quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cavandela: Mudei de Ideia



Referi, num post recente que não voltaria a falar na Cavandela, no projecto, deixando para o futuro o que o futuro trouxesse, de bom ou de mau.

Entretanto, foi-me aconselhado que desse uma "volta" pelo sitio da Câmara Municipal de Castro Verde, na pasta do Ordenamento do Território, e nos documentos do Plano de Pormenor da Cavandela, e que lê-se os documentos que lá constam.
Dou-vos o mesmo conselho. Basta irem a este endereço:


Chega-se claramente a esta conclusão:

Todos os alertas que tenho feito, seja neste blog, seja no Feira de Castro, são assumidos e apoiados e confirmados por diversas entidades que integram o Conselho de Opinião, sendo de salientar os alertas lançados pela Região de Turismo e pela Liga da Protecção da natureza, designadamente quanto às questões da água, das superfícies dos campos de golf, a gestão da água da Albufeira da Rocha, e, ainda, as questões levantadas relativamente à criação de postos de trabalho, entre 750 e 2250, designadamente quanto à quantidade e qualificação da oferta local, o que, claramente levará a uma pressão demográfica apreciável.

São questões que devem ser cabalmente esclarecidas, para além de ser um dever da entidade promotora vir a terreno esclarecer como pretende financiar, e dizer que garantias dá de que esse financiamento suportará a globalidade do projecto.

A falha do financiamento de um projecto desta envergadura poderá significar que, daqui por 30 anos, um qualquer Primeiro-Ministro venha carregar no botão que active a implosão dos esqueletos porventura inacabados por falta de meios, dando lugar a outro mega-negócio de um qualquer grande grupo económico.

Note-se que, um projecto desta dimensão, apenas faz sentido na sua plenitude, com o conjunto de valências projectadas, correndo o risco de, a falta de alguma ou algumas, por em causa a sua viabilidade.

Penso que os castrenses merecem um esclarecimento acerca do motivo da não localização da Cavandela - Sociedade Imobiliária, Lda em Castro Verde, à semelhança do que aconteceu com a Somincor, permitindo que os impostos sobre os lucros gerados pelo empreendimento (?)revertessem para o Concelho que o acolherá (?) ?

Estes são os motivos porque decidi mudar de ideia e não me calar acerca da Cavandela.

Empreendimento na Cavandela, sim, mas com responsabilidade para com os castrenses e para com a gerações futuras.

Se, porventura, estas dúvidas assentam por falta de informação retida seja lá por quem for, então libertem essa informação, e esclareçam de uma vez por todas os munícipes.
E, já agora, alguém informe o povo das contrapartidas que o Município eventualmente terá que dar à entidade promotora, porque, para qualquer investimento deste montante, se fosse a nível nacional, implicaria contrapartidas por parte do Governo, o que leva a crer que as haverá por parte da autarquia.
Ou estarei enganado?




10 comentários:

  1. Qualquer Castrense ( de bom senso) sabe que este empreendimento é de uma importancia fulcral para Castro Verde.Para tal, tém que ser salvaguardados diversos "itens" pela Camara Municipal. Isto, se tudo não passar de um " engano"!!!
    E é no futuro, não descurando o presente que a Autarquia tem que " trabalhar".Os jovens precisam de ficar no seu habitat, mesmo depois de uma formação exterior, e o Alentejo, precisa dessa massa qulificada!!!É aí que não tenho visto "trabalho" tem se pensado muito pequeno, e necessita-se de pensar grande!!! E se existe matéria no concelho para " pensar grande".Para tal necessita-se uma Autarquia com Técnicos, capazes de transformar, essa matéria em futuro.Mas para tal A Camara necessita de ter uma vereação capaz, e não de abanar a cabeça a dizer " sempre" sim ao Presidente ( seja qual for). Organizar festivais, festinhas e festonas, qualquer cabeça pensante o faz,( desde que haja dinheiro) mas pensar no que no futuro, pode garantir, uma vida melhor no concelho, aí é que está o problema!!! E o Concelho de Castro Verde, até é um preveligiado em recebimento de verbas, tém é que ser canalizadas para " semear algo que nos garanta o futuro!!! Queremos Castro Verde a ombrear com os melhores, em qualidade de vida, e em condições para que os seus filhos não tenham que procurar em outros lados, o seu trabalho no futuro!!!

