. Enganam-se! Não vou à missa e conheço o Sr. Padre apenas de vista. De Mértola, pois que em Castro Verde apenas o vi uma vez.
    Quando aqui li estes comentários pensei: não pode ser, o sr. esteve em Mértola dois anos, cumprimentou-me sempre com toda a educação e simpatia apesar de eu nem sequer frequentar a igreja, nunca ouvi falar nada de mal acerca dele, logo isto só pode ser um equivoco.
    Devo dizer que até resolvi "pesquisar" sobre a estadia do Senhor em Mértola e todas as respostas que obtive foram no sentido de que era simpático, dinâmico, excelente pessoa, divertido e um optimo padre, ou seja, nada tem a ver com o "ditador" e retrógrado que alguns comentários aqui descrevem.
    Mais, fiquei a saber que quando se soube em Mértola que o sr. vinha para cá até houve quem pedisse para ele ficar, quem escrevesse ao Sr. Bispo a pedir que não fosse tranferido. Soube também que continua a visitar os mertolenses e que continua a ser muito querido por lá. Assim sendo, meus caros, não percebo qual é o vosso problema, sinceramente. O Sr. é antiquado?! Durante dois anos em Mértola ninguém deu por isso e olhem que ele foi substituir um Padre ultra moderno (e de quem toda a gente gostava muito)e ainda assim tudo correu pelo melhor e até deixou saudades!
    O que quero dizer com tudo isto é muito simples: dialoguem, esclareçam os mal entendidos, deixem de enxovalhar o Senhor e a vossa terra e chegarão à conclusão que o Padre Manuel Pato é o padre de todos, dos católicos, dos que não são católicos, dos ricos, dos pobres, dos que têm fé e dos que a não têm, dos que cantam e dos que não sabem cantar, dos vaidosos e dos humildes, enfim, de todos. Porque foi assim que ele foi em Mértola e, certamente não foram 43 km e uns poucos meses de distância que o fizeram mudar.
    Cumprimentos a todos e, permitam-me, um cumprimento muito especial para o Sr. Padre, que acreditem ou não nem sequer sabe o meu nome, que é exactamente aquele com que me identifico aqui e em todos os blogs onde comento, coisa que já agora sugeria que V. Exªs fizessem já que o anonimato, sobretudo quando utilizado para denegrir a imagem de alguém, é bem revelador da cobardia de quem o utiliza.

    ResponderEliminar
  76. Antonio Carmona de Castro Verde diz: esta senhora que diz tão mal do coro e da Maria Joao deve ser uma burra sem cultura nenhuma devia dar a cara pois visto ser tão "FRONTAL" e "MENTIROSA" na forma com escreve, minha senhora va dar uma volta, diz para a Maria Joao se ir embora pois va a senhra e para bem longe porque a Maria Joao trabalha em pro da cultura da nossa terra é de pessoas como ela e que a terra precisa e pessoas como a "SENHORA" aaaaaaaaaa, não fazem falta nenhuma,

    ResponderEliminar
  77. O tal das 00.39
    Meu caro, gostei da elevação da sua resposta. Uma argumentação verdadeiramente demolidora!!!
    A ideia era pôr alguém a espumar de raiva. Missão cumprida.
    Foi um prazer. Hasta siempre....

    ResponderEliminar
  78. Como podem colocar a este nivel a igreja de Castro? Então que regateirice é esta!!! Vão á igreja para quê? Fiquem em casa,parem de fazer figuras tristes, cambada de analfabrutas. Eu sei o que vos falta, mas é feio dizer.

    ResponderEliminar
  79. Essas falsas ratas de sacristia agora queriam ser as artistas e fazer da missa um espectáculo.O sr Arlindo que as leve pró olival apanhar zétonas e mondar!

    ResponderEliminar
  80. Depois de tudo o que acabei de ler não posso de me deixar de entristecer por tanta inresponsabilidade.
    quem esta de fora diz o que calha e não o que sabe! opiniões são coisas para cafés , este assunto requer discurso construtivo:
    é claro que aqui esta a evidencia de um melindre pessoal:
    se o Coro quer participar no canto da missa, no cumprimento da sua função , então tanto lhe faz que cante de lado, como de frente , ou até mesmo de trás: Os grandes coros estão sempre ocultos porque o importante é a sua execução e não a sua imagem.....
    mas claro talvez o coro de Castro Verde precise de se mostrar devido à falta de dotes musicais !
    e Quem é que está a fazer birrinha? O Pe Manuel ou A Maria João ???? vamos lá ver as coisas como elas são e deitem o chupa chupa fora que esta na hora de parar a "brincadera"

