quarta-feira, 23 de julho de 2008

Aniversário da Batalha de Ourique

869º Aniversário da Batalha de Ourique

No âmbito das comemorações do 869º Aniversário da Batalha de Ourique, a Câmara Municipal de Castro Verde, a Câmara Municipal de Ourique e o Exército Português associam-se para, nos dias 24 e 25 de Julho de 2008, assinalar a data lendária, com algumas iniciativas evocativas, a decorrer nas vilas de Castro Verde e Ourique.
O local de S. Pedro das Cabeças, no concelho de Castro Verde, considerado por muitos o palco onde, em 1139, D. Afonso Henriques terá travado a Batalha que conferiu a Portugal o estatuto de Reino, tem sido desde há muitos anos o local escolhido para celebrar, a 25 de Julho, o dia da Batalha, que ultimamente tem estado também associado às comemorações do dia do Exército.
A importância da Batalha de Ourique prende-se com o facto de ter sido sinónimo de uma importante viragem na história de Portugal, visto que é também a partir desta que surge o novo conceito de Portugalidade, classificando, assim, o nosso país como um dos mais antigos do mundo, e o mais antigo da Europa.
Inserida no programa das comemorações está a apresentação pública do livro “A Tradição Lendária de Afonso Henriques e as Memórias do Rei Fundador em Castro Verde”, da investigadora do Centro de Tradições Populares Portuguesas Maria de Lourdes Cidraes, numa edição da Câmara Municipal de Castro Verde. O evento decorrerá no dia 24, pelas 18 horas, na Basílica Real de Castro Verde, e conta com a participação do Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde. A obra comporta uma análise aprofundada à tradição lendária patente na coroação de D. Afonso Henriques, tendo por base a Lenda do Milagre de Ourique e o mito fundador português.
Mais informações no Programa disponível no sítio do Município de Castro Verde in http://www.inesting.org/cm_castroverde/noticias/detalhe.asp?id=95.

1 comentário:

  1. Afinal onde é que foi a Batalha de Ourique? Não haverá por aí nenhum professor provisório de História que nos possa informar correctamente?

    ResponderEliminar