domingo, 31 de outubro de 2010

Universidade Sénior de Castro Verde

"O projecto Universidade Sénior, desenvolvido pela Associação Sénior Castrense, vai ser apresentado já este sábado, 30 de Outubro, pelas 15h30, no Cineteatro Municipal desta localidade.
Neste âmbito, pode ser vista a peça de teatro “Auto do Ti Jaquim”, do Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Loulé. Uma homenagem a todos os mestres que mesmo sem uma licenciatura são peritos nas suas artes. Uma peça centrada nos artífices e artistas (sapateiros, relojoeiros, ferreiros, latoeiros) que povoam aldeias, vilas e cidades e cujas oficinas não são apenas locais de trabalho, mas também espaços de aprendizagem e convívio.
A Associação Sénior Castrense, entidade promotora do projecto conta, até ao momento, com mais de 150 sócios, dos quais cerca de 60 esperam ansiosamente pelo início das aulas.

A Associação pretende assim proporcionar à população com mais de 50 anos uma aprendizagem pedagógica e, organizar, em simultâneo, actividades complementares de carácter cultural, recreativo, desportivo e de convívio, das quais podem resultar outras valências como um grupo de voluntariado, um coral e um grupo de teatro.

De entre as matérias a leccionar encontram-se o Português, o Inglês, a Informática, a Matemática, a Música, o Ambiente, a Biologia e o Direito, a Saúde e as Artes Plásticas, entre outras.

As aulas serão leccionadas em regime de voluntariado nas instalações cedidas pela SOMINCOR à Associação, sitas na Avenida Zeca Afonso, n.º 14, em Castro Verde.

Todos os interessados em obter informações, ou efectuar inscrição na Universidade Sénior devem contactar a Associação Sénior Castrense na Junta de Freguesia de Castro Verde (telefone 286 327 277), onde funcionará até à abertura da sede."


Pois é.

Castro Verde já tem uma Universidade Sénior!

Trata-se de uma iniciativa que vem colmatar uma falta há muito sentida no concelho e cuja principal finalidade, em minha opinião obviamente, é propiciar a aquisição de conhecimentos em diversas áreas àqueles que, já "entradotes" nos anos, mas cheios de outras experiências de vida, possam ocupar de uma forma pedagógica e lúdica os seus tempos mais livres e desocupados, adquirindo conhecimentos em disciplinas tão díspares como as indicadas no apontamento retirado da página do Município de Castro Verde.

Ao grupo, de docentes e alunos, boa sorte e felicidades no desenvolvimento do projecto.

4 comentários:

  1. Manuel António Domingos1 de novembro de 2010 às 09:57

    Espero que haja sucesso nesta criação do poder local.
    Se existisse uma disciplina sobre o exercicío da cidadania a nível local, estava inteiramente dísponível para dar o meu contributo.

    ResponderEliminar
  2. E a Dra. Maria João Dores vai ser reitora da coisa com toda a certeza! ;)

    ResponderEliminar
  3. Quem é que contrata a reitora?

    ResponderEliminar
  4. E a Rita Vaz Caldas Nunes vai ser a professora de artes plásticas de certeza

    ResponderEliminar