quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Correio do Alentejo Alinhado


Todos nós sabemos que o semanário alentejano Correio Alentejo não é propriedade público, pelo que não está constrangido a qualquer dever de independência, relativamente a quem ou a o que fôr, a não ser ao de isenção que decorre da profissão de jornalista que os seus profissionais abraçaram.

Portanto, o Correio Alentejo, enquanto órgão de comunicaçao social, é livre de tomar a posição que muito bem entender.

Na penúltima edição, avançou com uma notícia acerca do PCP, e da CDU, e das opções já tomadas, de quem já seria candidato, ou quem estaria na calha para ocupar essa posição em diversos concelhos alentejanos, chegando a avançar com nomes de possíveis candidatos ao Município de Castro Verde, e de, no seio da CDU/PCP-PEV, quem apoiaria quem.

Já na última edição, no editorial, o seu Director vem, honra lhe seja feita, de uma forma desassombrada, alinhar claramente com o Partido Socialista, defendendo um candidato com um perfil que serve que nem uma luva a Pulido Valente, para se balançar à Câmara de Beja, aproveitando para fazer um balanço desprimoroso à acção do executivo CDU/PCP-PEV na cidade sede de concelho, e afirmando que o executivo se limitou a apostar nas freguesias rurais mais populosas.

O que vale é que quem escolhe os candidatos a autarca ainda não é António José de Brito, nem o Correio Alentejo, nem os mesmos são escolhidos à volta de um ensopado de rãs, mas sim pelas forças políticas que os escolhem e os candidatam, e são os eleitores que os elegem, tendo em consideração o trabalho desenvolvido no mandato anterior, e não de acordo com as simpatias mais ou menos declaradas dos directores dos órgãos de comunicação social.

Vem aí um ano cheio de eleições, que se antevêem com muitas surpresas, ou nem por isso.

Prognósticos, prognósticos, só depois dos votos.

2 comentários:

  1. Um ensopado de rãs deve ser o máximo, desde que não seja feito com uma água qualquer. Afinal o não coachar das rãs ( ensopadas ) parece ser uma grande correia de transmissão neste caso do P ...

    ResponderEliminar
  2. António José de Brito, um verdadeiro jornalista ... do poder

    ResponderEliminar