domingo, 2 de novembro de 2008

Sócrates e a banha da cobra


Sócrates e a banha da cobra
Por Alfredo Barroso


SINTO-ME ENVERGONHADO ao ver o primeiro-ministro do meu país a desempenhar o papel de vendedor de banha da cobra numa cimeira de chefes de Estado e de Governo. De cada vez que a cena passa na televisão [v. aqui], sinto vontade de me enfiar num buraco. A cena revela falta de sentido de Estado, falta de bom senso e falta de vergonha.

Não é verdade que – como ele diz – o computador «Magalhães» seja um produto genuinamente português e, ainda menos, ibero-americano. Mas, mesmo que o fosse, um mínimo de pudor deveria ter impedido o primeiro-ministro de vestir a pele de um vulgar promotor de vendas de um produto comercial que está bem longe da excelência.


Para o engenheiro José Sócrates, a ausência de oposição à altura e de alternativa credível, em Portugal, convenceu-o de que tudo lhe é permitido aquém e além-mar – por cá, na Europa e na América Latina – sem medo de que o ridículo dê cabo dele.


De facto, não há situação mais lamentável do que aquela em que se encontra o PSD. Num país de comentadores «politicamente correctos», ainda não apareceu quem tenha coragem de apontar a dedo as medíocres prestações políticas da doutora Manuela Ferreira Leite, fazendo como o miúdo daquela velha história d’ «O Rei vai nu».


No fundo, o engenheiro Sócrates é como o computador «Magalhães»: está longe da excelência e não é genuíno, mas podem atirá-lo ao chão que ele nunca se parte.


NOTA: Esta e outras crónicas do autor estão também no seu blogue Traço Grosso.
In: blogue Sorumbático em http://sorumbatico.blogspot.com/
A foto foi escolhida e colocada pelo autor deste blogue, que assume inteira responsabilidade pelo facto.

17 comentários:

  1. estou aqui para vender
    este belo magalhães
    cheguem cá, venham ver
    é bom pra toda a familia,
    filhos, pais e até mães

    ResponderEliminar
  2. Se publicitar o que é nacional
    É assim tão criticado
    Será para bem de Portugal
    Tanto ataque cerrado?

    Não tenho nenhuma procuração
    Nem cartão de militante
    Mas causa-me indignação
    Chamarem-lhe ignorante

    Será que o primeiro ministro
    Não mede a sua actuação
    E quer fazer o papel de sinistro
    Da sua própria governação?

    Posso ter muitos defeitos
    Aos olhos de muitas gentes
    Que se fazem insuspeitos
    De nunca ranger os dentes

    Mas não gosto de espizinhar
    Cavalgando a onda gigante
    Sem sequer me interrogar
    Se não serei eu o ignorante!

    Tenham todos uma boa semana, cheia de pensamentos positivos e de tolerância para com os verdadeiramente mais fracos!

    ResponderEliminar
  3. MAD

    Eu já me tinha apercebido do encosto ao PS pela forma como se escusa a comentar assuntos nacionais.

    E até compreendo o melindre.

    Agora esta colagem descarada à maior campanha de propaganda do governo Sócrates é que me admira.

    Acho perfeitamente natural que o Primeiro Ministro promova lá fora aquilo que se fabrica em Portugal.

    Pergunto: quantos produtos são fabricados e criados em Portugal?

    Inúmeros, alguns com melhor mqualidade e virtualidades que o Magalhães, e não vejo o Primeiro Ministro a fazer papel de vendedor de porta-a-porta como o fez nesta cimeira.

    O Magalhães não é um produto genuinamente português, porque não foi criado cá, nem sequer o software é nacional.

    Como o Magalhães muitas outras marcas de computadores já fabricam pequenos computadores com elevadas performances, bastante melhores que o Magalhães, entre eles um de marca tsunami, que é fabricado pela firma J.P. Sá Couto, a mesma que fabrica o dito Magalhães.

    Acima de tudo, estamos perante uma manobra de marketing político, e nisso, dou a mão à palmatória, reconhecendo que o Primeiro Ministro está a atingir os seus objectivos.

    Paralelamente, mas muito mais importante, estamos perante um meganegócio para a Intel, fabricante do processador, para a Microsoft, que fornece o sofware, e para a J.P. Sá Couto, que fabrica, para além dos operadores de internet, que vêm aumentado o seu número de aderentes.

    Mau negócio, só para as autarquias que se vêm a braços com mais uma despesa.

    Está a entender porque não acho piada nenhuma ao Magalhães?

