segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Sistema Capitalista Está a Dar às Trancas



"Governo dos EUA assume controlo de duas sociedades de crédito imobiliário
Hoje às 10:48 in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1010377

Nos Estados Unidos, o Governo decidiu assumir o controlo de duas sociedades de crédito imobiliário que se encontram à beira da falência devido à crise do «subprime».
Esta intervenção estatal poderá custar milhares de milhões de dólares aos contribuintes norte-americanos.
No entanto, colapso da Fannie Mar e do Freddie Mac, dois colossos do crédito imobiliário, teria consequências graves para a economia caso não fossem tomadas medidas, diz o Governo dos Estados Unidos."

Comentário


Numa atitude que não se verificava desde a Grande Depressão de 1929 - o primeiro grande sobressalto do sistema capitalista - o Governo dos Estados Unidos, do ultra liberal George W. Bush decidiu tomar as rédeas das duas maiores instituições de crédito imobiliário do país, numa manobra que consiste, in factu, na nacionalização daquelas duas casas bancárias.

Recorde-se que os ultra liberais defendem o total afastamento do Estado do funcionamento da economia, enquanto elemento interventor, a qual deve funcionar segundo as suas próprias regras e de acordo com as necessidades que ela própria cria.

Estamos, creio, perante mais um estretor desta fase de loucura economicista, que imperou durante três décadas, levando à criação da situação de maior fosso entre classes desde sempre, em todo o mundo.

Infelizmente, com o atraso no entendimento dos sinais, como este e outros que nos chegam do exterior, os nossos governantes insistem em manter a deriva que estabeleceram, com vinte anos de desfasamento, levando este país num caminho que ninguém sabe onde terminará, apenas se sabendo que nada de bom augura.

Mas, o Primeiro Ministro Sócrates não se cansa de dizer que os outros, os da oposição, não percebem nada do assunto. Vamos lá ver até onde nos leva tanta sapiência.

1 comentário:

  1. Quem ouviu as excelentes explicações de Carlos Carvalhas, Agostinho Lopes e Sérgio Ribeiro, até parece que eles já sabiam antecipadamente que o Governo Americano ia tomar estas medidas na tentativa de limpar o sistema financeiro da falência inevitável, para de novo mais tarde, já depois de saneado, o voltar a entregar nas mãos dos mesmos, que até agora beneficiaram do que pagaram a grande maioria dos cidadãos do mundo.
    Por alguma razão eles são economistas e sabem interpretar com lucidez as grandes teorias de Marx, que pelos vistos já tudo isto previa 160 anos atrás.

    ResponderEliminar