segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sócrates reeleito Secretário-Geral do PS

Os militantes do Partido Socialista reelegeram José Sócrates para Secretário-Geral do PS, nas eleições que decorreram entre sexta-feira e ontem.

José Sócrates foi eleito com 96,43% dos votos, tendo-se registado 2,79% de votos em branco e 0,76% nulos.

Na eleição para delegados ao XVI Congresso Nacional do PS, a moção de José Sócrates, “PS: A Força da Mudança”, obteve 1700 delegados, a de Fonseca Ferreira, “Mudar para Mudar”, obteve 21, e a de António Brotas, “Democracia e Socialismo”, elegeu um delegado.

Estes resultados correspondem ao apuramento de 711 das 718 secções de voto ficando oito delegados por atribuir de um total de 1730.

Estão ainda por apurar as secções de Chateauxbriand (França), Suíça e Winnipeg (Canadá). A votação não se realizou em Dortmund (Alemanha) e Belo Horizonte (Brasil).

As eleições serão repetidas nas secções de Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares, ambas na Federação do PS/Coimbra.

A repetição do acto eleitoral terá lugar a 20 de Fevereiro, à mesma hora, no mesmo local.

Maria Manuela Augusto reeleita Presidente do Departamento das Mulheres Socialistas



15-Fev-2009
Maria Manuela Augusto foi reeleita Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas por cerca de 97 % das militantes que participaram no acto eleitoral que se realizou sexta-feira e sábado, no Continente, Regiões Autónomas e nos círculos da Europa e fora da Europa.
Aos actos eleitorais para eleição da Presidente e do Conselho Político do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, foi apresentada uma única candidatura, a da actual Presidente do Departamento, Maria Manuela Augusto. À hora do fecho das urnas, e quando está já apurada a totalidade dos resultados nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, em onze das Federações (Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Algarve, Guarda, Leiria,Portalegre, Santarém, Viseu e Regional Oeste) e na maioria das Secções das restantes oito Federações, é já possível informar de que a lista por esta apresentada para o Conselho Político foi eleita por cerca de 95% das militantes de todo o país. De salientar que estes são resultados provisórios, uma vez que não foram ainda apurados os resultados de várias secções, nomeadamente nas Federações da Área Urbana de Lisboa (FAUL) e no Porto, as duas maiores do Partido Socialista.

Partido Socialista quer impor obrigatoriedade da educação sexual nas escolas



13-Fev-2009
O PS entregou ontem, no Parlamento, um projecto para impor a inclusão obrigatória da educação sexual nos projectos educativos das escolas, assim como uma carga horária mínima de 12 horas por ano lectivo.
Além da exigência da inclusão obrigatória da educação sexual nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, o diploma impõe também a existência de um professor coordenador para esta matéria e que, designadamente no secundário, seja dado conhecimento aos jovens da legislação e serviços "a que podem recorrer no âmbito da saúde sexual reprodutiva".O diploma prevê a existência de parcerias entre escolas, comunidades locais e autarquias, e propõe que cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada dedique um dia por ano lectivo à educação sexual. Entre outros aspectos, o projecto do PS também descreve que matérias de educação sexual devem ser ensinadas nos diferentes graus de ensino.A Confederação Nacional das Associações de Pais já considerou "positivo" o projecto do PS para impor a obrigatoriedade da educação sexual nas escolas: "Tornar obrigatória esta oferta educativa nas escolas públicas é extremamente importante e desse ponto de vista é uma medida positiva", afirmou o presidente da Confederação, Albino Almeida.
Comentário
Eis três notícias do Partido Socialista, sem qualquer intervenção da minha parte, a não ser o símbolo. Sim, por que aqui, neste blogue, não temos problemas em colocar o símbolo oficial do Partido Socialista.
Apenas para deixar nota da eleição de Sócrates para novo mandato como Secretário-Geral dos socialistas (???), e de Maria Manuela Augusto para liderar as Mulheres socialistas (???).
A pedido de um participante, solicita-se informação acerca dos resultados da votação em Castro Verde, dado que ainda não constam no blog da concelhia, e não é possível colocar questões naquele espaço, democraticamente, fechado à participação pública.
A terceira, porque se trata de uma medida que apoio inteiramente - educação sexual no ensino público -, e apenas trago à colação pela forma como é noticiada. Aquele "impor" na epígrafe mostra bem o sentido democrático do Partido Socialista e do malhador-mor do reino que dirige a comunicação do PS.
Portanto ficamos a saber que o PS não vai tornar a educação sexual obrigatória do ensino público, como matéria curricular, mas, democraticamente, vai impor o ensino daquela matéria.
Toma lá que já levaste!

1 comentário:

  1. A moção de António Brotas elegeu um delegado, provavelmente ele próprio. Lá vão alguns delegados ser feridos na sua sensibilidade ao terem de ouvir falar em socialismo ("Democracia e Socialismo"), quando agora, caídas todas as máscaras, só querem ouvir falar de como salvar e melhorar o capitalismo, como têm dito e escrito alguns "pesos-pesados" do PS.

    ResponderEliminar