quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ADENDA

Ao post Associações & Associações, parece que també a Cruz Vermelha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde não ouviram a candidatura do PS/José Guerreiro.

Chamo a atenção que a lista do Post foi elaborada a partir do blogue daquela candidatura.

seja como gor, à CoopCastrense não foram de certeza, mas como se trata de uma coisa sem importância ...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Associações & Associações

Em Janeiro de 2009, a candidatura Por Castro manifestava, nos termos a seguir indicados a sua intenção de reunir com as associações do Concelho, o que foi divulgado em http://porcastroautarquicas09.wordpress.com/2009/01/

"Castro Verde: Candidatura do PS reúne com associações e entidades do concelho – Rádio Pax – 28/01/2009 – 09h02
Candidatura do PS à Câmara Municipal de Castro Verde quer reunir com todas as associações e entidades do concelho.
O objectivo é o de apresentar a lista e de “como pretendem implementar no terreno a política de participação das associações e entidades”.

Nessa mesma peça, foi logo indicado que haviam acontecido encontros com a Associação de Agricultores do Campo Branco e com a Confraria dos Cavaleiros de São Pedro, reiniciando-se em Junho, nova ronda de encontros.

Entretanto e até Junho, a candidatura Por Castro reuniu-se com associações e IPSS, as chamadas "forças vivas", como :

Associação de Agricultores do Campo Branco
Confraria dos Cavaleiros de São Pedro
Lar Frei Manoel das Entradas
Lar Jacinto Faleiro
Associação de São Miguel para a Medicina Bio-energética
Academia de Taekwondo
ART
Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense
Casa do Benfica
Dadores de Sangue
Abetardas da Planície
Fundação Joaquim António Franco e seus Pais
Associação de Moradores da Cerca dos Pinheiros

Foi uma ronda por estas associações díspares, que incluiu até uma cujo objecto acaba por ter interesses de carácter económico.

Como Director da Coopcastrense, a maior associação de Castro Verde, com mais de 2400 sócios, pensei que a vez da Cooperativa de Consumo, que está muito longe de ser "uma força não viva" seria na segunda ronda, após Junho.

Enganei-me, mas não fui apenas eu, e a Coopcastrense. Muitas outras associações ficaram à espera de ouvir a candidatura Por Castro. Claro que não tão importantes como algumas das que se encontram listadas acima, mas não resisto a listar as que não tiveram esse direito:

Cooperativa de Consumo Popular Castrense - CoopCastrense, CRL
Sociedade Filarmónica e Recreativa 1º de Janeiro
Futebol Clube Castrense
Futebol Clube São Marcos
Associação do Povo dos Aivados
Cortiçol
Associação de Cante Alentejano "Os Ganhões"
Grupo Coral e Etnográfico "Os Cardadores" da Sete
Grupo Coral e Etnográfico "Vozes das Terras Brancas" de Casével
Clube de Columbofilia Asas Verdes
Clube de Caçadores de Castro Verde
Associação Para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil - APADIJ
Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros
Cooperativa de Habitação de Castro Verde- COOPCAVE
Casa do Sporting
Associação Seara de Abril

e muitas outras concerteza, omitidas sem intenção nem menosprezo da minha parte, e que, pelo facto peço já as minhas desculpas.

A candidatura Por Castro, do Partido Socialista/José Guerreiro, não tem a obrigação de reunir com tudo e todos, mas também nada os obrigava a declarem a intenção de o fazer, para iniciar o seu Blogue.

Assim, desta uma relação apenas saliento o facto de, entre estas, constarem APENAS as três maiores colectividades do Concelho de Castro Verde, entre elas um dos maiores empregadores de Castro Verde, os dois grupos desportivos concelhios com maior representatividade, uma instituição que ao longo de décadas tem cuidado da formação musical de muitas gerações de castrenses, etc. etc.

Claro que o critério de escolha cabe à candidatura, e nem o discuto. Mas tenho a liberdade de pensar que um deles se prende mais com quem está à frente das instituições do que pelo seu objecto ou actividade, ou mesmo a sua relevância para a vida dos castrenses.

São opções. Mas não deixam de ter relevância quando são tomadas por quem pretende gerir o interesse público da autarquia de Castro Verde, podendo-se até questionar isto: se em tempo de campanha há distinções destas, imagine-se o que será quando forem poder.

Ainda bem que não está nos horizontes do povo de Castro Verde.

Informação do Autor do Blogue

O autor deste blogue informa, ou melhor, reitera a sua total responsabilidade nas leituras dos resultados eleitorais abaixo efectuadas, não reflectindo as mesmas quais quer posições oficiais ou oficiosas de qualquer força política.

Atletas Castrenses


Os resultados em Castro Verde, apesar de não possuir dados comparativos, vou tentar fazer a análise mais correcta da coisa. Se me enganar nalguma coisa, agradeço que me corrijam.
Tradicionalmente, o Partido Socialista vence as eleições legislativas em Castro Verde, ficando a CDU/PCP-PEV em segundo lugar, com diferenças substanciais: o PS acima dos 50% e a CDU abaixo dos 30%.
Este Domingo, o PS perdeu muito eleitorado, a CDU conquistou mais votos, ficando o PS com cerca de 33% contra 32% da CDU, com uma diferença de 33 votos.
O CDS subiu exponencialmente, pelo menos duplicando os votos, principalmente nas mesas onde votam os mais jovens.
O BE e o PSD também subiram, embora de forma mais mitigada.
Claramente, em Castro Verde, a força política que mais ganhou foi a CDU/PCP-PEV, apesar de o Partido Socialista ter obtido mais (33) votos.

Atletas

Permitam-me que conte aqui uma pequena história.

5 atletas fundistas participaram numa corrida, sendo que o que ficou em primeiro lugar obteve uma extraordinária vitória, deixando para trás todos os concorrentes, conseguindo o record nacional da modalidade.
Como é da praxe, os que ficaram com os três melhores tempos, subiram ao pódio, onde lhes foram colocadas as tradicionais medalhas de ouro prata e cobre, tendo os restantes recebido um prémio de consolação.
Passados uns anos, voltaram a alinhar os mesmos cinco atletas. Claro que durante esses anos de permeio nunca deixaram de treinar, sempre com o objectivo de ganhar ou, pelo menos, melhorar as respectivas marcas pessoais.
Nessa última competição houve algumas alterações.
O que havia conquistado o ouro, repetiu a proeza, mas com uma prestação extraordinariamente modesta, comparada com a anterior, de tal forma que o aumento do tempo despendido foi largamente superior à soma da redução dos tempos obtidos pelos seus concorrentes mais directos;
O segundo classificado, apesar de ter melhorado as suas marcas, não foi o suficiente para chegar ao topo do pódio, mas garantindo a medalha de prata, o que constituiu um desaire para o clube e seus adeptos, que face à notoriamente fraca condição física do atleta vencedor, alimentavam a esperança de conquistar o ouro.
A grande surpresa foi o terceiro lugar conquistado pelo que havia ficado em quarto lugar na anterior edição da prova, não tanto pela subida, mas pela melhoria, esta sim, extraordinária que conseguiu obter, com uma marca pessoal surpreendente, deixando os parceiros para trás;
O que ficou em quarto, era o anterior quinto, tendo feito uma prova também ela espantosa, reduzindo em cerca de metade o seu tempo, mas ficou àquem, muito àquem daquilo que muitos esperavam, ao ponto de se falar de uma transferência certa e eminente para a equipa do atleta vencedor;
Quanto ao que ficou em quinto lugar, e que era o anterior terceiro, melhorou os seus tempos, e até subiu levemente a sua cotação, mas o trambolhão do terceiro para quinto lugar acabou por estragar a festa e ofuscar esses feitos resultados positivos.
Claro que entre estes atletas existem diferenças salientes, designadamente relativamente aos equipamentos, aos apoios e aos incentivos que cada um tem garantido, mas nem sempre é nos ténis que está a vitória de um corredor fundista.

Esta história serve para, segundo o prisma desportivo, o único que alguns conseguem entender, comunicar qual a minha visão acerca dos resultados eleitorais do passado Domingo.

Foram resultados sui generis, mas de facto foi isto que aconteceu:

O maior perdedor foi o que ficou em primeiro lugar, o Partido Socialista/José Sócrates, o que não lhe retira a condição de vencedor in factu;

Aqueles que todos indicam como perdedores, BE/Francisco Louçã e CDU/Jerónimo de Sousa, apesar de tudo conseguiram reforçar as suas posições, um mais que o outro.

Aquele em que se apostava como vencedor, PSD/Ferreira Leite saiu verdadeiramente derrotado, apesar de reforçar também a posição, mas muito àquem do número de mandatos para poder fazer governo com o CDS-PP, sem Paulo portas, naturalmente.

E o grande vencedor foi, não o CDS-PP mas Paulo Portas, dado que para além deste nada mais existiu na campanha do partido, tendo conseguido obter todos os objectivos traçados à excepção de um: constituir governo com o PSD, sem Manuela Ferreira Leite, obviamente.

Os últimos quatro dos cinco partidos com assento parlamentar, no seu conjunto conseguiram uma vitória estrondosa sobre José Sócrates e o Partido Socialista retirando-lhes um pilar essencial no estilo de governação dos últimos anos: a maioria absoluta.

O Partido Socialista perdeu MEIO MILHÃO de voto e VINTE E CINCO DEPUTADOS. É obra!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reflexão


Este blogue, à semelhança do país, vai entrar em reflexão, até Domingo à 20H00.
Bom voto, se for caso disso.

Estou Farto!!!!


Creio que esta imagem da tela de Munch intitulada "O Grito" espelha bem o quanto estou farto de ouvir sempre os mesmos argumentos estafados, da auto-promoção, da auto-glorificação, auto-convencimento, de auto-superioridade e de todos os "autos" possíveis e imaginários, que acompanhados de insinuações torpes e ofensas mais ou menos encapotadas o ex-Presidente da Junta de Freguesia de Entradas tem brindado os que participam na blogosfera.
Hoje o "copo" transbordou, e decidi não permitir novos comentários do ex-autarca neste blogue, nem dar resposta aos possíveis comentários que venha a fazer noutros locais e que me respeitem directamente.
De facto a paciência de qualquer um tem limites e agora é possível entender a justeza da deliberação camarária em limitar a duração das intervenções do publico, nomeadamente o referido ex-apoiante da CDU.
Podem-me chamar o que quiserem, mas esta decisão foi tomada tendo em atenção a sanidade mental de todos quantos participam neste espaço.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Importa-se de Repetir??


Recebi, gentilmente depositado na minha caixa de correio, o segundo capítulo do folhetim "Por Castro", publicação através da qual se pretende passar a ideia de que existem ideias novas e interessantes com génese na candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro.
Bom. Continua tudo na mesma, ou seja, à parte de umas ideias de criar coisas de interesse duvidoso, pelo menos merecedor de ser considerado uma acção a cumprir, as maior parte do que é apresentado como novo, já tem teias de aranha, não deixando de ser meras petensões.
Mas hoje escrevo com referência à página dedicada à candidatura de Entradas, cujo cabeça-de-lista é João Luís Silva, pessoa que muito aprecio.
O caro João Luís conseguiu surpreender-me, e daí o título deste post.
Então o candidato à Junta de Freguesia de Entradas João Luís Silva, não é o mesmo candidato que, há quatro anos, tanto verberou contra o executivo cessante, liderado por Manuel António Domingos, dizendo que tinha sido um período francamente negativo?
Afinal parece que não. Afinal até foi um bom mandato.
Então e o candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Entradas não é, simultâneamente, o encarregado João Luís Silva, funcionário do município, com responsabilidades na limpeza e higiene urbana e sistemas de água?
Sendo assim, não compreendo. O candidato lamenta-se com a limpeza da Vila e com a qualidade da água, assuntos que respeitam directamente ao encarregado municipal com responsabilidades nessas matérias?
Há algo que não bate certo aqui, e talvez seja melhor o candidato em causa rever as suas declarações.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CDU/PCP-PEV - Balanço de um mandato



A candidatura CDU/PCP-PEV aos órgãos autárquicos de Castro Verde começou a distribuir o seu Boletim Informativo, onde é feito um balanço exaustivo da obra feita neste mandato que agora termina, e que foi marcado pela saída de Fernando Sousa Caeiros da Presidência da Câmara e sua substituição pelo cabeça-de-lista da CDU, Arquitecto Francisco José Caldeira Duarte.
Como se poderá constatar, contrariamente à ideia de inércia que a candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro quer fazer passar, neste documento constam as obras concluídas efectuadas e iniciadas neste mandato, bem como o conjunto de actividades das diferentes autarquias nas mais diversas áreas.
Está tudo bem? Não, nem tudo está bem, há muito que fazer e muito que melhorar, e para levar a cabo estas tarefas, mais que vontade, é necessário o saber de experiência feito que este documento bem demonstra.



Preso por ter cão. Preso por não ter cão


A candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro ao invés de apresentar ideias concretas e formas de solução dos problemas que, na maioria dos casos inventa, prefere incomodar-se com a obra feita e em curso no último anos deste mandato que agora termina.
Chega-se facilmente à conclusão que se o concelho estivesse parado, a critica seria a de que havia inércia por parte da autarquia. Como o Concelho progride, o executivo está a exagerar nas actividades municipais.
Depois de criticar o Parque de Campismo, no célebre jantar de lançamento da candidatura do Partido Socialista, em Julho p.p., onde o candidato josé Guerreiro comparou aquela importantíssima infra-estrutura à célebre ponte contruída no deserto na expectativa de que a água chegasse a passar por debaixo dela, a candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro verbera agora as obras do cine-teatro, o início das obras do Parque infantil, que ainda a semana passada exigia, a ampliação do equipamento desportivo do Estádio Municipal, etc., etc., etc.
Será caso para se dizer que apenas a Câmara de Castro Verde não pode cumprir o seu mandato até ao fim, porque tal facto desagrada à candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro?
Ou estaremos em mais uma daquelas típicas situações de alguém ser preso por ter e por não ter cão.
Como se diz ali para as bandas de Alqueva: DECIDAM-SE, PÔRRA!

Por este rio acima


Já na blogosfera escrevi sobre a necessidade de substituir a ETAR que serve a população de Castro Verde, e tendo sido devidamente esclarecido, não voltei ao assunto.
A ETAR de Castro Verde foi construída há algumas décadas, num momento em que constituiu um verdadeiro avanço em matéria ambiental.
Foi mais uma das obras em que a CDU/PCP-PEV, ao longo da sua experiência autárquica de 33 anos demonstrou a sua capacidade de melhorar a qualidade de vida dos castrenses.
Foi construída segundo as técnicas utilizadas à época, e dimensionada para uma determinada população, e para uma vila com determinada dimensão.
Os anos foram passando, o desgaste do equipamento, próprio do uso e apesar da manutenção, o crescimento da vila e da população residente, bem como o desenvolvimento de novas técnicas, levaram ao obsoletismo do equipamento, não sendo economicamente justificável a sua reparação.
A solução passa assim pela construção de uma nova ETAR.
Essa construção tem sido sucessivamente adiada, não por falta de vontade política, mas porque desde há anos que se previa que tal obra ficaria a cargo da empresa a criar para a gestão da água, que teria competências nesta área.
Depois de muitos debates, avanços e recuos, a empresa - AMA - foi finalmente constituída devendo começar a trabalhar em breve.
Tudo isto é do conhecimento da candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro, o que torna mais grave falácia que criaram à volta da poluição derivada da ETAR de Castro Verde, colocando no site da respectiva campanha fotografias de dejectos humanos e outras matérias orgânicas que a estação deixou passar.
Ora, o que interessa neste assunto, é que a poluição apresentada, sendo repugnante, não constitui ameaça ambiental, dado tratar-se de matéria orgânica que a própria natureza tratará de transformar.
Pior é o cheiro nauseabundo com que os castrenses são bafejados cada vez que há problemas na ETAR da suinicultura, que se mantém em funcionamento graças às licenças ambientais emitidas pela Administração Central detida pelo Partido Socialista. Ainda por cima trata-se de uma exploração que não traz nem dinheiro nem emprego à população de Castro Verde. Apenas traz desconforto e poluição.
Poluição grave está é a montante, aquela que é produzida pelos químicos que se entranham nas terras e são levados pelas ribeiras ou são depositados nos lençóis freáticos.
Mas como isso não pode ser imputado à autarquia, nada se refere, nem sequer constitui problema digno de ser referido no site da candidatura do Partido Socialista/José Guerreiro.
Aconselho vivamente um passeio em sentido inverso, ou seja, ribeira acima.

Ground Zero



Cá por Castro Verde a coisa está a aquecer.


A candidatura do Partido Socialista, encabeçada por José Guerreiro, deu a conhecer o seu programa eleitoral (?), que nada de novo trouxe à colação, a não ser ideias vagas, pouco concretas, muito ao jeito do "vamods continuar a...", "prosseguir o que está bem...", manter o que está", com pequenas excepções, como os equipamentos basilares que constituem as quintas pedagógicas e os bancos de tempo, e a construção de um mega-hiper-super pavilhão de exposições, para além da realização de diversos debates e workshops (adoro este inglesismo)para debater a estética das rotundas de Castro Verde, designadamente para onde irão pastar as ovelhas da Rotunda de cima, contratar um pastor para a vara de porcos da rotunda de baixo e a limpeza imediata do cócó de abetarda da rotunda da saída norte.

Ficámos também a saber que para além da Rádio Castrense e do Blogue Rotunda das Ovelhas e Correio Alentejo de António José de Brito, do site , do Hi5, do Twiter, do blog-roll, a candidatura do Partido Socialista de José Guerreiro conta com mais um órgão oficial a Rádio Pax, onde pontificam diversas pessoas da órbita da candidatura de Pulido Valente, amigo do peito de AJB, e agora também cabeça de lista.


De facto, nesse aspecto, já ganharam. só falta mesmo uma estação TV, mas até ao fim da campanha ainda faltam alguns dias, pelo que ... fiquemos na expectativa.

O jornal, peça do mais puro culto da personalidade kitch, não trouxe nada de novo, ou melhor dizendo, um mão cheia de nada, plena de populismo barato, cópia fracota das ideias e obra que a CDU tem implementado no terreno ao longo de 33 anos.

Esperemos que ainda saia um coelho da cartola para termos enfim uma proposta concreta para o concelho.

Ficámos também, finalmente, a conhecer a composição integral das listas do Partido Socialista do candidato José Guerreiro. Numa análise muito pessoal, falta-lhe ali uma linha de junção entre aquelas pessoas, parece que não há homogeneidade na coisa.

Muita gente conhecida, muita gente que andou anos encostada ao poder autárquico, muita gente que apenas ali está por ser amigo ou família de alguém, mas não há a coesão expectável numa lista de pessoasque se propõem trabalhar juntas.

Nota-se a falta de alguém. Nota-se a falta daqueles que, concordasse-se ou não, gostasse-se ou não, durante anos foram à luta e deram a cara pelo Partido Socialista. Também neste aspecto o povo fará o seu juízo.

Não poderia terminar sem referir a vergonhosa publicação lançada pelo Governo Civil de Beja, onde navega o presidente da Concelhia de Castro Verde, intitulada "Balanço de uma Legislatura" onde se conseguiu enfiar, à custa do erário, a relação da obra efectuada (???) pelo Governo no Distrito, incluindo aquilo em que o Governo não participou, por ser respeonsabilidade das autarquias. No que se refere às obras referidas a Castro Verde, duas não são desta legislatura, e as três foram financiadas pelos fundos comunitários, sem qualquer financiamento da Administração Central.

Para quem não sabe, a gestão dos fundos não é responsabilidade do Governo.

Por agora chega.

K7 Pirata



Álvaro Cunhal, "partidarites" à margem, foi um dos políticos maiores do séc. XX, facto reconhecido no país, salvo por algumas poucas excepções, e no estrangeiro.

A coerência das suas posições, baluarte defensivo das suas opiniões, que o levaram à prisão por longos anos, e a que as forças políticas burguesas apelidaram de "cassete", e até lhe valeu o cognome de "K7 Cunhal" no programa Contra Informação, está na ordem do dia, por força do período eleitoral que actualmente vivemos.

Alguém se recorda daquela parte da "casste" que se referia às "PME´s", às pequenas empresas, e que a direita, e o Partido Socialista, que era a forma de Cunhal continuar a deitar abaixo os grandes grupos económicos?

Pois é. Parece que todos os partidos da época, que tanto criticaram Cunhal pela sua intrasigente defesa das PME e da importância destas na economia nacional, e mesmo as forças políticas neófitas que por aí polulam, engoliram eles próprios a ... cassete, só que como não detêm direitos de autor é, notoriamente, uma K7 pirata.

A História tem destas coisas curiosas.

Filinha de Pirilau

Já repararam que esta campanha começou com dois candidatos a Primeiro Ministro e, desde então já vamos em quatro?

Começámos com Sócrates e Manuela a declararem a vitória à partida.

Ao fim de três debates, já Paulo Portas se declarava disposto a ser Primeiro Ministro e no segundo dia de feiras e berrava esganiçadamente que queria o voto dos portugueses para ser Primeiro Ministro.

Hoje já ouvi Louçã a dizer que se sentia preparado para exercer o cargo de Primeiro Ministro.

Já sei que vão dizer:"Lá este gajo a ter um ataque de partidarite aguda".

Não estou. O que Jerónimo de Sousa tem afirmado, desde muito antes desta campanha, é que o PCP e a CDU serão Governo quando o povo português assim o entender, e não quando lhes oferecerem um qualquer acordo embrulhado em tachos.

E não venham com a estória da cassete, não venham a ter que engolir mais uma das piratas.

Super Ministro da Adminsitração Interna




No entanto, Paulo Portas depressa guardou a viola e o fadinho do Primeiro Ministro e passou a um discurso mais low profile mas, mesmo assim, assustador.

Agora quer que o futuro Governo tenha um Ministro da Administração Interna com poderes de superintender nas preparação da leis referentes à segurança interna, força de segurança e, pasme-se, leis penais.

Um super-ministro com competências mesmo à medida dos fatos muito british de Paulo Portas, e tão à medida que só mesmo ele poderia ocupar o cargo.

E até não é difícil: basta o PS ou o PSD necessitarem dos votos do CDS para ele lá estar caídinho no lugar.
Eis Paulo Portas, esse baluarte da democracia, segurança e justiça portuguesas lado-a-lado com esse outro baluarte da democracia ocidental, Donald Rumsfeld, conhecido mundialmente pela invenção das aramas de destruição maciça do Iraque, e chamado de Mr. H1N1, por ser o dono da farmacêutica que fabrica o TAMIFLU e o dono da maior plantação mundial do seu princípio activo: anis estrelado.

Cá para mim quer estender as competências da sua super-pasta às áreas da economia e saúde.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Planicie Mediterrânica


Tem hoje início, em Castro Verde, a edição 2009 do Festival Sete Sóis Sete Luas - Planície Mediterrânica, e que se vai prolongar até ao próximo dia 13 de Setembro.
Com um cartaz diversificado, e como uma oferta de inúmeras experiências diferentes, este evento conquistou já, por mérito próprio, o seu lugar no vasto cartaz cultural do Concelho de Castro Verde.
trata-se de uma iniciativa que visa divulgar e difundir as diversas facetas das diferentes culturas mediterrânicas, na esmagadora maioria dos casos, com raízes profundas na cultura popular de cada país.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fénix




Pois é: quando já todos me viam preso num qualquer gulag ou, pelo menos, com uma mordça, que é como quem diz, com as mãozinhas atadas para não voltar a martelar nas teclas, teoricamente para não causar estragos à candidatura do PCP/PEV, eis que, qual Fénix renascida estou de regresso, na verdadeira acepção da palavra. Nem mesmo os sustos cardíacos me conseguiram afastar do exercício desta minha faceta que é falar, desassombradamente daquilo que entendo falar, e não daquilo que os outros acham que eu devia falar, e que no dizer de alguém, "dar caneladas".

Direi eu: são formas diversas de ver as coisas. Mas, obviamente, quem leva caneladas, sente-se sempre incomodado.

No entanto, para não fugir às modas, estou com a nova maleita que descobriram. Não. Não é a gripe A. É o stress do fim-de-férias, ou stress pós férias. Não sei bem quais os sintomas, mas como não quero ser diferente do resto da malta, também devo ter a coisa.

Se calhar um dos sintomas é a expectativa com que aguardei a entrega do jornal da candidatura autárquica do Partido Socialista de José Sócrates, que, rapidamente, esmiucei sofregamente na procura de algumas ideias novas que alimentassem a vontade de mudança que os tempos, no verbo do poeta, geram.

Desilusão! Cá para mim a dita vontade de mudança passa fome com tamanha falta de alimento, que é como quem diz, de ideias.

Mas não me quero alongar muito, que um novo ano de "orgasmos intelectuais", no dizer de alguém que muito prezo, nos espera. Atenção que esta designação para a actividade bloguista estende-se a todos e não é so para a minha pessoa.

Para mim outro epítetos, desde o mais simpático "Sr. João Nuno Sequeira", ao dificilmente compreensível "siamês" ou ao desagradável "porta-aviões" (tenho alguma dimensão, mas...), que depois de tudo o que já me chamaram, até acabam por ser agradáveis, não acham?

Bom regresso à vida!

Avante 2009: Não Há Festa Como Esta



Como é tradição, encerrando-se a época de férias, e de festas e romarias por todo o país, e para inicio de mais um ano político, o Partido Comunista Português, o único com arcaboiço logístico para erguer tamanha iniciativa, realiza, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Seixal, a Festa do Avante 2009 - 33ª Edição, que marcará a rentrée política do PCP e, simultâneamente, a concentração de esforços nos actos eleitorais que se avizinham.

O Partido Comunista Português, como organização política de âmbito nacional, concorre a ambos os actos e a todos os órgãos a eleger, integrando a Coligação Democrática Unitária, CDU, juntamente com o Partido Ecologista "Os Verdes", PEV, e centenas de independentes que revêm nesta conjugação de forças, uma forma alternativa de fazer política com seriedade e frontalidade, na defesa dos interesses nacionais e do povo português.

Por isso, Castro Verde, não é excepção, e a CDU/PCP-PEV aceita com agrado a sigla e a bandeira da força a nível nacional, não se desvinculando do projecto nacional que lhe está subjacente.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Festas por cá

Parece que a candidatura do Partido Socialista de José Sócrates, vai realizar no âmbito da sua campanha autárquica, uma festa na Praça da República, no fim-de-semana em que se realiza a Festa do Avante.

Coincidências.

Verão Eleitoral



Não fossem as elevadas temperaturas que se fizeram sentir e talvez este Verão fosse, como se dizia antigamente na tropa (o que é isso? perguntarão os mais novos) de "tocar a capotes", o que é estranho quando se antecipava um "Verão Quente" eleitoral que, afinal , de novo, apenas trouxe a música da série Verão Azul a abrir as iniciativas da CDU/PCP-PEV e a cena das bandeiras.

PS

O Partido Socialista de José Sócrates, que apoia a candidatura do Partido Socialista de José Sócrates aos órgãos autárquicos de Castro Verde, por muito que alguns não queiram tal apoio, empenhou-se seriamente em inaugurações e re-inaugurações de tudo e mais alguma coisa, e quando tal coisa não existe, inaugura-se a maqueta ou celebra-se o lançamento da primeira pedra de uma qualquer infra-estrutura que apenas será construída daqui por 5 anos, o que até dá jeito para a próxima eleição. No mínimo comemora-se o lançamento de um qualquer concurso que todos sabemos já que vai parar, de qualquer forma, às mão de Jorge Coelho.

