terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Karl Marx em 1867



Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado.


In O Capital, 1867






From: http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com/2009/02/karl-marx-in-o-capital-em-1867.html

Comentário


Não fui eu que disse. Eu só transcrevi...

6 comentários:

  1. mas esqueceu um detalhe:
    o estado é refém de máquinas politicas ao serviço dos detentores do capital. assim e de uma assentada, estes fazem-nos pagar os seus prejuizos e depois de tudo recomposto a dança volta a ser a mesma. até á próxima crise...

    ResponderEliminar
  2. Sagher, segundo a tua previsão a próxima crise, com convulsão social de consequências imprevisíveis será daqui a seis ou sete meses, se assim fôr a visão que Marx tinha em 1867, não fica nada beliscada.
    É curioso que um dos candidatos à SAD do Sporting, numa entrevista ao DN sublinhou a citação e visão do Marx, que agora o JNS aqui trouxe à liça com bastante oportunidade. Tambem na Festa do Avante, Carlos Carvalhas ( primeira intervenção na festa do AVANTE depois de ter deixado de ser secretário geral ) participou num debate, cujo tema andava à volta das previsões de Marx nestas matérias.

    ResponderEliminar
  3. Uma rigorosa previsão do presente feita há mais de 140 (cento e quarenta) anos de distância. É impressionante. Nem tenho palavras.

    ResponderEliminar
  4. Uma rigorosa previsão do presente feita há mais de 140 (cento e quarenta ) anos. É impressionante. Nem tenho palavras.

    ResponderEliminar
  5. Pois é José Mestre e outros, até o Darwin que faz 200 anos, já nos deixou um grnde contributo com a sua obra " A evolução das espécies"ou "Evolucionismo". Consultem alguns trechos da obra e depois digam se é ou não contemporânea!!!Impressionante visionário.

    ResponderEliminar
  6. não tem um ditado q diz, tudo o q sóbe um dia tem q descer, chegou o momento e o povo é q vai pagar o pato .

    ResponderEliminar