    ResponderEliminar
  81. Olá. A função do coro, principalmente da Maria João Dores e o Sr. Arlindo, nesta missa de domingo dia 7 de Fevereiro foi mandar as pessoas que fazia parte do coro não cantarem. Isto sinceramente é vergonhoso. Vão para a comunhão e no regresso vem a fazer uma palhaçada a subir a igreja,todas sorridentes para mostrarem que não cantam. MAS VOCÊS PENSAM QUE SÃO MAIS QUE OS OUTROS? E MARIA JOÃO PENSAS QUE TENS O PODER DE MANDAR AS PESSOAS CALAREM-SE? Se estás de greve tudo bem, mas não podes obrigar as pessoas que faziam parte do coro a não cantar. Sempre tiveste a mania que fazias tudo o que querias, mas aqui está um Sr. Padre que não admite isso. se eu fosse a ti ficava em casa em vez de ires fazer palhaçadas para a missa a mandar as pessoas a calarem-se. Deves de te achar superior é o que é, mas de superior não tens nada e se queres um lugar de destaque vai para cima da entrada e mete lá uma câmara a filmar para se projectar no Altar. É de salientar que a D. Dilar hoje estava com medo de cantar junto do seu marido (Sr. Arlindo) e da Maria João Dores visto que ambos andam a verificar quem canta ou não.

    ResponderEliminar
  82. Tanto atrasado mental.
    Para que vão a Igreja, para cantar? Se o objectivo de ir à igreja é o coro não acham preferivel ir a Filamórnica?
    Coros e coristas são os actores principais em Las Vegas.

    ResponderEliminar
  83. resposta ao 07/02/2010 14:49 vai a missa com que função verificar o que cada um faz o que trazem vestido ao pé de quem estão, a forma como se comportam, sera que faz parte da FACE OCLUTA DE CASTRO VERDE, se é catolico praticante ja que vai a missa não esta a agir muito bem pense nisto porque a função de um catolico dentro de uma igreja não é esta. Já chega de coscuvilhice em torno de pessoas a que se refere. Estamos para ver até onde vai esta blognovela. Quem é ofensivo para com o Sr.Padre Pato ou com os membros do Coro, façam uma reflexão, se estão a agir para a tolerância que deve haver entre as pessoas. Elisa Rosa de Castro Verde

    ResponderEliminar
  84. Só queria comentar que é uma vergonha que as pessoas que escrevem aqui, não penhã a coragem de se Identificar, pois seria mais facil a todos seber quem ataca quem, ou então quem defende quem. Ou ainda saber quem não tem a coragem de falar na cara dos que estão a ofender pois alguns dos que ofenden nen sequer os conhessem.

    ResponderEliminar
  85. Ó coristas isto já chega,partam para outra,com essas lindas vozes, boa perna bóra pró teatro! Mas ó sr Arlindo, o sr tambem me saiu cá um rapioqueiro! iiii,iiii.Olhem que a fama tem um preço! Parem a sério isto já é uma vergonha, para os castrenses.

    ResponderEliminar
  86. Elisa se não sabe do que se passe cala-se porque uma pessoa vai à missa e só ouve as pessoas do coro a fazerem barulho e mal se ouve o padre por isso é melhor estar calada se não sabe da missa a metade ok?e para mais as pessoas do coro são descaradas que qualquer pessoa se apercebe das suas atitudes... e para mais tenho mais que fazer se não olhar ao que levam vestido, se a Sra diz isso é porque se vai lá é para fazer isso ao contrário das outras pessoas e nem lhe vou dirigir mais palavras porque pessoas como a sra existem muitas e só merecem desprezo

    ResponderEliminar
  87. Católicos que querem dar o exemplo da humildade e tolerância? e ainda dizem que as testemunhas de jeová são uma seita? Pois, dos Jeovás nunca vi tamanha vergonha... pelo menos são humildes e bem educados... Quem é que é uma seita de gente mal formada?

    ResponderEliminar
  88. Mas o que andam a fazer os homens destas devotas? Bem com o cerro do liro aqui tão perto!?.... Quando acabarem esta novela ainda as vamos ver empunhando cartazes ao estilo das mães de Bragança, sim porque já percebemos que as mulheres querm protagonismo.O sr Arlindo que tenha decoro e saia de cena, isto está a queimar-lhe a imagem. E a m joão a lixar todas as pessoas do coro. Deixem de ser ovelhas!

    ResponderEliminar
  89. Acho que isto já atingiu o limite do admissível, pelo que a partir daqui não será publicado mais nenhum comentário acerca deste assunto.

    O administrador do blogue
    JNS

    ResponderEliminar
  90. Até que enfim! nem sei como se pode permitir tanto. No fundo é a nossa terra por via daqueles que utilizaram a igreja que chegou a esta pouca vergonha!

    ResponderEliminar
  91. Foi a resolução mais sensata que foi tomada!
    Parabéns!
    Uma coisa é utilizar o bloc para resolver problemas...etc e não para amachucar as pessoas......MUITO BEM!

    ResponderEliminar
  92. manuel ribeiro filho do manel do talho10 de fevereiro de 2010 às 21:52

    manuel ribeiro diz com isto tudo ja vai mais gente á igreja boa publicidade.
    ti nuno um abraço beijinhos á bb e ao j

    ResponderEliminar