Novidade no PS, ou nem por isso, procede-se a uma descarada operação de cosmética, de transformismo travestista do Governo, individual e colectivamente considerado, o que passa pela tentativa de transmitir a imagem hipócrita de Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues, Rui Pereira ou Mário Lino como pessoas acessíveis, simpáticas, diria mesmo, carinhosas, enquanto se escondiam os não ministros Jaime Silva, Mariano Gago e Pinto Ribeiro, já que não podiam esconder Pinho, entretanto enviado para uma tournée pelas melhores praças do México.

Pedro Silva Pereira, a alma parda do socratismo, levou sumiço. Augusto Santos Silva e Teixeira dos Santos, andam por aí. A pasta da defesa não tem Ministro.

Salvou-se no meio disto tudo a Ministra da Saúde Ana Jorge, que conseguiu transmitir alguma tranquilidade ao país quando as televisões se entretinham a lançar descaradamente o pânico no país.

PPD/PSD

O PSD, e a sua líder, conseguiram desbaratar num mês os dividendos da vitória pessoal de Paula Rangel, e da não-vitória do partido nas eleições europeias. O episódio de António Preto e a exclusão de Pedro Passos Coelho das listas, deitaram por terra todas as tentativas de Manuela Ferreira Leite para credibilizar o partido junto eleitorado da direita e centro-direita.

CDU/PCP-PEV

A CDU apostou em acções de campanha nos locais escolhidos para as férias pela grande maioria daqueles que se puderam dar a esse luxo, sem, no entanto, deixar por mãos alheias o calendário de inaugurações de sedes de campanha por todo o país, com ou sem a presença de Jerónimo de Sousa.

De qualquer forma, como é natural, a grande preocupação da CDU/PCP-PEV é preparar a sua máquina eleitoral, dado que o recurso a empresas externas é reduzido ao mínimo, e organizar o grande evento que constitui a Festa do Avante.

CDS-PP

Paulo Portas contínua igual a si mesmo: popularucho. Diz tudo aquilo que as pessoas, por mero senso comum, gostam tanto de ouvir. Quem não quer mais segurança? Quem não quer uma pensão melhor? Quem não quer uma escola melhor? O que as pessoas não ouvem é a forma que o CDS escolhe para resolver estes e outros problemas, que passam pela resolução do problema na sua génese e não através da repressão.

Está esquecido que esteve no Governo, em que o CDS foi responsável pelas pastas da Justiça e da Segurança Social e em que o sumo da sua acção foi muito amargo, mesmo muito amargo.

BE

O Bloco de Esquerda está a aproveitar o descontentamento das classes médias intelectuais, designadamente os professores e algumas carreiras técnicas do funcionalismo público, e aposta no élan adquirido com o excelente resultado obtido nas europeias.

Hoje, durante o debate entre Louçã e Jerónimo de Sousa, ficou mais que provado que há mais pontos de convergência do que de afastamento. Haja abertura de ambos os lados e talvez cheguemos a algum lugar.

Os casos Sá Fernandes e Chora, de alguma forma vieram dar razão ao PCP quando este partido defende que não vende a alma ao diabo por um lugar de poder.

Como se vê pela amostra, foi um Agosto quase gélido, em termos políticos.

Salva-se agora Setembro com as broncas das pressões ao Presidente da Fundação Sá Carneiro e o afastamento de Manuela Moura Guedes do Telejornal de 6ª Feira. A confirmarem-se os rumores, pode ser ser que o Partido Socialista de José Sócrates tenha acabado de perder as eleições, ou de reduzir a sua maioria ao mínimo, necessitando sempre de fazer acordos para governar ... se conseguir.

Autárquicas em Castro Verde



As autárquicas em Castro Verde já mexem, de forma diferente consoante a força política.

Se, por um lado, a CDU/PCP-PEV confiam na sua experiência nestas lides e na obra feita em 33 anos de pode Local democrático, já a candidatura do Partido Socialista debate-se com dois problemas que tem de resolver rapidamente: conseguir demarcar-se do Partido Socialista de José Sócrates e, ainda com mais vigor, demarcar-se das anteriores candidaturas do Partido Socialista.

O cabeça-de-lista, José Colaço, tal como os outros são Francisco Duarte e Pedro Figueira, vislumbrou, com a saída antecipada de Fernando Caeiros, a hipótese de chegar ao lugar que sempre almejou mas que, pelo qual, nunca havia esboçado qualquer tentativa de conquistar, numa atitude clara de, senão apoiante, pelo menos "cumplicidade" com o homem que dirigiu os destinos do concelho desde 1977.

É que, falando claro, a intervenção dos cidadãos na vida das sociedades não pode passar, apenas, pelo depósito do voto de quatro em quatro anos. Se há coisa de que José Colaço sempre teve foi a consciência de que ele próprio, como pessoa, constituía uma referência, uma reserva do concelho, cujo silêncio continuado e constante sempre foi entendido como sinal de concordância com as opções tomadas em cada momento.

