sexta-feira, 20 de março de 2009

As Camponesas e a Política



Há certas e determinadas coisas com que, quem anda na política, deve ter alguns cuidados no tratar.

As Camponesas de Castro Verde, grupo de cante alentejano no feminino, de divulga o cancioneiro regional que incorporou no seu repertório, foi criado há 25 anos, no seio de uma associação de carácter cultural denominada Castro Castrorum, onde pontificava José Francisco Colaço Guerreiro.

Foi uma iniciativa notável, e que apenas se firmou devido há persistência.

Persistência de José Francisco Colaço Guerreiro e, acima de tudo, persistência das camponesas, mulheres, trabalhadoras, mães, esposas e donas-de-casa que optaram por despender algum (muito) do seu tempo (pouco) tempo livre para fazer uma coisa que, não a ditadura de Salazar, mas as condicionantes sociais e costumeiras as impediram de fazer: cantar, em grupo, de forma pública, o belo cante do Alentejo.


Merecem pois a homenagem que lhes vai ser prestada amanhã. Mas, note-se, é uma homenagem colectiva, às mulheres e ao homem que sempre as apoiou, na proporções devidas, até porque, de uma ou outra forma, foram precursoras do aparecimento de novos grupos de cante no feminino.


Pessoalmente estou feliz pela homenagem, até pela ligação familiar que tenho com o grupo que, ainda hoje, passados que são mais de vinte e um anos, ainda me consegue emocionar com as mesmas duas ou três canções, tal como da primeira vez que as ouvi, em Linda-a-Pastora.

Vem este post a propósito do inqualificável aproveitamento que a candidatura do Partido Socialista tem feito deste feliz evento. Primeiro foi o aparecimento de José Francisco Colaço Guerreiro numa reportagem da SIC, com direito a convocatória por e-mail para a emissão da dita reportagem; agora a colagem que um certo blogue, onde nos habituámos a encontrar a posição oficial da candidatura "Por Castro" e das posições do Partido Socialista em geral, a esta homenagem.

Creio que um pouco de comedimento não ficava nada mal. Já que não podemos exigir isso do autor do blogue e dos seus admiráveis comentadores, ao menos que José Francisco Colaço Guerreiro tome a devida atitude e separe a política de uma iniciativa cultural independente e apartidária.

Mais não seja por respeito às Camponesas
Programa da Homenagem

25º Aniversário do Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Camponesas”21/3/2009 -
Grupos Corais Femininos:

“As Camponesas”, Castro Verde

“Brisas do Guadiana”, Moura

“As Atabuas”, S. Marcos da Atabueira

“Cantares de Alcáçovas”, Alcáçovas

“As Antigas Mondadeiras”, Casével

“Grupo Coral Feminino de Mombeja”, Mombeja

Local: Escola Secundária de Castro Verde
Horário: 16h00Organização: Cortiçol / Grupo Coral Feminino “As Camponesas”.
Colaboração: Câmara Municipal de Castro Verde.
Junta de Freguesia de Castro Verde.
Apoio: Escola Secundária de Castro Verde. Governo Civil de Beja.

10 comentários:

  1. JNS diz: "inqualificável aproveitamento que a candidatura do Partido Socialista tem feito deste feliz evento. Primeiro foi o aparecimento de José Francisco Colaço Guerreiro numa reportagem da SIC, com direito a convocatória por e-mail para a emissão da dita reportagem; agora a colagem que um certo blogue, onde nos habituámos a encontrar a posição oficial da candidatura "Por Castro""
    Quanto ao blogua, que obviamente é a ROTUNDA, quero dizer-lhe que o texto é "copy and past" da notícia que está no site da... Câmara de Castro Verde!!!
    Pois é amigo JNS, estás a ver muitos fantasmas!

    ResponderEliminar
  2. Caro Gorbachov

    Gosto muito de te ver por estas bandas.

    De facto, o texto publicado é todo copiado do sítio da CMCV. É pena é que não tenha sido mesmo todo.

    É que quem lê o comentário, até fica com a ideia de que se trata de mais uma iniciativa levada a efeito pela Cortiçol, essa máquina de propaganda do partido Socialista em Castro Verde.

    É qeu o que está publicado no sítio da CMCV vai um bocadinho mais longe, e eu transcrevo daqui http://www.cm-castroverde.pt/cm_castroverde/noticias/detalhe.asp?id=240 este texto: "Encontro de corais assinala 25º Aniversário de "As Camponesas"
    18/3/2009


    O Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Camponesas” de Castro Verde celebrou, no passado dia 11 de Março, 25 anos de actividade. Um quarto de século a cantar o Cancioneiro Popular Alentejano e a mostrar o traje tradicional usado no quotidiano dos nossos antepassados, defendendo o “cante alentejano”.

    As comemorações do 25º Aniversário das Camponesas têm lugar no próximo dia 21 de Março, pelas 16h00, no Pavilhão da Escola Secundária de Castro Verde, onde acontecerá, em jeito de homenagem, um encontro de corais femininos. Participam, para além de "As Camponesas", os corais “Brisas do Guadiana”, de Moura, “As Atabuas”, de S. Marcos da Atabueira, “Cantares de Alcáçovas”, “As Antigas Mondadeiras”, de Casével e o “Grupo Coral Feminino de Mombeja”.

    A iniciativa é organizada pela Cortiçol e pelo Grupo Coral “As Camponesas”, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Verde e o apoio da Escola Secundária de Castro Verde e Governo Civil de Beja."

    Como se pode constatar, vai um bocadito para além do pouco inocente "A iniciativa é organizada pela Cortiçol".

    Até porque, para além de gerar propaganda, a Cortiçol pouca capacidade tem para organizar seja o que for, a não ser com apoios ampliados.

    Portanto Gorbachov, eu não estou a ver fantasmas; estou é a ver bem aquilo que andam a a fazer.

    Volta sempre, que serás sempre melhor recebido do que eu alguma vez o fui no teu blogue.

    ResponderEliminar
  3. E, a propósito, alguém sabe se o Sr. Dr. já teve a DECÊNCIA e a DIGNIDADE de terminar ou suspender o tempo de antena que tem na Rádio Castrense!

    Ficava-lhe bem mas sabendo que a ética não é propriamente um dos seus fortes não nos surpreende que não o faça.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, o que aqui vou escrever voce até sabe, mas, à boa maneira de quem gente cá sabe, não se diz: A CM CASTRO VERDE NUNCA TEVE UM PROGRAMA DE RÁDIO, CURIOSAMENTE, VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ, ESTE ANO TEM. CUSPIU DECÊNCIA E DIGNIDADE, E CAIU-LHE EM CIMA.

    ResponderEliminar
  5. Sr Mendes

    Talvez não saiba mas desde há anos que a CMCV tem um protocolo com a castrense que atribui um certo período de programação ao Municipio.

    esse espaço, infelizmente, e em prejuízo dos municipes nunca tinha sido aproveitado.

    Acho muito bem que os municipes sejam informados acerca da actividade municipal.

    Comparar um programa de um município, apresentado por diversas pessoas com um programa como o Patrimónioapresentadao por um candidato político, vai uma diferença monstra, mais grave ainda quando a estação em causa sobrivive, em granda parte, pelos apoios municipais.

    Sugiro, que substituam o apresentador e mantenham o programa.

    Quanto a dignidade e decência, creio que a sua expressão está com falta de ambas.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  6. Pois é ! a formiga tem cócegas na barriga. ao que sei o protocolo foi de apoio às iniciativas culturais ou no âmbito do Museu da Lucerna... ao que sei... a Câmara tem se "servido" da Rádio Castrense, para divulgar todas as seus eventos, mas à custa desse protocolo, feito em tempo de um Sr dirigente da Cortiçol, que agora anda aí pelas bandas do PCP/CDU.

    ResponderEliminar
  7. Estou triste!Á dias li o desabafo do Treinador do F.C.Castrense, sobre a falta de apoio. Pois é analizando Sociológicamente os factos a razão é nua e crua...Verifica-se na nossa terra um " terror" que faz lembrar os tempos de Salazar.Porquê? Enquanto o F.C.Castrense foi digido por elementos afectos ao poder local era ver o Castrense apoiado, ganha-se que perdesse.Neste momento o seu Presidente parece que é da oposição, e aí está a razão.Mas não é so por banda do Castrense,soube à dias que uma pequena colectividade de pombos foi "tomada" e corridos os seus grandes mentores.A camara apressou-se a levar um Donativo de 3700 (+ - ) para ( ??? ).Na nossa Cooperativa está à sua frente um senhor que envia ódio a tudo o que não seja foice e martelo e mesmo a alguns destes desde que falem muito são marginalizados.Este senhor não pensou qie está " encerrando" a cooperativa,ofendendo á direita e à esquerda?
    Por favor oarem e façam da nossa vila uma vila para todos.Cada um com as suas convicções, mas respeito!

    ResponderEliminar
  8. Publiquei este comentário apenas para que as pessoas possam ver até onde podem ir as atítudes soezes de alguém que por onde passou só deixou más lembranças.

    O autor deste comentário não sabe o que diz, e não diz o que sabe.

    Nota-se que está eivado de ódio. Nota-se que não quis ser afastado do pombos. Nota-se que não sabe quem é o Presidente do Castrense. Nota-se que não sabe quem está à frente da Cooperativa.

    Com tanta ignorância, mais valia estar calado. Tão calado como esteve nos últimos tempos, com a agravante de que agora nem sequer dá o nome.

    Mas tantos erros gramaticais só podem vir de uma pessoa...

    ResponderEliminar
  9. tenho que admitir, que desta JNS tem razão, o anónimo das 10.40 deu tiros no pé que se fartou. Nota-se falta de conhecimento da realidade, e do apoio prestado ao FCC. Lembrar que o presidente deste clube,pelo que sei, não está na oposição, mais um clube ou colectividade deve ser apartidária, de todos os cidadãos do concelho de Castro Verde e não só. Por favor não façam do Castrense ou de outra colectividade ou que tem sido feito e escrito sobre outra colectividade, que tem levado o nome do concelho além desta região e que afirmam que está ao lado de quem não está no PODER. Sejamos coerentes para bem da nossa terra.

    ResponderEliminar
  10. Pois é devia ( devem) ser apartidárias!O apoio que Simão diz,não é monetário, mas sim, dos adeptos, como noutros tempos se viu.
    Por favor não atirem areia para os olhos de todos os CASTRENSES. O que se passou na Colectividade dos Pombos ( confirmei) é veridico.Sejamos todos por Castro Verde,gostando do Verde,Vermelho ,Laranja ou outras cores.Só assim acaba o " medo" instalado.Livres de dizer.Sem ódios e com argumentos vnenosos.Quanto ao J.N.S. tenha calma e utilize as suas faculdades ao serviço do Povo que o soube receber.O passado com o seu amigo Caeiros, já lá vai...Agora à que demonstrar de onde estava a razão.
    Zé de Olhão

    ResponderEliminar