    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  2. Já agora mude lá esse seu sectarismo. Após ler o seu post ganhei curiosidade e, também eu, fui ver os tais documentos/pareceres. E reparei em duas questões curiosas.
    1ª - os seus camaradas da CDU assinaram de cruz e não têm dúvidas absolutamente nenhumas. Diria mesmo que nem precisaram analisar o Plano.
    2ª - muito do que refere no seu texto foi retirado do parecer do PS e da LPN.
    Vá lá. Reconheça, por muito que não goste deles, até foram pertinentes.
    Para terminar, e se me permite, onde está a crítica ao BE e ao PSD. Especialmente ao BE, que neste blog é tratado como guardião supremo da oposição castrense, e que em relação à avandela nada disse. É que colocar faixas a reividicar o que já está decidido fazer e planeado o seu início, como a N 123, não é fazer oposição à câmara, é oportunismo político em relação ao Governo.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Eis a informação que neste momento continua dísponível no sitio Internet da Cavandela:
    Cavandela is a 606 hectare development project in the spectacular and protected Alentejo region of Portugal, which is situated between Lisbon and the Algarve. It is located on the outskirts of Castro Verde, an unspoilt white-walled Portuguese town. The area is famous for its unique wildlife and in particular its rare birds.

    The infrastructure work for this development will commence in Summer 2008, with construction starting at the end of 2009. The resort will consist of 2,800 homes, a 36-hole golf course, two luxury hotels and a vibrant commercial centre. A small walled town will be created in the centre of Cavandela and this will form the true heart of the resort. Built around courtyards and ornamental gardens, it will recreate the ancient village lifestyle, but with all the modern luxuries that today’s discerning residents expect.

    The phrase ‘returning to nature’ will be the ethos upon which Cavandela is built. The surrounding area will be beautifully landscaped, with villas scattered across the rolling hills and around small lakes - whilst olive groves, vineyards and orchard fruit trees will be integrated into the resort to create a working countryside environment.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo

    1º Não penso com a cabeça dos meus camaradas da CDU, penso pela minha, e já me chega.

    2º Muito do que consta dos textos do PS e da LPN foi há muito referido por mim, neste blog e no feira de Castro, muitas luas antes destas duas entidades se referirem, convenhamos que fui muito conveniente.
    Já agora, volte a ler o parecer da Região de turismo, e verá que também se refere a questões como a utilização da água e dimensões dos campos de golfe.
    Se quiser ter o trabalhao de ir ver, ou rever as questões em causa, nos meus blogues, faça o favor, e verificará que é verdade o que afirmo.

    Por outro lado decida-se: ou sou camarada dos da CDU ou sou apoiante do BE.
    Tem dúvidas que, neste momento, dos partidos da oposição representados na AM, o Bloco é que tem demosnstrado maior eficácia e pertinência nas questões que levanta? Dúvida que cada vez que o Partido Socialista se manifesta em Castro Verde dá tiros nos pés? Quanto ao PSD em Castro Verde ainda está à procura do Norte, faz que não existe, mas existe, e eu não posso falar de quem tudo faz para não dar nas vistas. A opinião do PSD em Castro Verde é uma não opinião.

    E, finalmente, quanto a sectarismo, é a primeira vez que me adjectivam dessa forma, mas se vê a coisa dessa maneira, tudo bem.

    Bem haja para si também.

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos, muito se disse em poucas palavras... Quando se vê num Partido ( qualquer) um "inimigo" a abater, temos que ser conscientes no que afirmamos.Só por sectarismo é que podemos ver inimigos nos Partidos que lutaram para que possamos estar aqui com liberdade a dizer coisas...Temos é que creticar ( mas apresentando alternativas) como se Governa!!! Deixem lá o ódio de lado, não nos leva a lado nenhum!!!Uma coisa sei eu, Ditaduras ( esquerda/ Direita) não obrigado!!!
    E quando se é eleito temos que trabalhar para todos, sejam eles, vermelhos, amarelos, rosas, verdes, etc.Chama-se a isto Democracia, que parece-me, que há "alguns" desconhecem!!!
    O poder local devia dar o exemplo e isso por vezes não acontece, desde Admissões de pessoal ( pouco transparente)obras sem interesse Público mas de Fachada,funcionários aburguesados no serviço ( o povo está a pagar).Castro Verde, precisa de eliminar "ódios de estimação" e todos arregaçarem as mangas, para que o futuro seja melhor.E é possível, basta colocar as pessoas certas nos lugares certos, sejam elas, de que Partido for ou Independentes, e isso depende do Povo ( desde que não seja manipulado)!!!Apareçam interressados em trabalhar em prol da sua Terra!!!
    O.B.S: quando falo em ódio de estimação sei o que digo!!!

    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Cartaxo Cachaço, permita que o trate assim.

    Tem toda a razão no que refere.

    Apenas gostaria que, tal como pedi ao anónimo que comentou este mesmo post, concretizasse a questão dos ódios pessoais a que tanto se refere.

    Poderia trazer alguma clareza a este debate de opiniões e de ideias.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Caro, a situação é mais que clara, e vísivel em determinadas situações. Nomes, para quê... Isso era estar a dar importância a essas personagens...Basta ver: qundo trocamos a "musica da cassete", começamos a ser alvos a abater.Não interessa se tem razão, ou não, o que é convicente, é que se não está de acordo cala-te!!!
    Ainda sobre a escolha de Pessoas para exercerem cargos Públicos, sou contra os Partidos " enviá-las". Pessoas que se julguem com capacidade, apareçam ao sufrágio do Povo, e não prometam o que não podem dar!!!Agora estarmos dependentes dum Partido para ser nomeado pelo menos o Cabeça de lista é Anty-Democrático, isto no concerne ao poder Local!!!Outro ponto que discordo é com os anónimos a participar, quem não deve não teme.Estamos ou não estamos em Democracia???

    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  8. curiosos comentarios de nova gente (sejam bemvindos) no entanto e embora pretendam sugerir que se necessita de novas iniciativas, de concreto... nada. Por outro lado sobre a questão central que aqui se levanta, que é do poder central (recordo que tanto o PS COMO O PSD têm tido a mesma postura) nada investir neste conselho... nada, ou então um chorrilho de lugares comuns que têm como base uma falácia:
    a de que o governo tem o dever de só apoiar as autarquias que recebem poucas verbas
    ora se assim fosse digam lá quanto caberia a lisboa?
    ou a campo maior?
    ou a braga?
    e na realidade quanto é que recebem?
    a questão aqui é politica e é mais uma prova de como o estado português está tentacularizado pelo bloco central, por isso muito me admira a conversa conciliadora deste novo amigo cartaxo é que não basta dizer que temos boas intenções porque delas está o inferno cheio.
    Só uma ultima questão:
    MAD é tempo de aprenderes a esperar para dar o tiro no momento certo, é que com tanta pólvora gasta corres o risco de não te levarem a sério.

    ResponderEliminar
  9. Sagher os cartuchos quando não se gastam, enferrujam, e ás tantas já não entram na espingarda para poderem ser disparados. Parece-me que agora é um bom momento para clarificar as opções estratégicas que ainda constam nas GOPs de 2008 da CMCV.
    Se fosse verdade que a população do concelho de Castro Verde participa na elaboração do Orçamento, a Cavandela obrigatóriamente tinha que estar em cima da mesa, e todas as interrogações e contradições para as quais eu tenho chamado a atenção, deveriam ficar devidamente esclarecidas.Já chega de mentira, ou achas que ainda deve continuar?
    Os que têm responsabilidades na aprovação de documentos nos diversos órgãos autárquicos, poderão invocar que nunca ninguém lhes chamou a atenção sobre tanta contradição e situações pouco transparentes?
    Por acaso consultaste as GOPs de 2008 da CMCV?
    Viste o que lá está escrito sobre o grande projecto da Cavandela?
    Se não leste, perde lá dois minutos, e depois transmite-nos a tua opinião sobre a matéria, está bem ?
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Cada um com as suas ideias, mas deve usá-las, Democráticamente!!!Incentivar para votar aqui, ou ali, ou não votar , não falando verdade, é "feio". Os eleitores só são convencidos, com coisas reais, e não revanchismos!!!Caros, o poder tem que alternar, e se quizerem "ver" com olhos insentos, verifiquem, os "pulos" positivos, que deram Mértola, POrtel, para não citar outras!!! As Camaras tém que ser livres, não comandadas pelos Partidos.Os trabalhadores não podem ter medo de perder o seu lugar, caso haja mudanças.Há trabalho para todos ( os que querem trabalhar). Medo não...Volto a repetir Castro Verde só se coloca no lugar que tem direito, quando acabarem os ódios de estimação!!!Castro necessita como o pão para a boca, de criar condições para o futuro, a Somincor pode acabar a laboração, ( Deus queira que não ) antes dos prazos programados.Basta a Paz estar segura em alguns Países Africanos, onde existe Minério, que se pode retirar com metade do custos da Somincor!!!A não ser que a prefeência seja a de voltar ao passado...Toda a gente sabe, que os inimigos do Povo são todos os Partidos, com excepção do P.C.P., já houve tempos que pensei assim, mas a realidade é outra, e essa é que todos são válidos, para construir uma Sociedade mais justa e sem ódios!!!Uma sociedade em que todos tenham oportunidades.Depois há quem as saiba aproveitar e quem as desperdice!!!

    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar