"O projecto Universidade Sénior, desenvolvido pela Associação Sénior Castrense, vai ser apresentado já este sábado, 30 de Outubro, pelas 15h30, no Cineteatro Municipal desta localidade.
Neste âmbito, pode ser vista a peça de teatro “Auto do Ti Jaquim”, do Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Loulé. Uma homenagem a todos os mestres que mesmo sem uma licenciatura são peritos nas suas artes. Uma peça centrada nos artífices e artistas (sapateiros, relojoeiros, ferreiros, latoeiros) que povoam aldeias, vilas e cidades e cujas oficinas não são apenas locais de trabalho, mas também espaços de aprendizagem e convívio.
A Associação Sénior Castrense, entidade promotora do projecto conta, até ao momento, com mais de 150 sócios, dos quais cerca de 60 esperam ansiosamente pelo início das aulas.
A Associação pretende assim proporcionar à população com mais de 50 anos uma aprendizagem pedagógica e, organizar, em simultâneo, actividades complementares de carácter cultural, recreativo, desportivo e de convívio, das quais podem resultar outras valências como um grupo de voluntariado, um coral e um grupo de teatro.
De entre as matérias a leccionar encontram-se o Português, o Inglês, a Informática, a Matemática, a Música, o Ambiente, a Biologia e o Direito, a Saúde e as Artes Plásticas, entre outras.
As aulas serão leccionadas em regime de voluntariado nas instalações cedidas pela SOMINCOR à Associação, sitas na Avenida Zeca Afonso, n.º 14, em Castro Verde.
Todos os interessados em obter informações, ou efectuar inscrição na Universidade Sénior devem contactar a Associação Sénior Castrense na Junta de Freguesia de Castro Verde (telefone 286 327 277), onde funcionará até à abertura da sede."
Pois é.
Castro Verde já tem uma Universidade Sénior!
Trata-se de uma iniciativa que vem colmatar uma falta há muito sentida no concelho e cuja principal finalidade, em minha opinião obviamente, é propiciar a aquisição de conhecimentos em diversas áreas àqueles que, já "entradotes" nos anos, mas cheios de outras experiências de vida, possam ocupar de uma forma pedagógica e lúdica os seus tempos mais livres e desocupados, adquirindo conhecimentos em disciplinas tão díspares como as indicadas no apontamento retirado da página do Município de Castro Verde.
Ao grupo, de docentes e alunos, boa sorte e felicidades no desenvolvimento do projecto.
Espero que haja sucesso nesta criação do poder local.
ResponderEliminarSe existisse uma disciplina sobre o exercicío da cidadania a nível local, estava inteiramente dísponível para dar o meu contributo.
E a Dra. Maria João Dores vai ser reitora da coisa com toda a certeza! ;)
ResponderEliminarQuem é que contrata a reitora?
ResponderEliminarE a Rita Vaz Caldas Nunes vai ser a professora de artes plásticas de certeza
ResponderEliminar