segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Castro Verde: «Cavandela» " um projecto para avançar"

“Cavandela” é o nome de um projecto turístico, de investimento privado, previsto para Castro Verde. A "Cavandela" conta com um investimento de 500 milhões de euros e contempla duas vertentes: turística e empresarial.
O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, assegurou no programa da Voz da Planície “Preto no Branco” que "o projecto turístico «Cavandela» é para avançar" e que "a construção do mesmo poderá começar em 2009". Nas suas palavras "a «Cavandela» tem duas componentes: turística e empresarial". Disse também que "este empreendimento compreende cinco mil camas e dois campos de golfe, entre unidades de alojamento turístico e dois hotéis". Francisco Duarte revelou ainda que "o investimento é de 500 milhões de euros, valor a suportar por capitais privados".

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde "os projectos de construção da «Cavandela» devem ficar concluídos até ao final de 2009".

Comentário


Eu já não faço mais comentários acerca deste assunto.


O futuro dirá se, felizmente, não tenho razão, e tratará, em caso contrário, de apontar os responsáveis pelo que vier a acontecer.

7 comentários:

  1. JNS hoje não vou tecer mais comentários sobre a Cavandela, apenas lhes recomendo que vão ao sitio da CMCV, selecionem Planos de Ordenamento-Planos de Pormenor - Cavandela, e consulte a acta do tal Conselho de Opinião, que está anexa, veja o conteúdo das presenças e ausências para um assunto que alguns cosideram tão importante, e retire as conclusões que achar mais apropriadas.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena das nossas comunidades, das nossas pessoas- é uma tristeza-quando se aproximam eleições autárquicas comecam a aparecer estranhos projectos megalómanos na nossa região, os autarcas fazem figura de ingénuos porque lhes convem, os jornais locais com falta de assunto, dão-lhe páginas...
    Tenho pena que o actual Presidente de Câmara, Sr Arquitecto Duarte, em que deposito confiança, e agora, está a colar-se a uma coisa que pode não ter prossecução, e queimar-se, oxalá me enganasse, para bem de todos.
    As coisas deviam ser tratadas com maior reserva,cautela e sem ingenuidade e cretinice. De Arrábidas, Semblanas, Cavadelas e etcs Golfes, estamos fartos de promessas, e de quererem gozar connosco.

    ResponderEliminar
  3. É impressão minha ou a clareza e transparência à volta deste projecto é cada vez menor? Reparei que o presidente não se referiu ao “vibrante centro comercial” que esta referido no site da e3property. Será que eles pensam em construir cá uma coisa e na câmara se pensa que se vai construir outra? Mas isso pode ate não ser tão importante assim. A questão que mais me confunde é a do financiamento. O presidente diz que são 500 milhões a suportar por capitais privados. Mas quem são esses financiadores? É que isso é que interessa. Consta que foi dito na sessão de esclarecimento que o financiador do projecto turístico seria o bpi. Mas se é assim porque é que isso não é dito com clareza?
    É que dizer o que o presidente disse sem clareza e garantias nenhumas, quando no ano seguinte há eleições é a coisa mais simples e fácil do mundo. Cria-se uma cortina de fumo e diz-se que vai ser tudo porreiro. Isso tamem eu sou capaz de fazer.

    ResponderEliminar
  4. É impressão minha ou a clareza e transparência à volta deste projecto é cada vez menor? Reparei que o presidente não se referiu ao “vibrante centro comercial” que esta referido no site da e3property. Será que eles pensam em construir cá uma coisa e na câmara se pensa que se vai construir outra? Mas isso pode ate não ser tão importante assim. A questão que mais me confunde é a do financiamento. O presidente diz que são 500 milhões a suportar por capitais privados. Mas quem são esses financiadores? É que isso é que interessa. Consta que foi dito na sessão de esclarecimento que o financiador do projecto turístico seria o bpi. Mas se é assim porque é que isso não é dito com clareza?
    É que dizer o que o presidente disse sem clareza e garantias nenhumas, quando no ano seguinte há eleições é a coisa mais simples e fácil do mundo. Cria-se uma cortina de fumo e diz-se que vai ser tudo porreiro. Isso tamem eu sou capaz de fazer.

    ResponderEliminar
  5. É impressão minha ou a clareza e transparência à volta deste projecto é cada vez menor? Reparei que o presidente não se referiu ao “vibrante centro comercial” que esta referido no site da e3property. Será que eles pensam em construir cá uma coisa e na câmara se pensa que se vai construir outra? Mas isso pode ate não ser tão importante assim. A questão que mais me confunde é a do financiamento. O presidente diz que são 500 milhões a suportar por capitais privados. Mas quem são esses financiadores? É que isso é que interessa. Consta que foi dito na sessão de esclarecimento que o financiador do projecto turístico seria o bpi. Mas se é assim porque é que isso não é dito com clareza?
    É que dizer o que o presidente disse sem clareza e garantias nenhumas, quando no ano seguinte há eleições é a coisa mais simples e fácil do mundo. Cria-se uma cortina de fumo e diz-se que vai ser tudo porreiro. Isso tamem eu sou capaz de fazer.

    ResponderEliminar
  6. Como é óbvio, RATM triplicou o comentário.
    Um dia destes apagarei dois deles , apenas para não ocupar espaço. Ou talvez não.

    Obrigado por ter participado.

    ResponderEliminar
  7. RATM, foi dito pelo sr Mark Lennherr e ouvido por dezenas de pessoas, que o financiamento do projecto, para a parte turística estava garantido pelo BPI, e que para a área empresarial eram Fundos Comunitários.
    Não esquecer que o senhor Caeiros anteriormente falou em capitais estrangeiros ( ingleses e irlandeses )!
    A Sociedade promotora tem 3 sócios,e um capital social de 5.000,00 euros ( cinco mil )
    Este enrolo já dura desde o inicio de 2005!
    O site da Cavandela já informou que as infraestruturas iriam começar em 2007 e que os hotéis e golf abriam em 2008!
    Veja-se o que lá está agora, algumas semanas depois de eu ter dito na Assembleia municipal de Junho último, que era um escândalo, aquela informação que lá constava!
    A Assembleia Municipal tem sido por mim bombardeada com pedidos de esclarecimento, e dúvidas, mais do que suficientes, para que todos os seus membros tenham elementos para refletir com a sua cabeça, e pararem com a carneiragem atrás do senhor presidente (o do mandato suspenso até um ano ).
    A colagem do actual presidente áquele processo, pode-lhe custar o capital de competencia que acumulou junto de muitas pessoas do concelho. Veja-se, aí o comentário desse senhor ou senhora anónimo, com o qual eu concordo inteiramente!

    ResponderEliminar