domingo, 3 de maio de 2009

João André. português, ribatejano, 85 anos.

O programa Nosvas Oportunidades. e o aproveitamento político trouxeram-no para a ribalta e para as headlines dos noticiários nacional, com direito a fotografia com o Primeiro-Ministro, com a Ministra da Educação, e com uma senhora que apenas dizia "Magalhães", vá-se lá saber porquê.

Diz que o Mestre João André obteve o diploma do 12.º Ano, lá na Novas Oportunidades, e oo senhores ministros, porque não têm uma crise com que lidar, lá rumaram a Salvaterra de Magos em busca de uma foto junto de João André, que agradeceu o incómodo do Primeiro-Ministro em se deslocarar para a entrega do diploma.

Nada que agradecer, pois então, o Primeiro-Ministro não perde a oportunadade sempre noav de se aproveitar das circusntâncias para mais um bocadito de campanha eleitoral.

mas eu escrevo este post não porcausa do aproveitamento político da circunstância por parte do primeiro-Ministro, nem por causa das Novas Oportunidades, coisa de que duvido desde que li que um campeão de kick-boxing iria conjugar o estatuto de alta competição com o 12.º ano obtido nas ditas novas oportunidades, para se candidatar ao curso de ... Medicina. Nem menos, sem uma única aulinha de química ou biologia, Medicina.

Escrevo por causa de João André.

Em entrevista a Mário Crespo deu uma lição de humildade, de razoabilidade, de um à vontade perfeitamente natural de quem sabe daquilo que sabe, e sabe muito da vida, e dos ofícios por que passou.

É um comunicador nato, com uma postura correctissíma, com um português linear, conciso e preciso, apenas o necessário para transmitir a sua experiência de uma forma clara e escorreita, acessível a todos os que o estavam a ouvir.

Cá para mim, quem aprendeu mais foram os professores das Novas Oportunidades, porque João André não tem apenas o 12.º Ano, mas uma licenciatura tirada na Universidade da vida.

Mário Crespo disse que nunca tinha tido momentos que o honrassem tanto naquele estúdio como aquela entrevista.

Eu senti-me muito honrado em ouvir a lição que João André transmitiu através da televisão.

Sem comentários:

Publicar um comentário