quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ainda a Cavandela



Pouco a pouco vou obtendo mais pormenores acerca da Sessão Pública de Apresentação do Plano de Pormenor do Projecto da Cavandela.

Através de amigos, que assistiram, e que me contaram em separado, portanto corroborando as versões ouvidas, o Sr, Presidente da Câmara também tem alguns receios, designadamente relativamente à água e à capacidade de "alimentar" o sorvedouro em que se irá transformar aquele complexo.

Também se ficou a saber que O Arquitecto Duarte, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e que acompanhou competentemente o andar do projecto, em representação da Câmara, terá sido convidado a vir para Castro Verde, pelo autarca residente, para tomar conta da tarefa.

Que todos sabemos da capacidade e competência técnicas de Francisco Duarte para pegar em projectos de envergadura, como foi o caso do Parque de Campismo, é um facto inquestionável.

Também se reconhece a Fernando Caeiros a sua visão, como autarca, o que não se questiona.

O que não se sabia, era que essa visão tinha fortes capacidades de premonição e adivinha.

Eu explico.

O Arquitecto Duarte voltou para Castro Verde em finais de 2001, princípios de 2002.


O Projecto da Cavandela começou a ser falado em Março de 2005, quando apareceram os promotores espanhóis, mas o convite ao primeiro, para tomar conta do recado, terá sido feito em 2001/2002.

Conclusão: 3 anos antes, já o Presidente da Câmara sabia que iria surgir um projecto enorme, e até sabia do que se tratava, e onde seria implementado. Daí a convidar o Arquitecto Duarte foi um passo.

Eis o que penso. O Presidente da Câmara mais depressa tira todos os dentes que elogia publicamente alguém que trabalhe consigo. Então para reconhecer o excelente trabalho de Francisco Duarte, tinha que compensar com algo ainda mais extraordinário e competente, ou seja, a sua própria capacidade visionária.


Enfim... as boas, como as más acções, ficam com quem as pratica.

Outra novidade.

Segundo publica a revista Cultos, alguns dos membros do Conselho de Opinião, terão usado da palavra, para tecer algumas considerações acerca do projecto.

A Presidente da Junta de Freguesia de Castro Verde, onde se localiza a Herdade da Cavandela, manifestou os seus receios pela pressão demográfica que se prevê vir a acontecer, face à implementação do projecto.

E terá chamado a atenção para as consequências que tal fenómeno possa ter nas "vivências específicas da comunidade local", apesar de sublinhar a importância do empreendimento.

Manuela Florêncio marcou pontos a favor, o que me faz reconsiderar a minha prévia decisão de não voltar a dar-lhe o voto, caso se candidate, como é óbvio.

Também, Rita Alcazar, da Liga para a Protecção da Natureza, manifestou alguma apreensão face "às características deste projecto que poderão gerar impactes negativos, ao nível da avifauna nomeadamente na deslocação de algumas espécies para outros territórios, embora não se perspective, realçou, que isso constitua mutações muito expressivas".

No meu entender, impactes negativos são sempre negativos. Cabe ao promotor, e à autarquia envidar todos os esforços para minorá-los.

Também Constantino Piçarra, do Bloco de Esquerda, terá dito que este projecto "está longe de constituir " a galinha dos ovos de ouro que se anuncia"".

E eu estou de acordo, mantendo, no entanto, que se trata de um projecto importante para o futuro do concelho mas que, e falando em aves poedeiras, cautelas e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

9 comentários:

  1. Ena pá agora escolheste o arquitecto como alvo continuas a por tudo no mesmo caldeirão como se fossem todos como tu.

    Andaste de braço dado com os que estão no puleiro e como não foste eleito entraste como Boy. Conta ai á malta quem é que te convidou e quem te deu um chuto no rabo.

    Deves alguma coisa á malta de Castro nem que não seja gratidão.

    Ainda deves ter lá para casa o cão de loiça esse pobre animal que deves ter comprado com os cobres que te regalaram na saida.

    Agora votas na professora só não dizes a que se candiidata és mesmo sinico.

    Li no blog que não foste ver a apresentação do projecto da Cavandela perdeste uma oportunidade de aprender qualquer coisa e no final de ficar calado como o de Entradas.

    Quando andavas no puleiro falavam de bola quando tu chegavas isto da Cavandela até parece novidade!

    Tinha boa impressão tua, pensava que poderia ser alguma coisa nova mas andas a revelar-te uma nodoa.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não estou nas suas graças. Só me fica bem.

    Já reparou que aquilo que escreve não faz sentido absolutamente nenhum?

    Tanto que não faz que nem merece comentário mais detalhado.

    Quanto a nódoas, vc deve ser mestre.

    ResponderEliminar
  3. Não está por aí um comentário meu em stand by?

    ResponderEliminar
  4. não consigo entender as motivações dos que ao abrigo do anonimato se regalam a insultar outras pessoas. Talvez sejam os mesmos que há anos atrás me mandaram embora de castro verde. Que tristeza. Nao concordar com o autor do blog é uma coisa, recordar passagens da sua estadia por cá também não é ofensivo, mas a linguagem usada denota pessoa com baixa formação

    ResponderEliminar
  5. Boa noite

    Não existe nenhum comentário a aguardar moderação, ou retido, neste blog.

    ResponderEliminar
  6. Andei a ver, li e reli... e afinal não entendo o que o senhor anônimo diz... Mas quem é que disse mal do tal arquitecto?
    Isso por aí ainda continua assim? No pós 25 de Abril, num comício do PCP, sendo eu também da cor na altura, mas não conhecido na zona,levantei a voz para questionar qualquer coisa... e ia sendo comido!Fui chamado de esquerdista... Claro que depois foi tudo bem regado lá na Sociedade! Pois é Sr. anônimo quando se zangam as comadres... mas não se zangue tanto, que neste caso ninguém disse mal do seu compadre!

    ResponderEliminar
  7. O comentário que por aí se perdeu era mais ou menos o seguinte:
    Em relação ás declarações do senhor presidente da Câmara sobre o regresso ( ou ter ido buscar)do Arquitecto Duarte para a Câmara de Castro Verde por causa do projecto da Cavandela, as mesmas só podem ser consideradas uma verdadeira anedota. Senão vejamos;Pouco depois do Arq. Duarte não ter ganho as eleições em Odemira ( 2001 ) é que regressou a Castro Verde.Três anos depois do Arq. estar em Castro Verde, e ter sido nomeado director do Departamento de Administração Geral entretanto criado, é que apareceram os tais espanhois a fazer um pedido de informação prévia para o territòrio da Herdade da Cavandela. A esse propósito do projecto da Cavandela, e do comentário desse anónimo, com perfil de jogador de lerpa e registador de lotaria espanhola, eu gostaria que ao tal de Entradas que ficou calado na apresentação do Projecto da Cavandela e Ameixeira, fosse dada resposta, ao seguinte comentário:
    Manuel Antonio Domingos a 21 de Maio de 2008 às 11:43
    Ainda bem que falas do jornal O EXPRESSO , e que reencontrastes um caderno relacionado com empreendedorismo sénior.
    Sabes o que eu reencontrei no EXPRESSO?
    Foi uma notícia com a data de 25/03/2005, não relacionda com empreenderorismo sénior, mas sim, com um grande empreendimento denominado JARDINS DE CASTRO VERDE na Herdade da Cavandela com 526 hectares .
    Dizia assim o EXPRESSO do dia 25 de Março de 2005 , com letras gordas e a NEGRITO no título:
    ESPANHOIS FAZEM DEZOITO BURACOS EM CASTRO VERDE.
    Mais de mil vivendas, um campo de golfe , por aí a fora... 500 milhões de investimento... 150 postos de trabalho ... uma zona de actividades económicas... De acordo com o anteprojecto apresentado à Câmara de Castro Verde, o empreendimento a construir em cinco anos... etc etc, etc ....
    Como vês, eu tenho boa memória, e também alguns arquivos muito importantes.
    Com o milagre do EXPRESSO;
    Os espanhois transformaram-se em ingleses e irlandeses.O tal grupo internacional de investimentos imobiliários E3 Property, que por essa data tinha 3 anos de vida mais ou menos e dois PARTNERS.
    Os 150 postos de trabalho, transformaram-se em diversos números, consoante o dia e a hora em que se fala do tema.
    O golfe de 18 buracos, transformou-se em 36 , e por aí a diante.
    Milagrosamente permanecem os tais 500 milhões de euros, apresentados inicialmente pelos nuestros hermanos!
    Era bom que o EXPRESSO, como jornal de jornalismo responsável, e de grande magnitude , voltasse a falar deste milagre da Cavandela em CASTRO VERDE, com a devida pompa e circunstância que se espera de uma imprensa credível, respeitosa, e respeitável.
    Como estás a ver, se a notícia do EXPRESSO em 25 de Março de 2005 era verdadeira, agora no mínimo está desactualizada, e era bom que o responsável do EXPRESSO por essa informação voltasse a actualizá-la. Eu não me importaria de colaborar na actualização da mesma.
    Se os capitais ingleses e irlandeses aqui milagrosamente apareceram, não teremos nós uma dívida de gratidão para com a notícia do EXPRESSO?
    O EXPRESSO foi beber ao DIARIO DO ALENTEJO!
    O DIÁRIO DO ALENTEJO bebeu na minha Crónica do Sul, lida na RADIO CASTRENSE dia 14/03/2005!
    Estás a pensar; ainda vais querer que te agradeçam não?
    Penso que tens aí matéria par refletir...
    Desejo-te um bom dia .


    a resposta ao seguinte:

    ResponderEliminar
  8. Quer-me parecer que este anunciado hiper-mega-empreendimento da Cavandela irá marcar, da pior maneira, o fim de um ciclo de expansão da Vila e concelho de Castro Verde e que ainda vamos ouvir falar muito, não pelas melhores razões, deste assunto. E é pena que uma gestão autárquica grossomodo exemplar, se comparada com o que se vai vendo "por aí", termine da pior maneira possível, isto é, cedendo aquilo a que sempre, até agora, tem sabido resistir: a especulação imobiliária em prol de um anunciado desenvolvimento sustentado. Acredito que as intenções sejam as melhores, no entanto ...

    ResponderEliminar
  9. Você sabia que o arquitecto Duarte e o senhor presidente da Câmara Fernando Caeiros tiveram uma divergência ( pequeno desaguisado ) durante a apresentação pública da versão final do Plano de Pormenor da Cavandela?
    Pois é, mas ela existiu!
    Perante as dúvidas de um membro da assistência, sobre a ausência de um documento claro, com o faseamento do projecto,o senhor arquitecto discordou, dizendo que o PP continha o faseamento. O senhor presidente discordou, e virando-se para o arquitecto Duarte com um ar de quem manda sou, disse-lhe; "Desculpa lá, mas isto não está claro , e é fundamental que esteja aqui um documento fácil de consultar e inequívoco".
    Será uma pequena divergência?
    Ou será que a minha marcação cerrada começa a dar frutos?
    Sabia que o senhor presidente também já concorda comigo.Que não se deve abdicar da candidatura a Projecto de Interesse Nacional (PIN )?
    Disse o senhor presidente, dirigindo-se ao senhor Mark Lenhrr, que para o estudo de AIA ( Avaliação de Impacto Ambiental ) era muito importante a classificação de PIN.
    Aliás, a Adenda ao Protocolo inicial assinado pela Câmara Municipal e pela Cavandela-Sociedade Imobiliária, Lda assim o exige.Então que se cumpra! Senão, para que se fez, e para que serve a Adenda ao Protocolo inicial?
    A legislação actual sobre PINs é rigorosa, e se essa classificação for reconhecida pelo Governo, decididamente, mudarei a minha posição sobre a credibilidade deste Projecto. Daqui até lá, continuo a dizer; QUE ESTAMOS NA PRESENÇA DA MAIOR ACÇÃO DE PROPAGANDA PARA A VENDA DE ILUSÕES JAMAIS REALIZADA EM CASTRO VERDE.
    Espero estar a dar mais esclarecimentos importantes sobre esta matéria.
    Boa tarde

    ResponderEliminar