sábado, 26 de julho de 2008

O Partido Socialista em Castro Verde


O Partido Socialista em Castro Verde passa 99% do ano em profunda hibernação, a ganhar fôlego para a a batalha seguinte que, invariavelmente, só acontece de 4 em 4 anos.


Nos últimos três meses fez três aparições:


- Insurgiu-se contra Caeiros se ter congratulado com a implementação de uma medida do Poder Central em Castro Verde, salvo erro, o balcão casa pronta, ou semelhante.


- Insurgiu-se com a saída de Caeiros para o PORA.


- Insurge-se contra o facto de terem deixado de haver 4 vereadores com pelouro, para haverem 3 e um em regime de não permanência.


É complexo.


Em vez de encarar como positivo o apoio de um eleito local, de um partido da oposição, a uma iniciativa governamental, vem para a rua gritar aqui d´el rei que alguém se está a aproveitar de algo.


Durante 32 anos lutaram contra Caeiros sem nada conseguirem, a não ser a soma de derrota atrás de derrota, num total de 9, e agora que ele se vai embora, alto lá que não tem nada que sair daqui.


Mudou o presidente, e é natural que, sendo pessoa diversa, entenda conferir ao seu executivo os contornos que entender, e vem criticar, apenas por criticar, por, com menos 1 vereador, tentar cumprir o programa, esquecendo-se que pode ser uma opção do eleito de entra, ou até mesmo, estar-se perante uma situação em que 3 são de menos e 4 são demais.


Sumo disto tudo: estamos a 1 ano das eleições, e o PS tem que aparecer, nem que seja para fazer a critica fácil própria dos políticos de 15ª linha. Eu acho que o Partido Socialista pode aparecer dando voz ao seu programa e com a crítica construtiva que se espera de um partido de poder.


É tudo uma questão de opções. Há quem opte por optar mal...

16 comentários:

  1. E se o o homem voltar como é que resolviam o problema do 4ª vereador que tinha que sair?
    O que ficou acautelado não foram os interesses do munícipio , mas sim os de um senhor que admite poder voltar.
    JNS pode não ser politicamente correcto, ser eu a concordar.Mas que é pertinente a interrogação é, aos olhos do intersse do municipio.

    ResponderEliminar
  2. JNS que informação é que há sobre os despachos de exoneração dos cargos politicos do pessoal do gabinete de apoio pessoal do ex. presidente da CMCV. Ainda não vi nada nas actas da Câmara, como é que isso funcionan em termos do estatuto desses elementos de confiança politica?
    Está a tardar a publicação do meu primeiro comentário a este Postt!

    ResponderEliminar
  3. Nunca aqui tinha lido nada de tão clarividente.

    Subscrevo integralmente.

    Parabéns pela sua capacidade de análise.

    ResponderEliminar
  4. O que se espera do partido socialista? Coerência?...Nunca por nunca ser!!!...

    ResponderEliminar
  5. Atão?! Foi tudo a banhos?! Não há por aí nenhuma mourinha encantada ou desencantada para dizer coisas?! ;)

    ResponderEliminar
  6. JNS presumo que sejam as desejadas férias!... Se assim for. Que corram de acordo com as vossas espectativas.

    ResponderEliminar
  7. MAD

    Aquilo que sei~, até agora, é que o Adjunto do anterior Presidente, se é que nos podemos referir assim ao novo administrador do PORA, concorreu a um lugar de Técnico Super~ior de Ciências Sociais, em regime de conrato a termo resolutivo, para a Câmara de ... Castro Verde e ... venceu o concurso em que era único concorrente.
    No entantõ, com a suspensão do mandato de Caeiros, as nomeações do pessoal político prescrevem, devendo, em caso de recondução, o novo Presidente nomear novamente os elementos.
    Portanto, com a suspensão do mandato de Caeiros, cessam as nomeações para aqueles cargos.
    Por aquilo que sei, manbtém-se a Secretária do Vereador da Cultura, e a ex-Chefe de Gabinete permanece nas funções mas em regime de requisição.
    O ex vereador Francisco duarte nunca teve pessoal de apoio, e o Vereador António João nunca teve direito a querer ter, não fosse ele escolher alguém indesejável ... coisas da democracia castrense.

    ResponderEliminar
  8. este blogue é um verdadeiro antro anti-caeiros - o homem fez mal a Castro ou fez-vos mal (!) a vocês?

    zé pepe

    ResponderEliminar
  9. JNS o meu comentário que se perdeu resumidamente, era de concordância com a pertinência da questão do número de vereadores a tempo inteiro levantada pelo PS. Na minha opinião é pertinente a questão, e merece discussão séria, mesmo que cheguemos à conclusão que o PS faz o mesmo onde tem poder.

    ResponderEliminar
  10. que estranho quando a nação atravessa uma das piores crises de sempre, nas palavras de João cravinho, quando a sociedade Portuguesa se encontra num dos seus piores momentos, nas palavras de António Barreto, quando o código de trabalho aprovado é mais penalizante para os trabalhadores, nas palavras de bagão felix, os comentadores do blog viram as suas penas para o burguesinho deCastro Verde e para as suas figurinhas de cera. Até nisto se pode ver que os ódios desenvolvidos ultrapassam a mera critica politica.

    como sempre não anónimo, porque o anonimato é cobardia e assinando com o meu psuedónimo, SAGHER de nome Manuel F. C. Almeida

    porque o medo ficou lá atrás

    ResponderEliminar
  11. Sagher

    Neste blog fala-se do que se quer quando se quer. Aliás, esta deverá ser a posição defendida por um libertário. Uma única exigência: o respeito pelas opções de cada um, inclusive o de se apresentar sob anonimato ou com pseudónimo, sendo lamentável qualquer acusação de cobardia por esse facto.
    Este post foi escrito na sequência de uma notícia da revista Cultos, na última semana de Julho.
    Para mim, tão importante é a opinião de um lobbista convicto (a favor do aeroporto da Ota), a nível da política nacional, como o é a posição do Partido Socialista dete "burgosinho" que é Castro Verde, e isto é tão legítimo como estar-se pura e simplesmente borrifando para a Política do Concelho.
    Goste-se ou não se goste, há que aceitar.

    ResponderEliminar
  12. Zé Pepe

    Para começar, este blog não é um antro.

    É um espaço onde todos podem manifestar a asua opinião, sem qualquer tipo de censura, acerca de tudo, salvaguardado que seja o respeito entre os participantes.
    Quanto aos participantes serem "anti-Caeiros" é tão legítimo como se fossem pró-Caeiros ou anti-qualquer outra coisa.
    Segundo me parece, o car Zé Pepe é apoiante de Caeiros. Os meus parabéns. Eu também já fui. Conceda-me é o direito de ser anti-alguém que se tornou um mito com pés de barro, e que usou abusou de pessoas que o apoiaram e que, depois, jogou fora como quem deita fora o jornal da véspera.
    São posições legítimas, e cada qual, caso o entenda, defende a sua.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  13. MAD

    A questão do quarto vereador não pode ser vista em termos de acautelar a posição do Presidente que suspendeu as funções.
    Segundo creio, quando formou a equipa no início do mandato, Caeiros ofereceu pelouros a todos os vereadores eleitos, incluindo o eleito do PS, que não aceitou. Se assim não foi, corrigirei de imediato assim que me chegue informação em contrário.
    A meu ver, qualquer cabeça de lista, na vigência da actual lei, tem por competência coordenar uma equipa de vereadores, por quem distribui, por delegação, as diversas competências correspondentes aos pelouros.
    Em 2005, Caeiros viu-se perante o facto de uma das peças fundamentais para o cumprimento do seu programa ter sido eleito em 4º lugar. Portanto, e como não podia afastar os eleitos nos 2º e 3º lugares, teve de alargar a equipa de executivos.
    O facto de nova vereadora não se encontrar em regime de permanência integral não altera em nada os direitos de Caeiros voltar ao lugar que, e é bom recordar, é seu por direito democrático até que termine o período máximo legal para a supensão do mandato. Quer isto dizer que, mesmo que a Vereadora Fátima Silva estivesse em regime de permanência integral, teria que abandonar o cargo para dar lugar a Caeiros no seu eventual regresso, o mesmo acontecendo na situação de permanência parcial em que se encontra.
    As críticas do PS-Castro Verde, em meu entender, não se justificam porque se trata, acima de tudo, de estratégia na composição de uma equipa do que, propriamente um facto político relevante.
    Aliás, tomáramos nós que o mais importante em Castro Verde fosse a questão de 3 ou 4 vereadores.

    ResponderEliminar
  14. JNS subescrevo inteiramente a expressão ; Mito Com Pés de Barro.
    Com grande habilidade, para sempre por à distância ou fazer para que se afastassem todos aqueles que lhe podessem fazer sombra, como foi o meu caso...
    Ainda espero ver um dia, uma análise objectiva à sua grande obra / recursos dispendidos na mesma.
    Não venham alguns com argumentos que a minha posição é esta, porque fui obrigado a afastar-me!
    Questionem-se antes sobre o meu empenho na causa pública e sobre o porquê das minhas capacidades serem desperdiçadas sem que haja a devida indignação, pelo meu afastamento?
    Serei eu que fico a perder?
    Falem com os que verdadeiramente me conhecem. Os Entradenses.

    ResponderEliminar
  15. Direi mesmo mais: Mito Com Pés de Barro e com uma enorme capacidade de estar de bem com Deus e com o Diabo. Uma palavrinha aqui, uma palmadinha nas costas acolá, um sorriso quando e para quem convém. Sabe levar a água ao seu moinho, honra lhe seja feita. ;)

    ResponderEliminar
  16. Caro anónimo: essa é, exactamente, a minha opinião.Caeiros, por defeito ou virtude, tem o condão de estar bem com Deus e com o Diabo. Apenas com algumas pessoas que ele tratou francamente mal é que não consegue esse objectivo. De resto, tudo em cima da onda ...

    ResponderEliminar