segunda-feira, 8 de setembro de 2008

34 Anos Depois, o Mesmo Objectivo


O Ministro da Economia, o inqualificável Manuel Pinho, acompanhou o Sr. "acima de zero é caro", Belmiro de Azevedo, na inauguração da primeira fase do Tróia Resort.


De lembra que, com um investimento de 60 milhões de euros, não se deverá esperar que o senhor que considera que o preço justo para tudo (o que não é seu) é zero, se destine à população deste país, ou seja, não está ali a investir para que o Zé, com o seu palhinhas, e a Maria, com o tacho de arroz de bacalhau, atravessem o Sado com a sua Vanessa e o seu Micael, para se irem banhar nas águas límpidas das praias de Tróia.


Trata-se, sim, de um Resort de luxo inacessível à esmagadora maioria dos portugueses.


À semelhança, alias, daquilo que se pretendia com a extinta Torralta, com accionistas de topo como o então Presidente da República Américo Thomaz, que pretendiam fazer a mesma coisa, mas para as classes dominantes do final do regime anterior.


Apenas separam, da Torralta e da Sonae, 34 anos, com uma Revolução pelo meio, com diversos governos do Partido Socialista, mas mantêm-se os mesmos objectivos: retirar à grande maioria dos portugueses o direito de usufruírem das excelentes condições naturais com que a Península de Tróia foi bafejada.


Eu tive a sorte de poder conhecer a Tróia quando apenas existiam uma dúzia de casas de pescadores no areal, que serviam para veraneio de algumas famílias de Setúbal, uma mata natural intacta, e uma praia excepcional onde rumavam grande parte dos residentes de Setúbal.


Assisti a todas as promessas feitas na altura, os bares de praia que começaram a nascer como cogumelos, aos hoover-craft que faziam a travessia em apenas 5 minutos, tal como assisti ao desaparecimento das casas de veraneio que acima referi.


Quem lê este post, e ler o que está no anterior, perceberá o que digo quando afirmo que algo não bate certo no caminho traçado por Sócrates para este país.


Oxalá estivesse eu enganado.

2 comentários:

  1. Para nós casrenses só nos resta uma consulação ou duas para o nosso orgulho concelhio. Enquanto em Troia segundo a informação dada ontém,pelo mministro Manuel Pinho, o total daquele investimento só rondará os 400 milhões de euros,portanto não chegando aos calcanhares da Cavandela que atingirá os 600 milhões, e para além disso aqui não haverá proibição de qualquer cidadão aceder livremente ao empreedimento e até de bicicleta a pedal, o que convenhamos é altamente ecológico.Estou ancioso pela colocação da primeira pedra, que certamente está para breve... A não ser que esteja condicionada pela Avaliação de Impacte Ambiental dOs porcos da Serrana?

    ResponderEliminar
  2. E depois virá a Nossa Senhora de Fatima. E claro Os Três Porquinhos com Pantera Cor de Rosa enfim... EMPRIENDIMENTOS CAVAIDELA

    ResponderEliminar