quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Importa-se de Repetir??


Recebi, gentilmente depositado na minha caixa de correio, o segundo capítulo do folhetim "Por Castro", publicação através da qual se pretende passar a ideia de que existem ideias novas e interessantes com génese na candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro.
Bom. Continua tudo na mesma, ou seja, à parte de umas ideias de criar coisas de interesse duvidoso, pelo menos merecedor de ser considerado uma acção a cumprir, as maior parte do que é apresentado como novo, já tem teias de aranha, não deixando de ser meras petensões.
Mas hoje escrevo com referência à página dedicada à candidatura de Entradas, cujo cabeça-de-lista é João Luís Silva, pessoa que muito aprecio.
O caro João Luís conseguiu surpreender-me, e daí o título deste post.
Então o candidato à Junta de Freguesia de Entradas João Luís Silva, não é o mesmo candidato que, há quatro anos, tanto verberou contra o executivo cessante, liderado por Manuel António Domingos, dizendo que tinha sido um período francamente negativo?
Afinal parece que não. Afinal até foi um bom mandato.
Então e o candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Entradas não é, simultâneamente, o encarregado João Luís Silva, funcionário do município, com responsabilidades na limpeza e higiene urbana e sistemas de água?
Sendo assim, não compreendo. O candidato lamenta-se com a limpeza da Vila e com a qualidade da água, assuntos que respeitam directamente ao encarregado municipal com responsabilidades nessas matérias?
Há algo que não bate certo aqui, e talvez seja melhor o candidato em causa rever as suas declarações.

10 comentários:

  1. JNS - Independentemente de ser o João Luís o encarregado da limpeza, ou o Manuel dos Santos o encarregado de Parques Desportivos e de Jardins, o que me move nesta observação, é simplesmente o conceito que eu tenho, de me insurgir sempre, contra o que eu considero injusto.
    Analise lá os PROTOCOLOS DE DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL para as Juntas de Freguesia, e veja lá se não encontra lá alguma alínea, onde consta o montante a transferir para limpezas diversas?
    Isto de ser sério, funciona na razão inversa de querer ser político, estilo urbano, em meio rural.

    ResponderEliminar
  2. MAD

    Dispenso os seus recados, e as suas lições de seriedade.

    Nós sabemos quais as competências transferidas. Será que nessas competências está também o ajuntamento de contentores do lixo apenas e só para a fotografia? É que, que eu saiba, a competência em matéria de limpeza e substituição de contentores não foi transferida.

    Mas, mesmo que tivesse, qualquer funcionário que tivesse um mínímo de brio,para já não falar de profissionalismo, já teria removido o que há a remover, em vez de ajudar ao folcore das fotografias.

    Voltando à seriedade, e já que se reporta à minha condição de origem urbana, que não renego, e aproveito para lhe lembrar os anos em que vc deixou de ser rural para aproveitar os beneficios da urbanidade, não sou eu que passo a vida a bater no peito a dizer que sou mais sério que os outros todos.

    Sabe, é que a seriedade é como os bons produtos: não precisa de publicidade para se notar.

    Já agora, e acusou-me noutro local de ter levantado suspeitas, gostaria de lhe perguntar directamente duas coisas:

    O que é que o MAD dizia de João Luis Silva quando estava na Freguesia de Entradas e achava que as coisas não corriam bem com a água e a limpeza urbana?

    O que é que espera desta sua ajuda à candidatura do Partido Socialista? Algo melhoor para a sua terra ou apenas uma vingança pessoal?

    MAD, tal como não basta ser sério, há que parecê-lo, também o inverso se aplica: não basta parecer sério, há que sê-lo.

    No entanto, e no caso concreto, nem se trata tanto de uma questão de seriedade, mas mais de honestidade ética e moral na forma como faz acusações a toda a gente e não é capaz de reconhecer a sua quota parte naquilo que tanto critica.

    ResponderEliminar
  3. Interessante discussão. Um dos problemas do MAD é que para além dos méritos que lhe reconheço enquanto autarca e a par da sua qualidade, existe um homem, ser humano que tem um ego do tamanho do mundo.E é incapaz de de fazer análises que não terminem num exercicio de autovalorização e egocentrismo nada consequentes com os valores que diz defender.

    ResponderEliminar
  4. JNS - falemos do concreto, e com verdade das coisas sérias.
    Sempre me bati para que a ETA de Entradas fosse digna desse nome, e não era a um encarregado que me dirigia para fazer o necessário, mas sim ao executivo.
    Em relação à limpeza dos contentores tambérm sempre me bati para que o munícipio dispusesse de meios para que fossem lavados e desinfectados. Na ausência de meios municipais para lavar os contentores, muitas foram as vezes que eu próprio e o pessoal sob a minha orientação, os transportámos até ao armazém da Junta de Freguesia para aí os lavarmos.
    Dispenso comentar as suas divagações.Não sou pessoa de vinganças, mas gosto muito que me tratem com respeito.
    Honestamente falando, acha que os meus "amigos" da CDU me têm respeitado como deviam mesmo agora na era pós Caeiros?
    Essa coisa de egocentrismos, a que eu poderia juntar maniaco-depressivos, são matérias em que eu não tenho capacidade para me meter, deixo isso muito voluntáriamente para os especialistas dessa área!

    ResponderEliminar
  5. JNS - Creio que este post também se podia intitular "Incoerências"

    ResponderEliminar
  6. MAD vamos lá falar como pessoas inteligentes que somos.

    O então Presidente de Junta de Entradas bateu-se, e bem, por uma nova ETA, que foi construíd de raiz, tendo sido terminada já neste mandato, não sabendo eu se o processo começo ainda no anterior.

    Uma coisa é querer um equipamento, a funcionar correctamente. Outra coisa é ter um equipamento NOVO, ter os produtos químicos necessários, ter um técnico que, dentro dos limites legais determina as quantidades a aplicar e o encarregado responsável pelo produto final - a água para consumo humano - vira a terreiro dizer que aquilo que ele produz não é de boa qualidade, remetendo as culpas para a entidade patronal.

    É mais ou menos como um mecânico vir dizer ao cliente que a reparação que ele fez em nome do patrão estava aldrabada.

    Relativamente aos contentores, até fica mal a um Presidente de Junta de Freguesia vir dizer que se dedicava a limpar contentores do lixo, não pelo trabalho em si, que é tão digno como outro qualquer, mas porque não faz parte das competência funcionais do cargo.

    Quanto que me referia, considerando que o responsável pela manutenção e substituição dos conteores é o encarregado municipal, ao verificar o tal ajuntamento de contentores, o que teria de fazer era tratar do assunto em vez de fazer chicana com o facto.

    Finalmente uma pergunta: e MAD tem respeitado os seus "amigos" da CDU, mesmo depois da era Caeiros?

    ResponderEliminar
  7. JNS - " Relativamente aos contentores, até fica mal a um Presidente de Junta de Freguesia vir dizer que se dedicava a limpar contentores do lixo, não pelo trabalho em si, que é tão digno como outro qualquer, mas porque não faz parte das competência funcionais do cargo."
    O conteúdo deste seu parágrafo que coloquei entre aspas, deveria fazer corar de vergonha qualquer cidadão deste país, minimamente bem formado. Afirmações deste tipo, são bem reveladoras de quem não sabe o que é ser presidente de junta de freguesia em meio rural, e muito menos valorizar o trabalho da grande maioria dos presidentes de junta a nível nacional, que desempenham os seus cargos a troco de uma pequena compensação autárquica, e são pau para toda a obra.
    Conteúdo funcional?; É mesmo o tipo de funcionário público malandro,e malandreco, que quer que a polivalência vá para o inferno. Um dia destes contaram-me que um motorista de uma Câmara Municipal se recusou a descarregar umas caixas da viatura que conduzia, alegando que o seu conteúdo funcional não o obrigava a tal acto.
    Será com mentalidades destas que se constroi um país com mais riqueza, para que se possa melhor distribuir?
    RECUEMOS A 2005 POR ALTURA DAS ANTERIORES AUTÁRQUICAS:
    Pensa que eu me esqueci do comentário que o JNS fez, à noticia divulgada no Correio Alentejo sobre a recolha de 15 ou 16 toneladas de lixo nas imediações da vila de Entradas ( antiga estrada nacional paralela ao IP2, linhas de água envolventes da Vila de Entradas, caminho municipal Entradas- Carregueiro, alguns caminhos agrícolas, etc, etc ). Em vez de elogiar o excelente e impar trabalho, (que deveria ser uma referência a nível nacional) que eu, e as funcionárias da autarquia levámos a cabo, fazendo com que Entradas fosse uma referência positiva de higiene e limpeza. O senhor JNS comentou da seguinte forma: " Era tão asseado e deixou juntar 15 toneladas de lixo "
    É desta forma que se estimulam as pessoas a continuar no bom caminho?
    É evidente que as minhas competências de presidente de junta não me impunham andar limpando lixo junto a barrancos, ribeiras, caminhos agrícolas, estradas nacionais e municipais etc, etc, mas a verdade é que o fiz com muito gosto, porque gosto de ser ambientalista, disso dei, e continuo a dar provas sem que me caiam os parentes na lama.
    Reconheça que no mínimo a sua argumentação , na ausência de melhor foi mesmo muito infeliz. Peço-lhe que tenha a dignidade, de ao menos reconhecer isso.
    QUANTO AO TER RESPEITADO OS AMIGOS DA CDU NA ERA PÓS CAEIROS:
    Se o facto de eu colocar ininterruptamente questões pertinentes, concretas, e embarçosas sobre a gestão autárquica, mas sempre dentro daquilo que é a nossa vida colectiva, fôr considerado por si faltar ao respeito, aos "amigos " da CDU, então confesso que sinto que lhe tenho faltado muitissimo ao respeito!
    Registe e sublinhe, que eu não me esqueço, que nunca ninguém ousou por uma única vez discordar do tal dinossauro e solidarizar-se comigo. Nem uma única vez caramba!
    Para o bem e para o mal acabam por ser cumplices... e eu não me esqueço disso nem por um minuto...
    Como ve JNS eu sou muito diferente da sua pessoa, não respondo a perguntas com perguntas, respondo com os argumentos de quem está muito à vontade seja em dominio fôr e preto no branco.
    POdem-me chamar mil vezes egocentrista, mas a verdade é que me sinto também comigo próprio e de consciência tão limpinha, e seguro a 100 % que nada de negativo pesa sobre mim no desempenho dos meus dezasseis anos de autarca! Que venha o primeiro, que invocando a verdade me deixe sem argumentos.
    Tenha um bom resto de tarde!

    ResponderEliminar
  8. De uem clama elevação cito "É mesmo o tipo de funcionário público malandro,e malandreco, que quer que a polivalência vá para o inferno".

    Este é o tipo de pessoas qu defende a legislação laboral do séc. XIX.

    Creio que deixou de haver condiçõs de continuar a frequentar este espaço, pelo que tenho que admitir o que vc pode pensar, mas vir aqui chamar-me malandro execede tudo o que é admissível.

    Já agora agradeço que mantenha o sattus quad do nosso relacionamento, ou seja aquele pelo qual optou.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo vosso conceito de democracia, e pelo vosso exemplo de cidadãos do mundo.
    Obrigado, mil vezes.

    ResponderEliminar