    Porque não promove o Primeiro Ministro os resultados de investigação da Universidade de Aveiro, isso sim um produto da inteligência nacional?

    Sabe que Portugal tem uma das maiores empresas de quadros interactivos, nos quais o Estado está a gastar milhões de euros, mas que o fornecedor é externo, apesar de o produto nacional ser mais barato?

    Porquê? Porque houve um conscurso internacional, e devido a um dos critérios, quem venceu foi uma empresa estrangeira.

    Porque não promove o senhor Primeiro Ministro este produto?

    Pergunto: houve concurso internacional para a escolha do Magalhães a ser distribuído nas escolas portuguesas. resposta: não.

    Se calhar pelo mesmo motivo que o Primeiro Ministro decidiu prorrogar por mais 27 anos a concessão do terminal de contentores à firma Mota Engil, que, a título de curiosidade, e por mero acaso, até tem como presidente o amigo Jorge Coelho

    Bom dia

    ResponderEliminar
  4. JNS Tenho muito respeito pelas interrogações que coloca. Mas que certamente terão contraditório por quem domina essas matérias, o que não é o meu caso, na medida em que procuro fazer o máximo de afirmações, mas só com matérias, que eu penso, poder estar à vontade.
    Não me movem quaisqueres colagens, nem ao PS, nem a qualquer outra força política, maiores ou iguais, áquelas que tive desde sempre à área da CDU.
    Estou mais virado aqui para as coisas locais, e nem me preocupo em ter comportamentos, que possam ser interpretados como sementeiras. Amanhã se estiver de bem com a minha consciência, não terei problemas em apoiar propostas vindas do dr. Paulo Portas. Teóricamente falando, as propostas mais justas, continuam a ser as do PCP. O pior é poder aplicá-las neste momento, e com as pessoas que temos. É por isso que tento compreender a relidade dos nossos dias, e também aqueles que têm propostas diferentes, embora nos doam. É preciso não esquecer que eu também sou feito de carne e osso, e que acima de tudo tenho memória!

    ResponderEliminar
  5. Caro Saager , onde é o local de venda do Magallhâes??? Ao balcão das Secção de Finanças? É que quero adquirir cinco para os meus netos!!! Porque os mesmos são montados no País o que cria postos de trabalho ou mantém segundo o capital fica cá.Também vou adquirir ( se o Euromilhões me sair) cinco Sirocos, cinco Alhambras,etc, sabe porquê? Porque são montados em Portugal!!!( Postos de trabalho)!!! Percebe??? "Lamento" é que o Primeiro Ministro, não levasse umas "cassetes" para fazer propaganda, e dizer sempre o mesmo...À mas essas estão a ficar fora de moda...
    Nunca o " Magalhães ,pensou que ia servir ( mal) de arma Politica, e quando isso acontece, muito mal vai quem a utiliza como tal!!!
    Cumprimentos J. F, desculpe Saarger!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  6. Caro J.F - Sagger, já viu que não tem jeito pasra Poeta? Quer dizer que as maés não pertencem á familia? Tem que ler " versos" do A.Aleixo...Continuo á aguardar resposta da minha intenção de compra dos Magalhães!!!Caro srger não veja ( vejam) inimigos por todos os lados no P.S.quanto muito adversários, aliás o que devem ser todos os partidários!!! Cada um com as suas ideias.Não inventando, caluniando se consegue convencer o POVO!!! Tem que ser com coisas concretas, palpáveis, que este acredite.Só assim teriamos o prazer de ver O P.C.P a subir nas votações!!!Também tem que ser um Partido pluralista, não pode expulsar a cada momento aqueles que divergem em algumas opiniões ( Carlos Brito - Zita Seabra, e tantos outros!!! Veja o que acontece no Partido seu "inimigo" numero um: Manuel Alegre, A.J.Seguro,H.Roseta e tantos outros que com ideias derentes continuam no Partido, a não ser que queiram sair!!! Chama-se a isto Democracia Pluralista!!!Como vocês são pessoas inteligentes o grande Beneficiado ( graças a Deus) é o Bloco de Esquerda!!!
    Portanto caro temos que deixar de lado o " sectarismo" e passarmos ( com as nossas ideias) a ser mais positivos!!!
    Já agora informou-se bem do que se passava na realidade, na Empresa onde trabalhou a sua Companheira??? E devia-lhe perguntar como foi que ela e tantos outros passaram para a Somincor!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  7. Este Cachaco tem a cabeça cheia de trampa e a boca parece um esgoto.

    Cale-se que já xeira mal tanta porcaria.

