terça-feira, 29 de setembro de 2009

Associações & Associações

Em Janeiro de 2009, a candidatura Por Castro manifestava, nos termos a seguir indicados a sua intenção de reunir com as associações do Concelho, o que foi divulgado em http://porcastroautarquicas09.wordpress.com/2009/01/

"Castro Verde: Candidatura do PS reúne com associações e entidades do concelho – Rádio Pax – 28/01/2009 – 09h02
Candidatura do PS à Câmara Municipal de Castro Verde quer reunir com todas as associações e entidades do concelho.
O objectivo é o de apresentar a lista e de “como pretendem implementar no terreno a política de participação das associações e entidades”.

Nessa mesma peça, foi logo indicado que haviam acontecido encontros com a Associação de Agricultores do Campo Branco e com a Confraria dos Cavaleiros de São Pedro, reiniciando-se em Junho, nova ronda de encontros.

Entretanto e até Junho, a candidatura Por Castro reuniu-se com associações e IPSS, as chamadas "forças vivas", como :

Associação de Agricultores do Campo Branco
Confraria dos Cavaleiros de São Pedro
Lar Frei Manoel das Entradas
Lar Jacinto Faleiro
Associação de São Miguel para a Medicina Bio-energética
Academia de Taekwondo
ART
Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense
Casa do Benfica
Dadores de Sangue
Abetardas da Planície
Fundação Joaquim António Franco e seus Pais
Associação de Moradores da Cerca dos Pinheiros

Foi uma ronda por estas associações díspares, que incluiu até uma cujo objecto acaba por ter interesses de carácter económico.

Como Director da Coopcastrense, a maior associação de Castro Verde, com mais de 2400 sócios, pensei que a vez da Cooperativa de Consumo, que está muito longe de ser "uma força não viva" seria na segunda ronda, após Junho.

Enganei-me, mas não fui apenas eu, e a Coopcastrense. Muitas outras associações ficaram à espera de ouvir a candidatura Por Castro. Claro que não tão importantes como algumas das que se encontram listadas acima, mas não resisto a listar as que não tiveram esse direito:

Cooperativa de Consumo Popular Castrense - CoopCastrense, CRL
Sociedade Filarmónica e Recreativa 1º de Janeiro
Futebol Clube Castrense
Futebol Clube São Marcos
Associação do Povo dos Aivados
Cortiçol
Associação de Cante Alentejano "Os Ganhões"
Grupo Coral e Etnográfico "Os Cardadores" da Sete
Grupo Coral e Etnográfico "Vozes das Terras Brancas" de Casével
Clube de Columbofilia Asas Verdes
Clube de Caçadores de Castro Verde
Associação Para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil - APADIJ
Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros
Cooperativa de Habitação de Castro Verde- COOPCAVE
Casa do Sporting
Associação Seara de Abril

e muitas outras concerteza, omitidas sem intenção nem menosprezo da minha parte, e que, pelo facto peço já as minhas desculpas.

A candidatura Por Castro, do Partido Socialista/José Guerreiro, não tem a obrigação de reunir com tudo e todos, mas também nada os obrigava a declarem a intenção de o fazer, para iniciar o seu Blogue.

Assim, desta uma relação apenas saliento o facto de, entre estas, constarem APENAS as três maiores colectividades do Concelho de Castro Verde, entre elas um dos maiores empregadores de Castro Verde, os dois grupos desportivos concelhios com maior representatividade, uma instituição que ao longo de décadas tem cuidado da formação musical de muitas gerações de castrenses, etc. etc.

Claro que o critério de escolha cabe à candidatura, e nem o discuto. Mas tenho a liberdade de pensar que um deles se prende mais com quem está à frente das instituições do que pelo seu objecto ou actividade, ou mesmo a sua relevância para a vida dos castrenses.

São opções. Mas não deixam de ter relevância quando são tomadas por quem pretende gerir o interesse público da autarquia de Castro Verde, podendo-se até questionar isto: se em tempo de campanha há distinções destas, imagine-se o que será quando forem poder.

Ainda bem que não está nos horizontes do povo de Castro Verde.

4 comentários:

  1. Bom dia
    Não vinculando a minha intervenção à defesa ou à contestação do assunto, apenas quero dar-lhe a minha opinião sobre a que entendo que deverá ser a atitude das várias forças politicas face à questão do Associativismo.Sendo uma verdade indicutível e objectiva a necessidade e a utilidade da sua existência, o Associativismo enquanto união de pessoas legalmente constituído, para responder a uma determinada situação/necessidade sem remuneração para tal, deve ser respeitado por todos:
    - independentemente da época do ano ou da vida;
    - independentemente das causas que defenda;
    - independentemente de gostos pessoais;
    - independentemente de questões politico/partidárias;e outras;
    Para lém destes factores há um que deverá estar sempre afastado, que é o das "questões pesssoais".
    Relativamente às visitas que os politicos fazem às diferentes Associações, entendo que é aceitável e saudável que se interessem pelo seu funcionamento, organização/potencialidades/debilidades e projectos para o futuro. Muitas vezes é nestes contactos que há um maior e melhor conhecimento desta realidade e até do impacto positivo que as Associações têm na vida económico-social das comunidades onde se inserem.
    E há um melhor conhecimento porquê?Na minha opinião, porque há um contacto in loco tanto com as pessoas que nelas trabalham, como com os seus utentes e dirigentes. Mas ainda mais , há um contacto veridico e objectivo, com o que está escrito e regulamentado (regulamentos internos de funcionamento,missão, objectivos e prespectivas futuras) que são orientadores do funcionamento de qualquer Associação/Instituição, independentemente de quem a dirija.
    Entendendo no entanto que quem não o faz perde uma boa oportunidade de aumentar e nalguns casos melhorar o seu nivel de conhecimento sobre o assunto. Deixe-me que dizer-lhe que enquanto dirigente da IPSS Lar Frei Manoel das Entradas, a CDU de Castro Verde, foi a única força politica que não reuniu nem se interessou por visitar esta Associação/Instituição, emn em período eleitoral, porque será?
    Maria Lucília da Silva Costa

    ResponderEliminar
  2. Não sendo detentor de mandato para responder em nome da CDU, creio que deve endereçar essa questão a quem de direito.

    No entanto, e apenas alvitrando uma razão simples para tal suceder, a CDU é a força política que está á frente dos destinos do Município o que, por força de razão, conhece, ou deve conhecer, o funcionamento, os regulamentos e os estatutos das associações que actuam no concelho o que, por ventura, não acontecerá com as restantes forças candidatas.

    Por outro lado, a CDU não se comprometeu em encontrar-se com todas as associações e forças vivas do concelho, como aconteceu com a candidatura do Partido Socialista, que se limitou a reunir com aquelas que bem entendeu, esquecendo-se, de forma deliberada creio, das restantes.

    O pormenor curioso será o nível de influência política que o PS tem naquelas com que reuniu, e que não tem nas restantes.

    Reuniu com o Lar Frei Manoel das Esntradas? Óptimo!. Pena que se tenha esquecido, e agora puxo eu a brasa à minha sardinha, da Cooperativa de consumo, que existe há 34 em anos a servir os castrenses, nos bons e nos maus momentos, e que garante o posto de trabalho a cerca de 30 trabalhadores, que usam plenamente dos direitos laborais que o espirito cooperativo defende. No entanto, neste momento em que, desde há um ano, a situação económica, aliada às leis de licenciamento de novas superfícies comerciais, tem deixado mossa na instituição, maior seria a razão para a candidatura do PS se inteirar dessa situação. Talvez fosse interessante saber que as dívidas à caixa, ou seja as dividas de castrenses que não têm dinheiro para pagar o básico da sua alimentação, sextuplicou relativamente ao mês de Setembro de 2009.

    Agora pergunto eu: por que será que não quis reunir com a CoopCastrense?

    Não se esforce que eu sei que não vai, pelas mesmas razões responder-me, tal com ninguém da candidatura do PS também o não vai fazer, seguramente por outros motivos.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    JNS, que você não seja a pessoa indicada para me responder , já sabia e sem grande esforço meu. Quero referir-lhe apenas e tão sómente que a minha intervenção neste blog sobre o referido assunto teve um só e único objectivo, referir que todos têm critérios à sua maneira, para fazer ou não fazer, para visitar ou não visitar, etc, etc, acho que a entendeu bem,ou não?Sobre o conhecimento que têm ou deveriam ter do funcionamento/regulamentos,das Associações, isso também não parece assim tão obvio como diz. Não sei se esteve presente na última reunião de Câmara( eu não estive, mas informei-me sobre os assuntos tratados),O Sr. Presidente da Cãmara, confrontado com um pedido de apoio económico de uma Associação do concelho, perguntou o que era? se estava constituída legalmente? enfim, se existia de facto(digo eu), como vê, não sabem tudo, e a isso não são obrigados. Por isso e muito mais,agradeço-lhe que faça um esforço e não confunda o que digo e o que me levou a dizer-lho, ok?Mas já agora e terminando por aqui a minha pequenissima e insignificante participação no seu blog, quero deixar-lhe cópia da afirmação que na sua resposta não deveria ter-me dado.
    "...O pormenor curioso será o nível de influência política que o PS tem naquelas com que reuniu, e que não tem nas restantes..."
    Obrigado mais uma vez palo seu amável elogio.
    Maria Lucília da Silva Costa

    ResponderEliminar