Falo preteritamente porquê? Porque é que acho que perdeu o seu estatuto de referência individual e o lugar de reserva concelhia?

Primeiro pela forma com nasceu esta candidatura. Nasceu enviesada, por meias palavras trocadas entre duas chávenas de chá tomadas com pessoas diversas, alegadamente para lançar uma candidatura independente, e depois surpreende a maioria das pessoas com a sua entrega de alma e coração ao Partido Socialista, entidade política nacional, representada pelo inefável Pita Ameixa, responsável pelo atraso crónico do concelho de Ferreira do Alentejo. Foi uma atitude menos correcta que alienou a a confiança que, necessariamente tinha de granjear junto de pessoas que, ao nível local, fazem a opinião e formam as vontades colectivas.

Por outro lado, tendo-se entregue ao PS de Sócrates, não quer ser identificado com tal organização. Prova desse facto é que, no jornal de campanha da candidatura do Partido Socialista às autarquias de Castro Verde não refere uma só vez o nome do Partido que o apoia e lhe cedeu a sigla, nem mesmo quando o putativo entrevistador se refere ao PS.

Outra coisa que as pessoas não lhe perdoam, independentemente de ser culpa sua ou não, é o segragacionismo a que foram votados o membros do PS que, enquanto José Colaço compiscuamente se mantinha à distância e em silêncio deram a cara pelos objectivos que o seu partido tinha para Castro Verde, e isto independentemente, também, do sentimento que cada um possa nutrir por cada qual.

Por último, para atingir estes desideratos, obviamente, há aqui uma mãozinha profissional na direcção desta campanha eleitoral, o que mais demonstra o total envolvimento do Partido Socialista de José Sócrates na campanha liderada por José Colaço, em que se está a tentar, concentrando a atenção e apontando os focos para o cabeça-de-lista, numa atitude de completo culto da personalidade, passar uma imagem que as pessoas, mesmo as que simpatizam pessoalmente com ele, e eu incluo-me nesse grupo, não guardam dele. José Colaço não é pessoa de andar de porta em porta cumprimentando as pessoas, de uma forma física; José Colaço não é homem para se sentar à mesa de uma taberna para beber uma "mini"; tal com Guida Sobral não é rapariga para se sentar no poial a fazer novelos de lã.

É uma campanha tecnicamente bem conduzida? Mas quem a conduz, eventualmente poderá saber "vender" uma candidato a milhões e não conseguir fazer a alguns milhares, porque estes vivem na mesma "rua" que José Colaço, conhecem-no desde sempre e sabem que ele não é assim.

Gostei da dinâmica dos placards: deixaram a postura rígida do fato e gravata com braços pendidos e mão cruzadas para uma postura mais suave, em mangas de camisa, mas de braços cruzados. Mau augúrio quando alguém se propõe a trabalhar e se apresenta de braços cruzados.

A campanha da CDU/PCP-PEV está a andar ao ritmo que foi previamente estabelecido, com um calendário muito próprio, e que passa por contactar os habitantes de todos os lugares do concelho, nos já célebres porta-a-porta.

Em minha opinião peca pelo fraco dinamismo e pela demora no arranque, mas por razões óbvias, e não sendo este espaço um espaço de jornalismo em que exija isenção, reservo as minhas eventuais críticas à campanha do meu partido para lugar mais recatado.

O Bloco de Esquerda decidiu, ao nível local, e de uma forma que reputo de uma responsabilidade assinalável, não concorrer à Câmara Municipal, e apresentar apenas candidatura à Assembleia Municipal, onde Adelino Coelho fez um trabalho de destacar, e às freguesias de Castro Verde e Casével.

A campanha do BE ainda não está no terreno.

Quanto ao PSD, apenas se sabe que Pedro Figueira é o cabeça-de-lista à Câmara Municipal, nada se sabendo quanto aos restantes elementos candidatos ou a que órgão se candidata.

Se alguém souber e quiser usar este espaço, a via está aberta.

Uma última nota. O blogue Castro Verde tem no seu cabeçalho uma frase de Toqueville que diz muito acerca da política e das pessoas na política. Quero dizer com isto que nada me move em termos pessoais contra José Colaço, antes pelo contrário, pessoa que conheci ainda antes de conhecer Castro Verde, nas inúmeras actuações que as camponesas fizeram em Lisboa e arredores, tal como nada me move pessoalmente contra seja quem for que integre as listas do PS ou do PSD ou do BE, pelo que as minhas posições aqui vertidas se referem única e exclusivamente à política e aos actos que os candidatos na sua acção enquanto tal praticam.