    ResponderEliminar
  8. Caro "anónimo" a sua afirmação é uma questão de gosto...Não está interessado em dialogar, com quadrantes diferentes, paciência!!!Voltamos ao antes 25 Abril!!!Meter medo!!!Mas a mim não me assusta porque estou ciente do que escrevo e em prol de quem!!! Aliás, usando o anonimato deve estar nessa linha, não gostas cala-te!!!É assim a democracia de alguns "intitulados" democratas, mas que se escondem no anónimato!!!Déem a cara, estamos em Democracia, e defenda-se com palavras e não com gostos porcos e sádicos!!!Mas possivelmente está habitual a viver nesses lugares!!!
    a.j.cartaxocachaço

    ResponderEliminar
  9. Srº Cartaxo, gosta do Aleixo?
    Então cá vai uma dedicada a si.

    "São parvos, não rias deles,
    deixa-os ser, que não são sós;
    às vezes rimos daqueles
    que valem mais do que nós"

    Ass.
    Fã do Aleixo.

    ResponderEliminar
  10. Bonito!!!É assim que se deve dialogar, umas vezes com coisas sérias ( verdades) outras com poesia!!!
    Parabéns!!!
    Pena é aquela palavra de indentificação:Anónimo!!!
    Sei que por vezes as verdades, ou as afirmações, que naõ concordamos ou gostamos, nos fazem "AZIA", mas faz parte da vida...Não necessitamos é na capa do anónimato descer tão baixo!!!
    Coisa mais linda em democracia é cara a cara, cada um apresenta os seus argumentos , concordando ou não.Não à necessidade de descermos tão baixo, quando nos dizem algo que não nos convém!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  11. meu caro AJC não sei o que lhe deu para me colar ao PCP. Mas como gosto de o ver informado e como verifico que as suas fontes são vergonhosamente más, aqui vai.

    Acertam quando dizem que sou funcionário das finanças. Erram quando me colam ao PCP, já fui militante, mas fui limpo dos cadernos de militancia, era inconveniente, costumo dizer o que penso. No que concerne ao facto do PS ainda ter no seu seio os militantes que aponta, com excepção da roseta, é mais que óbvio que você nada entende da lógica que os leva a aceitar o poeta Alegre, mas o milhão de votos que ele poderia levar para fora devem ter algum peso. uma ultima questão, quando debater comigo nao invoque pessoas e realidades que desconhece, a referencia que faz a uma pessoa no seu ultimo post também me leva a pensar que deve despedir os seus informadores. já agora em relação ao magalhaes basta ver o que escreve o sobrinho do soares para entender a vergonha que é ter um primeiro ministro caixeiro viajante. E se pensa ter conseguido provocar-me com estas incorrecções propositadas nao se iluda e faça como o MAD começe a estreitar os laços com o PS, talvez lhe deam pretagonismo ou uma entrevista numa radio local.

    também não gosto do anonimato por isso basta seguir o link do meu nick e verifique que o nome está lá e até a minha face. Não temo nada nem ninguém, com excepção de mim mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Caro Saager, não se irrite, isso é para mim,as minhas fontes são tiradas dos contextos das conversas do blog, possívelmente algumas não estão a bater certo...Mas no geral do conteúdo não andam lá muito longe...Quanto ao M.Alegre, não me está a dar novidade nenhuma, pois como não sou " sectário" sei perfeitamente porque ele lá está.Mas também lhe digo, há conveniências dos dois lados!!!As afirmações acérrimas que o Sargger faz, são dum funcionário que honra o seu patrão ( partido).Este de ser funcionário está na interpertação que fiz, pelas citadas e ferrenhas afirmações!!!Quanto á sua indentidade penso que o conheço ( mas já errei numa primeira apreciação á sua pessoa, trocando por outro colega do Laboratório - desculpe).Quanto á foto deve ser quando tinha os seus dezoito anos...
    Voltanto um pouco atraz, eu comecei por criticar ( opinião pessoal) obras da Camara, mas os caros, M.J.S e a vossa pessoa, levaram-nas para casos pessoais e aí, entrámos nesse campo.Como não tenho telhados de vidro, e não me coíbo de uma boa polémica, entramos por esses caminhos!!!Mas penso ser salutar falar do Concelho, dando as nossas opiniões!!! Sabe que só com uma " boa" discussão saiem grandes feitos ( obras).A discussão, opiniões e escultações faz parte de um bom Gestor!!!
    " Em recebendo a reforma, vou aí buscar os computadores, mas temos que discutir o preço..."
    Quanto ao M.A.D. tem que lhe perguntar a ele, eu tenho as minhas convicções, flutuando as mesmas na Ala Esquerda do Socialismo. mas não sou Poeta...Nem ando à procura de lugar, porque se o quizesse bastava deslocar-me 125 Km, e aí conhecendo-me desde que nasci, não exitavam-ve em me incorporar numa lista!!!

    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  13. OH Cachaço

    Vê lá mas é se contas toda a verdade da tua saída da Eurest, da tua reforma, da forma como tratavas mal algumas funcionárias e apoiavas outras, dividir para reinar.

    Tu não tens telhados de vidro: são é de cristal.

    Antes de falares na democracia dos outros vê-te ao espelho para saberes como é a cara de um faxista

    ResponderEliminar
  14. Aos anónimos e restantes partcipantes neste blogue:

    Agradecia que evitassem a utilização de termos ofensivos e que moderassem a terminologia.

    Agradecia, de igual forma, que evitassem trazer à conversa a família dos interlocutores, bem como assuntos relacionados com a actividade profissional de cada um.

    João Nuno Sequeira

    ResponderEliminar
  15. para que conste eu nunca me assinei como anónimo, coisa que alias abomino dado que sempre vivi de cara erguida. por isso comentarios anónimos que tentam atingir os outros considero-os uma falta de respeito para com todos os que dão a cara.
    por isso a minha foto sai sempre.

    caro AJC a foto em causa foi tirada faz um ano, e ja tinha 2*18 e mais uns 10.

    ResponderEliminar
  16. A minha Reforma foi adquirida com dignidade ,40 anos de trabalho com descontos para a Seg.Social!!!Não sabia que queria ser meu padrinho, arranjando-me um novo apelido!!! Pena é que não saiba (...) quem é para lhe pedir benção...Assim a um anónimo termo que ODEIO, pois tem por traz uma dose de cobardia medonha!!! Mas penso que deve estar a tranportar para mim aquilo que ficava bem a outro...Basta uma pequena dica!!!Há uma coisa, que nunca tolerei, eram os utentes serem mal servidos e com falta de educação, nem oproveitamento do trabalho de umas em proveito de outras.É que algumas iam para lá não para trabalhar mas para " viverem " á custa de algumas que eram untenticas escravas, e isso não!!!Senhor anónimo ( cobardolas) informe-se lá? Sabe que possívelmente ( caso eu queira) posso voltar, para isso tenho sido assediado tanto por elementos da Somincar como ppela maioria dos empregadas da Eurest.Porque será???Você não seria um daqueles que vivia á custa do trabalho da sua Esposa???É só uma pergunta!!
    Quanto ao Sager, quero-me penitenciar em relação á sua pessoa, pensava ser outo, que também trabalhou na Somincor.Como vê não sou lirico, sei reconhecer os meus eros ( ás vezes tarde).Mas isto não invalida alguns pontos de vista sobre os vossos discursos...
    a.j.cartaxo cachaço

    Agora vou ver os lagartos!!!

    ResponderEliminar
  17. Caro Sagger, agora já sei quem é!!!Mas a foto está "muito" diferente de era...Mais magro, preciso da receita...Estóu a ficar super gordito!!!Também lhe quero manifestar a minha Alegria, por odiar anónimos!!!Mas sabe que isso é uma forma de enviar recados a maioria de outros, mas mesmo assim são nojentos!!!Não tenho problemas em certas acusações, porque o que me interessa é a minha consciência e o reconhecimento ( por vezes á posterior da forma como eram tratadas) Muita gente confunde trabalho com emprego, e como você bem sabe o serviço tem que aparecer, não havendo colaboração entre todas´há "escravidão!!!
    Há uma coisa que quero dizer ao "anónimo" que nunca utizei as empregadas em Serviçao para proveito próprio, nem fui poribido de visitar o Refeitório!!!Por isso digo que o "anónimo" tenta passar a bola para a minha Pessoa!!!
    Quando coloco ente aspas anónimo é porque brevemente publicarei o nome.Infelizmente tenho que recorrer auma pessoa de familia, que só em ultimo caso recorro, para mim, agora para amigos já o tenho feito!!!Fico revoltado com mentiras e injustiças, ainda mais!!!Quem não me conhece bem e devido à minha forma de ser pensa o contrário.Por vezes por baixo duma "má cara" está um coração aberto, como por baixo dum sorriso, pode existir muita maldade!!!O ser humano tem destas coisas...
    E os nossos Magalhães, senhor M.F.C.A.?Tem que ser mais tolerante, porque o mundo é feito por nós!!!( não é nenhuma lição).
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar