segunda-feira, 16 de junho de 2008

Finalmente

Escrevo apenas para informar que, ultrapassados que foram os problemas técnicos, os semáforos do cruzamento da antiga farmácia já se encontram em funcionamento.



Foram, também pintadas as sinalizações horizontais naquele local, incluindo as passadeiras.



Tudo está bem quando acaba em bem.



E tudo está bem quando nada há a apontar.


14 comentários:

  1. Já tinha visto na acta nº 11 da CMCV de que o empreiteiro tinha recebido um ultimato para pôr o sistema a funcionar até ao dia 4 do corrente.11 dias mais tarde o sistema funciona.É um marco histórico para a vila de Castro Verde. Esperemos é que não continuem a derrubar o semáforo que está na naquele pequeno ilhéu. O primeiro derrube estava nas minhas previsôes.
    Agora peço a quem de direito através deste meio, para não gastar tempo dos meus preciosos 5 minutos do tempo s«reservado ao público, que sejam arrancadas aquelas flores altas da rotunda das freguesias e substituidas por outras rasteiras. E já agora cortem um arbusto em frente ao Aparthotel do Castro, que limita perigosamente a visibilidade a quem vem do Parque Urbano Zona Leste.

    ResponderEliminar
  2. nao sabia que agora se faz intervenção deste tipo em blogues. sempre pensei que isso era para a AM. Enganei-me.

    Já agora em matéria de pedidos nao acham que era tempo de se mudar a rede de saneamento básico?

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com a necessidade de intervir na rede de saneamento básico, desdigandamente na ETAR de Castro Verde.

    No entanto, ao que parece, essa intervenção está a aguardar a definição da futura gestão das águas, a cargo da tão falada AMAGIA.

    Sendo assim, aguardam-se os futuros desenvolvimentos nesse sentido.

    Entretanto podia-se intervir na correcção de deficiências que existem, e quem manda sabe que existem, designadamente as soluções provisórias que acabam sempre como definitivas, do género de ligar esgotos domesticos à rede de águas pluviais, dimensionamento errrado de ramias ou a substituiçaõ de troços e ramais mais antigos e obsoletos.

    São as intervenções que, a meu ver, são necessárias para manter toda a rede em funcionamento e que permitem a sua ampliação À medidas das necessidades e do crescimento exponencial que a malha urbana está a sofrer.

    Quanto a este ser o local indicado para pedidos, é um local como outro qualquer: os pedidos ficam; se são ouvidos, ou neste caso lidos, ou não, isso já é outra questão.

    ResponderEliminar
  4. sagher;
    De acordo com os projectos em mão, e o aumento previsivel do volume de matéria orgânica a defecar, e dos liquidos com cheiro sui géneris,de mais 90.000 seres bem nutridos, é mesmo um imperativo que a rede de saneamento básico seja alterada e reforçada. Mas nada se irá perder. Tudo será transformado e aproveitado na nova ETAR para regar e fertilizar os campos de golf de 36 buracos.
    Fiquei com dúvidas, senão estavas a usar uma metáfora em relação à rede de saneamento.../ conversa do blog?

    ResponderEliminar
  5. Então sagher, não percebo como fazes essa observação.Não percebes que o grupo "ADI", está em massa nos blogs? Estar nos blogs a atacar e defender o seu "protector"é uma nova função dos nossos púpilos.Logo podes pôr aqui todas as questões que por ventura não tenhas tempo de colocar na AM.Sim porque tens apenas 5 mn para colocar questões. Esta coisa de ser cidadão tem o seu preço. E ser " Pessoa" é ainda mais complicado:
    Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  6. Fora de contexto, venho desejar felicidades ao blogue!

    ResponderEliminar
  7. Caro h

    Ainda bem que por aqui passou, de forma que pude chegar aos seus blogues.

    Quem nos deseja felicidades, nunca está fora de contexto.

    O meus cumprimentos, e volte sempre.

    ResponderEliminar
  8. Hoje quando deparo com um acidente neste mesmo cruzamento da antiga farmácia acho que a falta de informação levou a que isto também ajuda-se ao choque entre um veiculo motorizado e um veiculo ligeiro...Não venho aqui criticar nada mas o tempo que os ditos semáforos estiverem la sem dar algum sinal certamente não ajudaram muito..A primeira inauguração já esta feita será que vão acontecer mais ??...

    ResponderEliminar
  9. Compreendo a sua posição, e entendo, que não trata de criticar, mas de um questão pertinente a que coloca.

    As pessoas habituaram-se a ver ali os semáforos desctivados e cuidam de assim continuarem.

    Logo, logo todos nos habituaremos ao facto e a coisa melhora.

    Pena é o aspecto do sinal para peões estar sempre vermelho e as pessoas terem de carregar no botão para mudar para verde.

    Principalmente para os mais idosos, a coisa acaba por se tornar problemática.

    Acho de devia de estar uma informação ´visível no local, ou estar lá, durante uns dias, militar da GNR para explicar como fazer.

    É apenas uma sugestão que, espero, não levem a mal por ser eu a fazer.

    ResponderEliminar
  10. Nunca achei que fizesse falta qualquer semáfro nesse cruzamento.
    Durante o período em que os semáfros estiveram lá apagados não houve qualquer problema, o que provou que não faziam falta nenhuma. Agora que estão a funcionar há vários problemas.
    Cá pra mim isto resolvia-se com uma sinalização + reforçada, até se podia por uma lombazinha junto à livraria, para travar os mais distraídos. Ainda por cima optou-se por eliminar agora o estacionamento na rua de casével, que de facto era um pequeno problema. Digo pequeno problema porque os automobilistas achavam que só podia passar um carro de cada vez, quando cabiam perfeitamente dois carros e mais uma fila de estacionamento. Enfim, é só azelhas ao volante.
    Nas próximas autaquicas votarei no candidato que prometer a retirada dos semáfros.

    ResponderEliminar
  11. Todos nós temos direito a concordar ou não com as iniciativas.

    Quem lê o seu comentário, pode deduzir que naquele cruzamento só acontecem acidentes desde que lá foram postos os semáforos.

    A realidade é que já ali aconteceram acidentes bem graves, que os STOP nunca evitaram.

    Creio que a solução da banda também não é apropriada porque, para além das directivas comunitárias que aconselham a remoção de bandas sonoras, nada evita porque se com o STOP não param, também não há-de ser a banda sonora a fazê-lo.

    Acho que faz bem em escolher o seu candidato pela remoção ou não dos semáforos. É um citério como outro qualquer.

    ResponderEliminar
  12. Sei perfeitamente que havia problemas antes dos semáforos, mas parece que agora não se morre da doença mas sim da cura.
    Os problemas que houve antes dos semáforos foram na sua maioria, ou na totalidade, com pessoas que não conheciam o cruzamento, como acontece com qualquer um de nós quando vai a sitios que não conhece. Eu já passei por semáfros vermelhos que nem os ví.
    Também não gosto de lombas para reduzir a velocidade (nesse caso perfiro os semáfros com controlo de velocidade), mas se for para parar num STOP, não me parece que a lomba cause algum incómodo a quem vai parar, mas sim a quem segue sem parar.
    Agora param todos, perdem-se muitos minutos parados, os peões não sabem como passar porque está sempre vermelho para as passadeira e continua a haver acidentes.
    Será melhor assim?

    ResponderEliminar
  13. As mudanças no trânsito causam sempre transtorno, e a habituação à mudança faz com o tempo.

    Concerteza não é o facto de ter acontecido um pequeno acidente que servirá para aferir, ou não, a razão de ser dos semáforos naquele lugar.

    E depois, como bem referiu no outro comentário, há azelhas que não vão lá nem com semáforos, nem com lombas, nem com stops.

    Vai ver que com o tempo a coisa vai ao lugar.

    Até mesmo os minutos vão acabar por nem serem notados.

    Acho, no entanto que a GNR deveria agir pedagogicamente junto dos peões.

    Concerteza o Município vai agir nesse sentido.

    Melhores cumprimentos

    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  14. Por acaso não está tudo bem e há algo a apontar. O sinal de travessia de peões existente na Rua de Aljustrel (sentido ascendente) e ao qual se referiu Manuel António Domingos no extinto blog Feira de Castro mimcompreensivelmente ainda continua lá tapando a luz verde do semáforo.
    cordiais cumprimentos
    José Mestre

    ResponderEliminar