segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Olhares de Férias VII - Ossétia Inflamada








A Rússia tem a Ossétia inflamada. Inflamada com a sua própria máquina de guerra.

O Presidente da República da Geórgia, a braços com uma forte contestação interna, decidiu lançar uma cartada que já de tão usada é mais conhecida que o roque do xadrez: desviar as atenções do povo apelando ao seu patriotismo.



Do que Mikheil Saakashvili se esqueceu foi de dois aspectos:
Primeiro - ter a certeza de que se sai vitorioso.


Segundo - que o inimigo não tem problemas internos.


A Geórgia foi-se meter com uma potência militar que, ainda por cima, vive a anómala situação de ter um Presidente colocado (transitoriamente, devido a questões de calendário constitucional) pelo Primeiro Ministro, e este, comportando-se como o verdadeiro Czar que pretende ser, quer mandar mais que o Presidente.




Neste contexto, a invasão da Ossétia do Sul pela Geórgia, apenas deu mais calor ao braço de ferro que se verifica entre os senhores da Rússia.
Para ajudar a festa, de pronta e pranto surgem os paladinos da liberdade e da democracia, liderados pelo fascista envernizado SarKozy, e e com o apoio libertário de Bush a exigir a saída imediata das tropas russas do território reclamado pela Geórgia.
Bush já fez saber que vai rearmar as forças armadas da Geórgia para se defender dos russos.
Quem disse que com o fim da Guerra Fria o Mundo estava mais seguro?




Enfim: uma verdadeira salada russa.
Quem se lixou no meio disto tudo foram o ossetes, que tiveram que sofrer na pele mais uma guerrinha dos imperialismos de pacotilha que vão ressurgindo pelo mundo fora.

1 comentário:

  1. Resumindo e baralhando a Ossétia a a Abkásia não são o Kosovo, nem a Rússia é a Sérvia. E Putine levantou-se e perguntou aos espertalhões deste mundo: e agora?...

    ResponderEliminar