quinta-feira, 22 de maio de 2008

Portugal: N.º 1 em Assimetrias

Segundo um relatório da Comissão Europeia, Portugal é o país da União Europeia que apresenta maior nível de assimetrias, ao nível social.

Do lado, oposto, a Suécia e a Dinamarca são os campeões da partilha da riqueza.

O Governo Português reagiu de imediato, claro, invocando que os dados se reportam a 2004.

O Eurostat corrigiu a análise, e melhorou um bocadito a imagem de Portugal. Afinal, a Roménia entretanto entrou para a U.E.

Parece que o Partido Socialista não teve responsabilidades governativas entre 1995 e 2002, e que não contribuiu decisivamente para os dados de 2004.

E também parece que o actual Primeiro Ministro não integrou os Governos de Guterres, e este não eram apoiados pelo Partido Socialista.

Enquanto isso, Portugal foi ultrapassado por Chipre e Malta, entre outras poderosas economias europeias.

O que dá que pensar é que países "miseráveis", "atrasadíssimos", onde as "crianças morriam da mais imensa miséria, em plena rua", como a República Checa (ex- Checoslováquia), Bulgária, Hungria e Polónia, em muito menos tempo, passaram para a frente de Portugal.

Afinal, das duas uma, ou não estavam em tal mau estado, ou então aprenderam muito mais rapidamente que Portugal, em tempos os melhor aluno da U.E., a aplicar os apoios facultados.

Já agora: quem vai prestar contas, às gerações futuras (porque já perdi a esperança que prestam à minha) do fracasso redundante que se está verificando na escolha do modelo de desenvolvimento e na aplicação dos apoios, muitos milhares de milhões de euros, entrados em Portugal e dos quais não se vêem resultados proporcionais.

E, já agora, porque não, importam-se de informar quem vai pagar a factura?

Ou pensavam que não havia retorno?

2 comentários: