domingo, 23 de novembro de 2008

De Zé a Dr. José foi só um passo


Concelhia do BE dá negativa a Sá Fernandes e admite retirar-lhe confiança política
Hoje às 17:47

A concelhia do Bloco de Esquerda (BE) de Lisboa faz uma «avaliação negativa do mandato» de José Sá Fernandes na Câmara de Lisboa, admitindo retirar-lhe confiança política da estrutura.
A direcção da concelhia do BE/Lisboa tem já pronto um documento sobre a avaliação do mandato de Sá Fernandes, advogado independente eleito nas listas do Bloco, e que será analisada numa reunião do plenário de militantes, terça-feira à noite, em Lisboa.
Apesar de não ter sido divulgado, fonte do BE, citada pela agência Lusa, diz que o balanço feito pela direcção de Lisboa do trabalho de Sá Fernandes «é negativo».
A reunião da concelhia acontece um dia depois da prevista transferência de novos pelouros para José Sá Fernandes, segundo noticiou sábado o semanário «Expresso», no executivo do município de Lisboa, liderado pelo socialista António Costa.
O Bloco de Esquerda tem um acordo com o PS, no âmbito do qual António Costa atribuiu a Sá Fernandes o pelouro dos Espaços Verdes.
As divergências entre Sá Fernandes e o BE/Lisboa são antigas, tendo a concelhia acusado o vereador, em Julho, de se ter remetido a um «mero voto seguidista» na aprovação na generalidade da alteração dos estatutos da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).
Contactado pela Lusa, o líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, evitou comentar a reunião de terça-feira, mas admitiu que «a distância» entre o partido e o seu vereador na câmara de Lisboa «é muito grande».

Comentário

Que o Directório e a demais estruturas do BE se sintam enganadas, até se admite e compreende o embaraço e se aceita o afastamento.
Mas, e quem explica aos eleitores do Bloco de Esquerda em Lisboa que o seu voto foi, na realidade, em António Costa e no PS?

5 comentários:

  1. Na política corre-se riscos. Sá Fernandes parece que não cumpriu com o acordo ( 3ª feira reunião da concelhia).

    ResponderEliminar
  2. mas isso era notório que ia acontecer

    ResponderEliminar
  3. de qualquer das formas mais vale ter a coragem de lhe tirar a confiança politica, uma vez que nao concordam com as posições e ideias dele

    ResponderEliminar
  4. pode-se dizer que quando o Sá Fernandes aceitou um pelouro no executivo, o Bloco engoliu um Sapo! desde então se percebeu que seria dificil ao bloco cumprir o programa e o compromisso que assumiu com os Lisboetas, e ainda conseguiu que fossem tomadas medidas importantes, em especial a readmissão dos trabalhadores que tinham sido despedidos entre outras, mas com um mal estar crescente entre o Sá Fernandes e o Bloco, fruto da colagem total com as políticas do PS, e igual afastamento das políticas do programa eleitoral que o BE apresentou nas eleições.
    Portanto, o BE fez o que devia fazer, e mostrou que não são os lugares que mais importam mas sim os compromissos com os cidadãos.

    ResponderEliminar
  5. Caro Adelino

    Um sapo, mas daqueles grandes!
    Era mais que óbvio que a pessoa em questão procurava mais a sua visibilidade pessoal que a visibilidade da força política que o apoiasse, fosse ela o BE ou outra qualquer.

    O BE esteve bem em retirar-lhe a confiança política.

    O PCP esteve bem em nem sequer lha dar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar