segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Regulamentos


O Jardim de Infância e as Escolas do 1.º Ciclo dispõem, a partir deste ano lectivo, de uma cantina.

Obra feita a expensas do Município, que é de louvar pela iniciativa, e que, com o tempo conseguirá ultrapassar as dificuldades que as deficiências de projecto provocam no dia-a-dia.

No entanto, maiores e mais graves são as deficiências de funcionamento, que se devem apenas e só, a deficiências no entendimento que grassa na cabeça de algumas pessoas.


Devido à enorme dimensão do equipamento, e aos muitos milhares de utentes que dele usufruem, alguém, que não a Câmara enquanto entidade política, decidiu fazer um regulamento em que mistura regras tão simples como a obrigatoriedade de as crianças estarem sentadas e aguardarem indicações dos auxiliares, até importantes normas cegas, como cega deve ser a justiça, do género da proibição de troca de senhas, excepto em caso de doença do utente, leia-se, criança, devidamente comprovada, através de atestado de médico.

Resumindo e concluindo.

Que eu saiba, é pressuposto que as crianças sejam verbalmente orientadas no sentido de estarem quietas e aguardarem as indicações dos auxiliares presentes, não carecendo de um Regulamento escrito, até porque grande parte delas não sabem ler, que dê indicações nesse sentido.

Por outro lado, o exigir um comprovativo da doença do aluno exige que um dos pais falte ao trabalho para ir ao médico e a criança ser vista pelo médico. Isto para satisfazer a exigências de quem, perdoem-me a força da expressão, pariu aquele regulamento.

Hoje, 2.ª feira 29 de Setembro, devido as factos da minha vida provada, solicitei a troca da senha de almoço do meu filho, previamente adquirida para o próximo dia 3 de Outubro, 6.ª Feira. Por força da aberração regulamentar a que me venho referindo, não me foi permitido fazer tal troca, apesar de estar uma fila enorme de pais aguardando para adquirir senhas para esta semana.

Note-se que não se trata do valor da senha. Trata-se da veleidade com que se fazem regulamentos que por falta do mínimo de senso que quem os faz apenas servem para complicar a vida das pessoas, ou para serem completamente inúteis, como no caso das regras impostas a crianças com 3 e 4 anos.

Enfim. Não faz regulamentos quem quer, mas quem os sabe fazer.

Aliás, podemos até questionar acerca da competência funcional para produzir esses regulamentos, e perguntar se os eleitos tiveram conhecimento de um documento que não lhe está a por a imagem nas melhores condições.

Mais uma vez estamos no campo das amizades. Quem fez este regulamento se não tivesse amigos no sítio certo, provavelmente a única coisa que escreveria seriam palavras cruzadas, possuísse a pessoa em questão inteligência para tanto.

5 comentários:

  1. Todos para as novas oportunidades, já!...

    ResponderEliminar
  2. Tudo bem!!! mas falta uma Nutricionista. Esta poderia até colaborar com todas as Instituições do concelho, no que concerne à elaboração de Ementas, de acordo com as faxas etárias, bem como o seu valor calórico.Aproveitando o asunto, todas as Instituições, que fornecem alimentação deviam ser obrigadas a ter um Técnico da especalidade ( Dietista-Engª Alimentar-Nutricionista)!!! Certamente que mais tarde se vinham a colheres os frutos, especialmente no que diz respeito à obesidade. Onde anda a comissão de Pais, para não revindicar tal neceddidade???. Também passa pelos professores, auxiliares e pais, insistir no que é " bom" comer!!! Pergunto? Quantas crianças, comem Sopa? Fruta? Massa? SALADAS? Quntas " cantinas" aboliram a confecção de Fritos entre as quais as célebres batatas fritas ( que os meninos adoram)?
    Um trabalho a desenvolver " ontem"!!!
    a.j.cartaxo cachaço

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão e posso informá-lo que, neste momento está uma nutricionista na Câmara, creio que em regime de estágio, mas cujo trabalho está já a dar frutos, designadamente ao nível dos lanches, com correcções às ementas anteriores, feitas não sei bem por quem, mas que não me parece perceber bem do assunto. Mas isto é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão e posso informá-lo que, neste momento está uma nutricionista na Câmara, creio que em regime de estágio, mas cujo trabalho está já a dar frutos, designadamente ao nível dos lanches, com correcções às ementas anteriores, feitas não sei bem por quem, mas que não me parece perceber bem do assunto. Mas isto é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Bons Dias!!! Ser Técnico/ Técnica é uma coisa exerce-la ( bem) é outra!!!Para tal tem que ser "ELA" "ELE" a elaborar as Ementas e fazê-las cumprir!!! Não haver interferências de adquir os produtos nem de quem confecciona!!!
    Também se devia distribuir literatura às crianças sobre forma de Banda Desenhada do tema Alimentação!!! Bem como colocar quadros na cantina com a figura dos "seus" idolos, Desporto, Telenovelas, etc, a alimentar-se uns com Sopa outros com Fruta outros a comer Salada!!! Este é um ponto importantissimo de convencimento das criançass ( a Alimentação dos seus Idolos!!!

    ResponderEliminar