segunda-feira, 8 de junho de 2009

CDU/PCP-PEV Vence em Castro Verde



Se houve algo atípico nas eleições de 7 de Junho de 2009 foi o facto de a CDU/PCP-PEV ter vencido, folgadamente, no concelho de Castro Verde onde normalmente, portanto, tipicamente, o PS vence as eleições não autárquicas.

Os resultados foram os seguintes:

Com o mesmo número total de votantes que em 2005, apenas mais 20, a CDU obteve 982 votos (39,25%) , contra 797 (32,11%) em 2005, o que representa uma subida de 185 votos.

O Partido Socialista obteve 652 votos (26,06%), contra 1102 (44,40%) em 2005, ou seja, menos 450 votos.

O PSD e o CDS, que em 2005 concorreram coligados, angariaram, respectivamente, 245 votos(9,79%) e 80 votos (3,20%), o que totaliza 325 votos (12,99%) contra 252 votos (10,15%) em 2005, demonstrando um crescimento de 73 votos.

O Bloco de Esquerda obteve em 2009 um crescimento de 175, em que teve 303 votos (12,11%), relativamente a 2005 quando conseguiu 128 votos (5,16%).

Assim, em Castro Verde, e à semelhança do resto do país, o PS perdeu para todos os concorrentes.

A CDU conseguiu a vitória em três distritos, Beja, Évora e Setúbal.

No distrito de Beja venceu nos concelhos de Alvito, Cuba, Vidigueira, Moura, Serpa, Beja, Aljustrel, Castro Verde e Mértola.

No Distrito de Évora conquistou os concelhos de Mora, Arraiolos, Vila Viçosa, Redosndo, Alandroal, Vendas Novas, Montemor-o-Novo Viana do Alentejo e Portel.

No Distrito de Setúbal saiu vitoriosa em Alcochete, Moita, Barreiro, Seixal, Palmela, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Ganhou ainda nos concelhos de Alpiarça e Coruche, no distrito de Santarém.

De recordar que, na célebre sessão de Évora, em que Vital trocou Mina de São Domingos por Aljustrel, Capoulas Santos, responsável pela máquina eleitoral do PS se gabou de ter sido o "coveiro dos comunistas" no Alentejo, facto de que sentia "orgulhoso".

Já sabemos que Capoulas Santos não serve nem para liderar a máquina eleitoral do PS nem para coveiro de comunistas.

Ainda bem!

2 comentários:

  1. È verdade que poderiamos ser o governo de um país com um território muito apetecível ( Setubal, Évora, Beja ). Se eu tivesse responsabilidades nesse governo, a primeira coisa que fazia, era uns quantos saneamentos políticos por inadequada formação para o desempenho de importantes funções de decisão. Estou-me a lembrar por exemplo das decisões sobre aplicações de Fundos Comunitários ( in-Alentejo,etc,etc... )
    Reformados com rendimentos razoáveis para o nosso universo de pensionistas, só poderiam exercer funções de voluntariado não remuneradas.
    O exercicio da política só seria permitido a quem já tivesse tido outras actividades anteriormente,para evitar os vícios da necessidade de continuação e a consideração de imprescindível. Bem por aqui me fico...Ainda sobre as eleições, é verdade que a CDU sem boleis da comunicação social ressurgiu no seu velho território revelando mais uma vez ser a força política onde o voto militante não se apaga fácilmente mau grado os abanões que muitos têm levado...
    Por cá logo se vê, como vai ser...
    Só um desabafo; a ultrapassagem feita pelo BE, no fundo no fundo, deixa uma aziasita muito má de passar...não vale a pena dizer o contrário. È por dentro que as explicações se tornam muito necessárias.

    ResponderEliminar
  2. O que Pedro Namora diz no seu Blog Vale a Pena Lutar, só confirma a aziasita a que eu me referi no anterior comentário.
    O que terá verdadeiramente levado Namora a não seguir o seu PCP em Setúbal, e candodatar-se pelo PPM?
    Eis o texto de Pedro Namora:
    "A vigarice é tanta, tanta a sem vergonha, que os merdosos que sob a capa de jornalista não fazem senão reproduzir a voz dos donos, empenharam-se em desvalorizar o magnífico resultado obtido pela CDU nas ultimas eleições para o Parlamento europeu.
    Mais de 70 000 votos conseguidos, através de uma subida extraordinária conseguida em todos os distritos nacionais, não só desmentem o conto do vigário do declínio eleitoral do PCP, como confirmam as reais possibilidades de subida e reforço eleitoral dos comunistas e seus aliados. Ora isto, manifestamente, contraria os planos de Belmiro Azevedo e quejandos.
    Afinal, tanto investimento no be, tanta mordomia aos trotskistas encapotados, haveria de ter por certo o revés dos que, no PCP, fazem da luta contra a barbárie do capitalismo, o motivo principal das suas vidas.
    Daí até perceberem que o BE não vale a pena, vai um salto de caracol. E quando esse momento chegar, quando as televisões e jornais dos patrões silenciarem os histriónicos guinchos de louçã, daniel oliveira e fernando rosas - o historiador do regime - vai ser o bom e o bonito.
    O be canibalizou o voto descontente do ps. O be capitalizou politica e fugazmente o que os gatos fedorento fruem no momento humorístico nacional. Uns e outros são fruto do políticamente correcto e partilham, em igual medida, o horror aos princípios. O seu desaparecimento será inevitável, embora o be possa ainda ajudar a assassinar muita resistência ao capitalismo.
    Veja-se o exemplo do seu representante na comissão de trabalhadores da Auto-europa e perceber-se-á a gelatina de que é feito, de que são feitos os louçã, rosas e oliveiras.
    O PCP, que sabe não poder contar , felizmente, com os favores dos detentores do poder, é um Partido forjado na luta, com quase um século de existência, honesto, com projecto e conhecimento dos problemas nacionais. Por isso valoriza o importante facto de mais 70 000 portugueses terem depositado na sua gloriosa bandeira a confiança no futuro."

    posted by Pedro Namora às 23:00 0 Comentários

    ResponderEliminar