quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Verão Eleitoral



Não fossem as elevadas temperaturas que se fizeram sentir e talvez este Verão fosse, como se dizia antigamente na tropa (o que é isso? perguntarão os mais novos) de "tocar a capotes", o que é estranho quando se antecipava um "Verão Quente" eleitoral que, afinal , de novo, apenas trouxe a música da série Verão Azul a abrir as iniciativas da CDU/PCP-PEV e a cena das bandeiras.

PS

O Partido Socialista de José Sócrates, que apoia a candidatura do Partido Socialista de José Sócrates aos órgãos autárquicos de Castro Verde, por muito que alguns não queiram tal apoio, empenhou-se seriamente em inaugurações e re-inaugurações de tudo e mais alguma coisa, e quando tal coisa não existe, inaugura-se a maqueta ou celebra-se o lançamento da primeira pedra de uma qualquer infra-estrutura que apenas será construída daqui por 5 anos, o que até dá jeito para a próxima eleição. No mínimo comemora-se o lançamento de um qualquer concurso que todos sabemos já que vai parar, de qualquer forma, às mão de Jorge Coelho.

Novidade no PS, ou nem por isso, procede-se a uma descarada operação de cosmética, de transformismo travestista do Governo, individual e colectivamente considerado, o que passa pela tentativa de transmitir a imagem hipócrita de Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues, Rui Pereira ou Mário Lino como pessoas acessíveis, simpáticas, diria mesmo, carinhosas, enquanto se escondiam os não ministros Jaime Silva, Mariano Gago e Pinto Ribeiro, já que não podiam esconder Pinho, entretanto enviado para uma tournée pelas melhores praças do México.

Pedro Silva Pereira, a alma parda do socratismo, levou sumiço. Augusto Santos Silva e Teixeira dos Santos, andam por aí. A pasta da defesa não tem Ministro.

Salvou-se no meio disto tudo a Ministra da Saúde Ana Jorge, que conseguiu transmitir alguma tranquilidade ao país quando as televisões se entretinham a lançar descaradamente o pânico no país.

PPD/PSD

O PSD, e a sua líder, conseguiram desbaratar num mês os dividendos da vitória pessoal de Paula Rangel, e da não-vitória do partido nas eleições europeias. O episódio de António Preto e a exclusão de Pedro Passos Coelho das listas, deitaram por terra todas as tentativas de Manuela Ferreira Leite para credibilizar o partido junto eleitorado da direita e centro-direita.

CDU/PCP-PEV

A CDU apostou em acções de campanha nos locais escolhidos para as férias pela grande maioria daqueles que se puderam dar a esse luxo, sem, no entanto, deixar por mãos alheias o calendário de inaugurações de sedes de campanha por todo o país, com ou sem a presença de Jerónimo de Sousa.

De qualquer forma, como é natural, a grande preocupação da CDU/PCP-PEV é preparar a sua máquina eleitoral, dado que o recurso a empresas externas é reduzido ao mínimo, e organizar o grande evento que constitui a Festa do Avante.

CDS-PP

Paulo Portas contínua igual a si mesmo: popularucho. Diz tudo aquilo que as pessoas, por mero senso comum, gostam tanto de ouvir. Quem não quer mais segurança? Quem não quer uma pensão melhor? Quem não quer uma escola melhor? O que as pessoas não ouvem é a forma que o CDS escolhe para resolver estes e outros problemas, que passam pela resolução do problema na sua génese e não através da repressão.

Está esquecido que esteve no Governo, em que o CDS foi responsável pelas pastas da Justiça e da Segurança Social e em que o sumo da sua acção foi muito amargo, mesmo muito amargo.

BE

O Bloco de Esquerda está a aproveitar o descontentamento das classes médias intelectuais, designadamente os professores e algumas carreiras técnicas do funcionalismo público, e aposta no élan adquirido com o excelente resultado obtido nas europeias.

Hoje, durante o debate entre Louçã e Jerónimo de Sousa, ficou mais que provado que há mais pontos de convergência do que de afastamento. Haja abertura de ambos os lados e talvez cheguemos a algum lugar.

Os casos Sá Fernandes e Chora, de alguma forma vieram dar razão ao PCP quando este partido defende que não vende a alma ao diabo por um lugar de poder.

Como se vê pela amostra, foi um Agosto quase gélido, em termos políticos.

Salva-se agora Setembro com as broncas das pressões ao Presidente da Fundação Sá Carneiro e o afastamento de Manuela Moura Guedes do Telejornal de 6ª Feira. A confirmarem-se os rumores, pode ser ser que o Partido Socialista de José Sócrates tenha acabado de perder as eleições, ou de reduzir a sua maioria ao mínimo, necessitando sempre de fazer acordos para governar ... se conseguir.

2 comentários:

  1. ouvi ontem a primeira sondagem numa conversa de café. Não sei se tem correspodencia com a realidade ,mas foi a única que ouvi:

    Por Castro - 53%
    Cdu - 44%
    psd - 3%

    Isto daria

    3
    2
    0

    em vereadores

    ResponderEliminar