sábado, 27 de setembro de 2008

Francisco Duarte Admite Candidatura em Castro Verde



Francisco Duarte admite poder ser o candidato da CDU à Câmara Municipal de Castro Verde nas eleições autárquicas de 2009, apesar de acentuar que nunca teve essa ambição.Numa entrevista concedida à revista “Cultos”, o autarca revela que o assunto “ainda não está em cima da mesa”, mas adianta que se houver consenso em torno do seu nome aceitará o desafio.“Se houver entendimento que o meu nome é consensual, que a minha pessoa é a indicada para ser cabeça de lista, terei que aceitar”, revela o homem que sucedeu a Fernando Caeiros na liderança da autarquia há cerca de dois meses.Eleito vereador em 2005, Francisco Duarte foi chefe de gabinete de Caeiros no mandato anterior, depois de se ter mudado de Odemira para Castro Verde, onde na década de Oitenta já tinha trabalhado como arquitecto.Recorde-se que, em 2001, Duarte teve outra experiência eleitoral em Odemira, sendo derrotado pelo socialista António Camilo.
Comentário
Trata-se de uma não notícia.
Primeiro porque a entrevista que Duarte concedeu à revista Cultos (não transcrita neste blog por não estar disponibilizada no respectivo portal) tem já 2 semanas.
Depois, é perfeitamente normal e natural que, alguém que está a desempenhar estas funções esteja na disposição de continuar o seu trabalho, isto se, o Presidente com mandato suspenso não decidir mudar de ideias e voltar ao lugar e recandidatar-se, o que é mais que provável.
Quanto a consensos, é que a coisa pode tomar vários aspectos, partindo do princípio que Caeiros não volta.
Será que obtendo o apoio dos "independentes" da CDU/PCP-PEV, o PCP, força política detentora da sigla, apoiará Duarte? Na minha opinião sim.
Será que apoiando o PCP uma candidatura de Duarte, os "independentes" acatarão a escolha? Aí já ponho as minhas reticências, porque tudo dependerá, e aí tenho toda a certeza, seguirão as indicações que Caeiros entender dar aos seus indefectíveis.
Por último, chamo a atenção para o cariz altamente falacioso do comentário final, onde se refere a experiência anterior de Duarte em Odemira.
Como já anteriormente disse, a eventual não candidatura de Caeiros apimentou a contenda, com os partidos tradicionais a apostarem em candidatos mais fortes que anteriormente (até o CDS-PP vai apresentar candidatura em Castro Verde), e os rumores de surgimento de duas candidaturas independentes são cada vez mais evidentes: uma na área do Bloco Central, com afastamento relativamente ao PS de Sócrates, e outra com pessoas oriundas da CDU - os tais "independentes" - zangados que estão com o PCP em quem, afirmam há anos, não se reverem.
É um Município apetecível, por ser um símbolo, e pelas condições financeiras de que dispõe.
As autárquicas estão aí. Parece que está muita gente a dormir quanto a este assunto, ou, pelo menos, faz que dorme.
Talvez seja já altura de abrirem os olhos.

7 comentários:

  1. Isto agora até ao final do ano vai ser assim: só coisas sem interesse absolutamente nenhum até á surprea (será?!) final: o regresso em "apoteose" do filho pródigo!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. A esta não notícia do actual poder-se-ia, quiçá, a entrevista do ex à Mais Alentejo: uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Parece que ninguém "abre o jogo" hehehe

    Gostam de surpresas é o que é! ;)

    ResponderEliminar
  3. JNS - Caeiros não apoiará Duarte?
    Duarte aceita sem apoio de Caeiros?
    O que entenderá Duarte por consenso?

    ResponderEliminar
  4. A posição de Francisco Duarte é normalíssima - sendo presidente da Câmara, havendo consenso sobre a sua candidatura e sendo convidado para se candidatar é natural que só não aceitasse por razões pessoais.
    Parece-me que há alguma falta de realismo nas abordagens que são feitas ao futuro autárquico de Castro Verde.
    Parece haver muita gente assombrada pelo fantasma de Fernando Caeiros.
    O seu desempenho à frente da CMCV foi um dos melhores a nível autárquico. A sua influência ultrapassou a da CDU. Teve sempre um papel aglutinador. Mas, como ele próprio tantas vezes frisou, o trabalho desenvolvido foi um trabalho colectivo protagonizado por várias equipas no âmbito da CDU.
    Por tudo isto, parece-me que será com naturalidade que a CDU venha mais uma vez a ganhar as eleições autárquicas.
    Percebe-se a agitação e o facto de muitos quererem chegar-se à frente, mas não me parece que seja através da multiplicação de listas que lá cheguem.
    Apetece dizer que a tradição (e a qualidade do trabalho autárquico da CDU) tem muita força...
    Um abraço
    LG

    ResponderEliminar
  5. LG Se não voltar ,não saiu bem. Digamos que saiu por uma porta pouco larga. Se voltar vai ter que ouvir algumas mentiras que pregou por aí, ( algumas por escrito ) a que ele atribui grande importancia e criou falsas expectativas nas pessoas...
    Mesmo lás cadeira em Évora parece que ainda está a tentar resolver alguns imbróglios que por cá deixou.

    ResponderEliminar
  6. "como ele próprio tantas vezes frisou, o trabalho desenvolvido foi um trabalho colectivo protagonizado por várias equipas no âmbito da CDU."

    É uma opinião como qualquer outra como o é a de que foi um trabalho de "equipa" demasiado pessoalizado. Não sabemos bem porquê, veio-nos à ideia aquela deliciosa cena protagonizada por António Silva e Beatriz Costa em que aquele dizia, com a graça que ainda hoje lhe achamos, apontando para a sua pessoa: "o júri (eu) decidiu, por unanimidade, escolher a menina Alice Costa, que por acaso é minha filha, como rainha das costureiras cá do bairro." Mas por raio me fui lembrar disto ...

    ResponderEliminar
  7. É normal Duarte dar esta entrevista e dizer que está disponível. O que já não é normal é alguns abutres andarem a rondar para ver quem avança ou quem se fica. Alguns cogitaram que é a hora de atacar a Câmara pois sem Caeiros a CDU em Castro Verde está frágil, será? Ou os ditos independentes que até aqui pululavam quer na Câmara quer na Junta de Freguesia se sentem órfãos, e já não sentem vontade de continuar, será que está na hora de abandonar o barco a todo o custo.
    Para mim Duarte terá toda a legitimidade para se candidatar assim como Caeiros tem a legitimidade de continuar o que prometeu para o concelho.
    Será vencedor quem Fernando Caeiros apoiar se não for ele.
    Por isso tenham calma porque ainda falta muito tempo, e o tempo desgasta.

    ResponderEliminar