segunda-feira, 23 de junho de 2008

Francisco Alegre: Uma Referência para Castro Verde

Como é sabido, eu transporto no meu ser o anátema de ser de fora, numa terra em que, na generalidade, o povo recebe bem os que aqui se fixam, mas que outros há, que não aceitam esse facto.
Mas não é esse o assunto que quero agora abordar.
Desde que comecei a frequentar esta terra, a conviver com as suas gentes, que cá casei, na belíssima Basílica Real, sempre ouvi falar do Dr Francisco Alegre, sempre referido como Dr. Chico Alegre, com um respeito, uma veneração, quase em jeito de agradecimento.
Conheci o Dr. Chico Alegre, obviamente, sem a profundidade com que aqueles que toda uma vida com ele lidaram, conviveram e trabalharam, e dele, para mim ficou a imagem da pessoa dada, acessível e bem disposta. Diga-se, a talhe de foice, tal como a sua esposa.
Foi uma pessoa que se entregou à sua profissão de médico veterinário, participando na vida comunitária sempre que a tal foi chamado, fosse no antigo Colégio, fosse à frente da primeira Comissão que administrou o Concelho após o 25 de Abril.
Logo após o seu falecimento, falou-se em diversas formas de homenagear condignamente este Grande Castrense, nomeadamente, candidatando o seu nome para patrono da Escola Secundária.
O que é facto é que nunca mais se falou no assunto.
Mas, creio, seria mais que justo, numa terra em que até as estevas têm direito a ser nome de rua, a entidade competente para o efeito, que creio ser a Junta de Freguesia, por delegação da Câmara Municipal, mais não faria que a sua obrigação, se atribuísse o nome do Dr. Francisco Alegre a uma rua ou praça, com dignidade suficiente para o receber, homenageando, assim, um Castrense que foi, e como tal deve permanecer, uma referência para os seus conterrâneos.
Fica a sugestão, que espero não ofensiva por ser feita por um "estrangeiro".

6 comentários:

  1. Exmº Senhor Presidente da Camâra Municipal de Castro Verde.

    Nós castrenses e amigos do Dr. Francisco Alegre

    E qualidade de cidadãos deste Concelho, venho solicitar a Vxª Que se digne equacionar a possiblidade desse excutivo levar em considração dar o nome do Dr. Francisco Alegre um ilustre castrense. A uma Escola ou artéria desta Vila esta.


    Começo por mim próprio

    João Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Realmente ... se existe em Castro Verde uma ...

    ... Rua Francisco Galrito
    ... Rua Manuel da Assunção Mestre
    ... Rua Cândido Alves Barjas
    ... Rua do Soldado Luís

    ... etc.

    sem ofensa para as memórias das citadas pessoas ...

    ... parece-nos de toda a justiça homenagear a memória do Dr. Francisco Alegre na toponímia da Vila.

    ResponderEliminar
  3. Senhor anónimo a escola com o nome Do sr. Dr. Francico Alegre já existe.

    ResponderEliminar
  4. MAD

    Parece-me que a Escola Secundária ainda não tem o nome de Dr. Francisco Alegre, apesar de se ter fito uma proposta nesse sentido, creio, inclusive na Assembleia Municipal.

    Mas não sei em que ponto está esse processo.

    A antiga Escola Preparatória, chama-se, actualmente EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço.

    Creio não estar enganado acreca destas informações.

    ResponderEliminar
  5. Também subscrevo a ideia, aliás foi um grande homem de Castro verde, tal como o descreveu. Fez crescer muita gente com o respeito que impunha no colégio, Dou graças a Deus por ter frequentado aquele estabelecimento e o rigor que o Sr. Dr. impunha. Peca por tardia a tão merecida homenagem, mas antes tarde do que nunca..

    ResponderEliminar
  6. É da maior justiça esta ideia.

    Agora, haja quem a ponha no papel e começe a recolher as assinaturas.

    Contem comigo

    Duarte Oliveira

    ResponderEliminar