quarta-feira, 14 de maio de 2008

Controle do Preço de Combustíveis

Esta crise provocada pelo aumento dos preços do crudo não está a ser desgradável para toda a gente.

Senão vejamos:

Os refinadores (Galp, Repsol, BP, etc.) têm a hipótese de fazer aquilo que querem, sem terem que justificar lucros pornográficos, ao mesmo tempo que a economia nacional sofre as consequências dos aumentos, que têm que reflectir no preço final dos produtos.

Só assim se se justifica a contínua cartelização dos sector, sem que da autoridade(?) da concorrência se oiça um pio, chegando ao ponto de concertarem a hora em que muda o preço.

Os retalhistas, que cobram uma percentagem sobre o valor da gasolina à porta da refinaria, quanto maior for esse valor, maior é o valor do seu lucro.

O Governo, vai paulatinamente enchendo os cofres com a cobrança de impostos directos e indirectos, já que do comércio de combustíveis são gerados impostos como o ISP, IVA, IRC.

A GALP e a BP, embora para nós nos interesse a primeira, como empresasextractoras/produtoras ainda acrescentam os lucros provenientes do aumento da matéria prima.

Enquanto isto, contribuinte/consumidor, vai ficando com os bolsos vazios à custa de tanto encher os outros todos acima referidos.

Lá vai tempo, esses tempos em que muita gente que hoje se lamenta, em que o Estado tinha poderes para interferir no mercado e pôr cobro, pelo menos à situação que se vive de estarmos dependentes das marosquices que a gula do lucro vai justificando.

Talvez esteja na hora de voltar, pelo menos, à preço máximo, ficando apenas liberalizado os preços para baixo desse tecto.

Isto, sem falar obviamente, que o Governo deveria mexer urgentemente nas taxas de ISP que aplica, entre outras medidas que les bem sabem que podem implementar.

Pode ser que o Eng. Sócrates aprenda alguma coisa com Chávez.

Se calhar estou a pedir muito ...

1 comentário:

  1. será caso para dizer:
    consumidores de todos os paises uni-vos e acabai de vez com esta merda toda.

    ResponderEliminar