terça-feira, 4 de novembro de 2008

Barack Obama X Jonh McCain


Estão a decorrer as votações para a eleição do novo Presidente do Estados Unidos da América.


Boa notícia: George W. Bush vai-se mesmo embora.


Em minha opinião, nunca o mundo esteve tão perigoso como durante o consulado deste senhor, da extrema direita americana. Nem mesmo durante a détente da Guerra Fria.


Hoje debatem-se duas gerações, de partidos que, formalmente diferentes, têm muito de igual, até mesmo devido às ideossincrasias do país a que pertencem.


De facto, há políticas defendidas pelos democratas que estão muito à direita das defendidas pelos republicanos, tal como como se verifica o inverso; um democrata dos estados do sul, como a Luisiana ou o Mississipi, poderá muito bem ter convicções bem mais à direita que um republicano de Nova Iorque.


O que quero dizer é que, ganhe quem ganhe, o país será o mesmo, com os mesmos cidadãos que, colectivamente, entendem como um destino sagrado do seu país o mandar no mundo.


McCain está, definitivamente, à esquerda de George W. Bush. Obama é um produto refinado do marketing político americano, e consequência de uma vingançazinha de alguns sectores democratas relativamente ao clã Clinton.


McCain deu um tiro no pé, diria mais, uma rajada nos dois pés, com a escolha de Sarah Palin, que, com a cabeça cheia de moralidades bacocas, não tem espaço para colocar um travão de língua.


Obama foi buscar Biden numa tentativa desesperada de colher a experiência que ele próprio não tem, e, creio, não fez a melhor escolha, por se tratar um homem do sistema, que ele, Obama, tanto diz querer contrariar.


Claro que espero que Obama vença.


Mas não terei qualquer desilusão se se vier a verificar que se tratará de apenas mais um Presidente dos EUA.


Kennedy foi um Presidente revolucionário para os EUA. Era jovem, católico, progressista, mas foi, também, o presidente que levou os americanos para o Vietname e que fez a invasão da Baía do Porcos.


Para mim, só que Obama se virasse para dentro dos Estados Unidos, para resolver a crise que por lá vai, mãe da actual crise global, já era bom. Que ele retirasse rapidamente do Iraque e do Afeganistão, já seriam mais valias acrescidas, e se não agisse como cão de guarda do mundo, seria a cereja no cimo do bolo.


Mas, se calhar, já estou a pedir demais...


PS (de post scriptum, não daquele que alguns gostam muito): sabiam que o país com maior divida externa mundial e aquele em que é maior o fosso entre ricos e pobres são os Estados Unidos. Neste último indicador, Portugal é o terceiro. Pensei que gostassem de saber...

5 comentários:

  1. Estou ancioso para saber o vencedor.Estou convicto que vai ser Obama, sendo assim é um momento Histórico no Mundo.
    Depois espera-se que Obama mude radcalmente a Politica agressiva dos Estados Unidos e o posso quero e mando!!! Não vai ser fácil ( lembram-se de Kenedy? Obama vai ser um alvo a abater permanentemente!!! Mas temos que ter fé, que algo de melhor vai soprar daquelas bandas!!!
    O.B.S: M.J.S. acabe com os anónimos, publique tudo o resto mas com rosto, para assim poder-se assumir o que se diz!!! ( também lhe digo e garanto que se pode chegar com alguma facilidade aos anónimos, no meu caso é so querer, mas isso era dar valor à cobardia!!!






    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  2. Obama, McCain que venha o diabo e escolha. Nada vai mudar prq nada pode mudar. Os lobbyes bão impor a sua força e a vitória de Obama apenas vai legitimar as politicas do império, Obama é o seguro de vida do regime, Mcain seria o continuar da guera permanente ao mundo. Mas no fundo o que separa?
    nada, apenas pequenas diferenças de metodologia. Em portugal temos uma versao destas, PS E PSD, a diferença está apenas nos clientes.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sagger, não devemos ser tão pessimistas!!!Temos que ter sempre no horizonte que algo vai mudar ( para melhor)!!!Você é mesmo descrente...Acredite e tenha fé, que o "mundo" comece a ser mais humanista!!!Para isso, tem que se lutar, mas sem extremismos, porque isso ( penso) não nos leva ao que nós gostariamos que o Mundo fosse!!!Vamos acreditar que Obama, pode dar uma sacudidela nas desigualdades!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  4. sr. a.j.cartaxo cachaço, o extremo é apenas aquilo que nao se insere na media, mas aquilo que tem estado na media ate agora tem-se revelado extremo em termos de desumanismo. A unica coisa em que eu acredito no obama é que ele vai apenas ser melhor do que o bush. mas isso tamem nao é acreditar em coisas muito boas, é apenas acreditar que o mundo vai deixar de ser tao mau como tem sido nos ultimos anos.

    ResponderEliminar
  5. Acreditar só " vendo" mas há esperanças que assim possa ser.Esta machadada no liberalismo capitalista, ajuda!!!Seja aquilo que for e conduzido por um ser humano tem que haver regulação.Doa a quem doer!!!E quando entram componentes (capital) a ganância aumenta ou por outra não tem limites!!! Veja a Hipocrisia, sobre a venda de armas: Não interessa para que vão servir,o que é necessário é realizar capital!!!
    Tenhamos esperança, senão não vale a pena lutar!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar